domingo, 6 de janeiro de 2013

CONTRARIANDO A TRADIÇÃO ASSEMBLEIANA


Todos sabem, historicamente, que a Congregação Cristã no Brasil é igreja pioneira concernente aos dons do Espírito Santo no Brasil, comumente conhecido por pentecostalismo, tendo iniciado suas atividades em solo brasileiro, por meio do irmão Louis Francescon, um italiano de fé valdense. Em abril de 1910, várias pessoas creram no evangelho e na mensagem pentecostal sendo batizadas nas águas e no Espírito Santo:

1910 – Em abril, Lombardi retorna para Buenos Aires e Francescon chega ao Paraná, onde estabelece o primeiro grupo de segmento pentescostal no Brasil. Durante sua estadia, onze pessoas crêem no evangelho e são batizadas em águas e no Espírito Santo.” (Defesa da Fé – Revista de Apologética do Instituto Cristão de Pesquisas, pág.39 – ICP – Ano 12 – Nº 90 – março/abril de 2011).

Sete meses - cerca de 210 dias - depois, os fundadores da Assembleia de Deus chegaram ao Brasil, Daniel Berg e Gunnar Víngren, o navio ficou fora do porto e uma embarcação – segundo o Diário de Víngren - os levara até ao Cais, era o dia 19 de Novembro de 1910. A igreja Assembleia de Deus, por sua vez, outrora conhecida por “Missão da Fé Apostólica”, acredita na contramão da história, pois há relato corrente entre os assembleianos e até mesmo nos livros de história da AD, como no Diário de Víngren, de que a senhora Celina Albuquerque foi a primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo em solo brasileiro. 


Esta é, sem dúvida, uma (con) tradição assembleiana – historicamente - construída sobre areia movediça, quem sabe, talvez, queiram usurpar o lugar da Congregação Cristã no Brasil como pioneira nesse sentido. Seria coerente com a história se a AD revisionasse esse pormenor incutido erroneamente em seus livros, não obstante, continuam a propagar esse falso ensino, confira:

“O conservadorismo é levado tão a sério que qualquer “revisionismo” histórico como este seria impossível. Durante os próximos anos, o Mensageiro da Paz continuaria publicando, e livros de história da AD confirmando, que Celina Albuquerque foi a primeira pessoa no Brasil a ser batizada com o Espírito Santo, porque a tradição assembleiana não pode ser mudada.” (Alencar, Gedeon. Assembleias de Deus – Origem, Implantação e Militância (1911 – 1946), página 144, Arte Editorial, São Paulo, Brasil).

Pela verdade e por amor a ela, as lideranças dessas igrejas deveriam corrigir esse equívoco admitindo, publicamente, o erro; afinal, errar é humano, mas permanecer no erro é teimosia declarada.

Nessa direção, não é verdadeiro o que afirmam os livros das Assembleias de Deus, pois cerca de um ano - 365 dias -  antes de dona Celina Albuquerque, várias pessoas da Congregação Cristã no Brasil já haviam provado do dom celestial, quando isso acontecia, Daniel Berg e Gunnar Víngren nem sequer haviam recebido o chamado para vir ao Brasil, pois – segundo o Diário de Víngren – o mesmo ainda estava nos EUA, na igreja Batista e havendo inserido a fé pentecostal naquela igreja, deixou South Bend em 12 de outubro de 1910. A dona Celina, ainda, estava na igreja Batista em Belém e desconhecia completamente a existência dos missionários, muitos crentes da Congregação Cristã no Brasil já desfrutavam dos gloriosos dons do Espírito Santo em terras brasileira.

A tradição assembleiana apresenta nos livros, de que a senhora Celina Albuquerque foi a primeira pessoa em terras brasileira a ser batizada no Espírito Santo, carece de veracidade, apenas serve para nos manter alertas quanto aos livros que lemos:

A falta de honestidade de muitos cristãos não só se vê em suas práticas comerciais, mas até nos livros espirituais que escrevem. Teoricamente, deveria ser possível tomarmos um livro escrito por um cristão e saber que podemos confiar na informação que contém. Mas a verdade é que não é assim.” (W. Bercot, David. O Reino Que Alvoroçou o Mundo, pág.41, Publicadora Lâmpada e Luz, Boituva – São Paulo).

Também, é falsa a informação contida em livro (Igreja do Véu – Igreja ou Heresia, do autor José Amaral) livro este escrito com ajuda de pastores assembleianos, de que o fundador da Congregação Cristã, Louis Francescon, veio ao Brasil acompanhado dos dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Víngren. A história de ambas as denominações desmentem essa mentira.

Vejam a falta de conhecimento histórico:

Luís Francescon saiu com mais dois irmãos com destino ao Brasil, inclusive estes outros dois começaram o movimento pentecostal em Belém do Pará, dando origem a Assembleia de Deus no Brasil.” (Amaral, José. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a Verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, 4ª Edição, Goiânia 2001).

Tal livro foge da ideia proposta, o de apresentar ‘toda a verdade’(?) sobre a CCB, aliás, além de desconhecerem o fato histórico, o livro acima contém vários erros de grafia, exegese e contradições inúmeras; assim, o próprio Víngren desmente essa falsa informação que pode ser conferida em seu próprio Diário quanto à data da chegada deles ao Brasil (19 de novembro 1910), como também é desmentida por Louis Francescon ao falar da sua chegada (março 1910). 

Complementando, numa reportagem da Folha de S. Paulo de 07/08/2001, a Assembleia de Deus informou ser a mais antiga igreja pentecostal em atividade no Brasil:

A Assembleia de Deus é a mais antiga igreja pentecostal em atividade no Brasil, trazida dos EUA em 1910.” 

O referido jornal, ao perceber a falha na informação, logo no dia seguinte tornou público o erro da publicação:

Diferentemente do que informou a reportagem “Assembléia de Deus aprova plano para eleições de 2002” (Brasil, pág. A6, 4/8), a primeira igreja pentecostal a se instalar no Brasil foi a Congregação Cristã, em julho de 1910, a Assembleia de Deus começou a agir em junho de 1911. As duas foram trazidas por missionários europeus vindos dos Estados Unidos.” (Folha de S. Paulo – A3 – 08/08/2001).

Por esta pesquisa, só tenho a repetir a frase Bíblica:

Tenho-me, pois, tornado vosso inimigo, porque vos disse a verdade”? (Bíblia Sagrada – Tradução Brasileira – Edição com referências. Sociedade Bíblica do Brasil).

Deus vos abençoe.

Daniel Kauphan

10 comentários:

  1. Os pioneiros do movimento Pentecostal italiano vieram da Assamblea Cristiana de Chicago ( Asambleoa Crista ) 1909 Argetina e 1910 po isso Asamblea Cristiana e a igreja pentecostal pioneira na Argentina como no Brasil , neste ultimo adotou o nome de CC no Brasil em 1932.Os irmaos que chegaram a Argentina Foram : A° Luis Francescon anciao da Assamblea Cristiana de Chicago, Irma Lucia Mena e Giacomo Lombardi.

    ResponderExcluir
  2. "Igreja do Véu - Igreja ou Heresia?" - já o li e muito me entristeceu! Mentiras, difamações, calúnias, não retrata nada do que é a Congregação! Lamentável esse livro. Foi feito com o intuito de enganar a muitos e plantar dúvidas na mente da irmandade. Aqueles menos informados sobre a obra, sem dúvida são os que mais sofrem.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, irmão Lucas. O livro que o irmão mencionou 'Igreja do Véu - Igreja ou Heresia?', está infestado de contradições, erros de grafia, de hermenêutica e, consequentemente, erros de exegese.

    Outrossim, o devido livro é um "exemplo" em como NÃO se deve escrever um livro.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, fico me perguntando quem está certo nós da Assembléia ou os Senhores da congregação? sou professor de teologia e tenho estudado muito e não consigo a chegar nesta conclusão, pois ambos usam a palavra de Deus para se alimentar de suas verdades, mas contudo quem chegará aos seus, nós? vocês? ou nós e vocês? ou ninguém? se sentimos dono de uma verdade que a nós não foi revelada de certa forma por completo... Deuteronômio 29,29 ou Salmos 139,6 são versículos que são claros em dizer de certa forma que: quem somos nós meros mortais a querer entender e compreender as coisas de Deus, ou até mesmo nos achar melhores do que os outros, creio que estamos perdendo tempo em ficar alfinetando uns aos outros eao tempo que poderíamos estar alcançando almas que necessitam da graça de Deus...
    Como disse sou obreiro da AD - Belém e muitos da minha família são da CCB, mas em tudo fico feliz por saber que apenas Deus pode dizer quem está certo ou errado... e não nós aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, irmão Unknown...

      Creio que o amado deve ter observado o nome deste blog, que é "Apologia - Examinando Argumentos". Partindo desse título, saiba que apenas estou defendo nossa fé contra os ataques dos pastores assembleianos, que, aliás, escrevem muito contra nós e outras crenças religiosas. O amado se sente aborrecido quando defendo minha fé, refutando os argumentos de tais pastores? Deveria saber que a CPAD - orgão oficial da sua igreja - também publica livros nos acusando de 'heresias', etc.

      Não faço outra coisa a não ser defender, ou seja, fazer "apologia" (defesa) do que creio; afinal, além de fazer minha defesa aponto o que também consta nos escritos desses senhores. Quando faço isso, não estou querendo ser "melhor" (?) do que ninguém, apenas lanço mão de um direito que a Constituição Brasileira me dá, o de defender contra as devidas acusações.

      Não estou "perdendo tempo" ao defender minhas crenças que são as mesmas de milhões de irmãos... Aliás, quem está certo são os que publicam livros afirmando que a fé dos outros são puras heresias, ou os que estão na defesa dessas acusações? Onde nós publicamos livros contra igreja A ou B?

      Se pormos estes fatos em balança, creio que ganho muito mais na defesa da minha fé, do que ficar apontando "argueiro" nos olhos dos outros, sem ao menos observarem a trave dos próprios olhos, como muitos pastores das Assembleias de Deus fazem nos livros que publicam contra nós, cujas lideranças ainda recomendam tais livros como "manual" a ser usado contra nós; um exemplo: - Já leu o livro "Igreja do Véu - Igreja ou Heresia?" de autoria do pastor José Amaral? Já leu o "prefácio" para constatar as várias lideranças - de peso - recomendando tal livro como "manual de Orientação" contra nós, constatando o que digo?

      Muito estranho o amado ficar aborrecido quando eu é que estou na defesa, refutando acusações provenientes de várias lideranças da AD.

      Sabe,,, eu também fico a pensar: - "Quem está certo, eu na defesa, ou "eles" nos acusando?"

      Já se perguntou sobre isso? - Pense nisso.

      Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Olá irmão, quem está certo é quem está com Jesus, Não importa CCB ou AD,,, eu sou da CCB mas também frequento culto da AD belem em Campinas SP... As duas são iguais o que muda é a Administração, Foi o mesmo Deus que enviou os fundadores para o Brasil e o Foi o Mesmo Espirito Santo que guiou as duas para que crescessem... Se uma das duas não tivessem no caminho correto o Espirito Santo teria se apartado, enão recebariamos mais os dons e os mistérios vindo de Deus... Uma vez fui congregar na Favela do vidigal no RJ e fiquei maravilhado com a união dos irmãos da AD com a CCB, um vai na igreja do outro e inclusive se reunem junos para orar. coisa muita bonita e Deus operava tremendamente lá, isso acontecia pq os lideres não dão a minima para as favelas então nenhum pastor chefe ou ancião ia la para estragar a festa, Triste é ver essa separação dos dirigentes das igrejas Lideres homens sem guia de Deus... sabe que no cemeço das Obras Pastores da AD pregavam na CCB e vice versa... Depois que o Homem sem guia de Deus entrou na liderença da ccb ai cortou a comunhão com a AD a chamando de seita e e cortou as mulheres da orquestra e começou essa história de só a ccb salva, ccb é a graça etc, e ficou assim até nos dias de HJ... Mas creio que Deus ira fazer uma grande Obra e os irmãos da AD teão prazer em congregar na CCB novamente... Fique com Deus,,,

      Excluir
  5. irmão dizem os evangelicos que nossa santa ceia nao é correto uso o vinho embriagante. conforme :Na ceia o vinho representa o sangue de Jesus derramado em favor de nós. Estamos pecando quando tomamos vinho na Ceia?
    No tocante à Ceia do Senhor os três primeiros escritores dos Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” (Mt 26.19; Mc.14.25; Lc.22.18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.
    O Senhor instituiu a Ceia quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Êx 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de “seor” (Êx 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqüentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o “hametz”, ou seja, qualquer coisa fermentada era proibida (Êx.13.7; Êx 12.19). Deus dera esta lei por ser a fermentação o símbolo da corrupção e pecado (ICo 5.7-8), sendo exatamente isso o que causa a bebida alcoólica no Homem. No Antigo Testamento, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.8-9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus no novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb 3.1). Sendo Ele Sacerdote e conhecedor da Lei de Deus é lógico que podemos entender que ele não tomou nenhuma bebida alcoólica e que o vinho da Ceia era puro e sem álcool. (Fonte: Bíblia Pentecostal com algumas alterações). este estudo me passaram a mim o que o irmao pode me orientar sobre este assunto tao polemico?

    ResponderExcluir
  6. Confira no "Arquivo do Blog" em "2013" e logo a seguir click em "Setembro".

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz .

    Sou assembleiano, e sou ciente que a CCB chegou ao Brasil antes da Assembleia de Deus, porém, segundo o livro As Assembleias de Deus no Brasil,pág. 116 (Sumário Histórico Ilustrado) editado pela CPAD, 2ª edição/1988 em 1908 e 1909, existiram em Santa Catarina pessoas vinculadas à igrejas históricas que receberam o batismo com o Espírito Santo e que posteriormente se uniram à Assembleia de Deus. Acredito que seria o correto dizer que a irmã Celina Albuquerque tenha sido a primeira a ser batizada com o Espírito Santo em Belém do Para, onde se iniciou a Assembleia de Deus, porém segundo o livro citado, não foram nem assembleianos, e nem crentes da CCB, os primeiros que creram nas promessas em solo brasileiro. O que importa para os verdadeiros cristãos não é quem foi a primeira ou não, isso, penso eu que diante de Deus não tem valor algum, porque a igreja de Cristo é universal, composta por homens e mulheres que creram na obra expiatória de Cristo, e que um dia se arrependeram de seus pecados e tiveram suas vidas transformadas pelo pode de Deus. E isso não é mérito nem de CCB, e nem de Assembleia de Deus.
    Que Deus os abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Tenho lido a respeito de que houve pessoas vinculadas à igrejas históricas terem recebido o batismo com o Espírito Santo, mas isso não faz daquelas igrejas o serem pentecostais, uma vez que não acreditavam nas manifestações do Espírito Santo com evidência de novas línguas. Se assim fosse, tais pessoas não teriam posteriormente saído delas e se tornado membros da AD conforme mencionou. Como "igreja pentecostal", a CCB é pioneira no tocante a esses dons no Brasil.

      O correto, deveria sim, dizer que Celina foi a primeira no Estado do Pará a receber tal dádiva. É verdade que quem recebeu primeiro não é importante, e por isso não seria motivo de assembleianos frisar D. Celina como a primeira no Brasil e muito menos no Estado do Pará, razão de eu desmistificar tal argumento neste blog. Realmente, o que importa para Deus é uma vida transformada pelo poder da Sua Palavra, o que não é mérito de homens ou organizações religiosas, mas de Cristo Jesus, nosso Senhor.

      Fico feliz pela sua participação neste blog, sinta-se a vontade para tecer comentários. Que Deus te abençoe em o nome do Senhor Jesus.

      Um forte abraço fraternal

      Excluir