quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O SANGUE DE CRISTO NÃO É TINTA QUE BORRA, É BORRACHA QUE APAGA!



Em o Novo Testamento Grego, o verbo “exaleiphõ” (apagar) ocorre 5 vezes, a saber:

1. Atos 3.19: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados, de sorte que da presença do Senhor venham tempos de refrigério.” 

2. Colossenses 2.14: “Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz”.

3. Apocalípse 3.5: “O vencedor será assim vestido de vestes brancas; não apagarei o seu nome no livro da vida e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

4. Apocalípse 7.17: “Porque o Cordeiro que está no meio do trono os pastoreará e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará toda a lágrima dos olhos deles.”

5. Apocalípse 21.4: “E enxugará toda a lágrima dos olhos deles” (...). (Os negritos são meus).

Portanto, o vocábulo grego exaleiphõ significa “apagar”, transmitindo a idéia de remover algo, enxugar. Segundo o erudito William Barklay, nos tempos do Novo Testamento os documentos eram escritos em papiro, e a tinta era fabricada de “fuligem misturada com goma e diluída na água.” Diz mais, que a característica da tinta “não contém ácido” e, por esta causa, não penetrava no papiro: “Tem muita durabilidade e mantém a sua cor, mas se, logo depois de escrever, uma esponja molhada for passada pela superfície do papiro, a escrita pode ser apagada pelo contato da esponja, tão completamente como a escrita em giz pode ser apagada da lousa.

Em nossas Bíblias ARC, consta uma tradução não satisfatória... “riscado a cédula”:


Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossenses 2.14).

Porém, analisando o original não encontrei o verbo ‘riscar’, mas tão somente “apagar”! 

Conferindo:
εξαλειψας το καθ ημων χειρογραφον τοις δογμασιν ο ην υπεναντιον ημιν και αυτο ηρκεν εκ του μεσου προσηλωσας αυτο τω σταυρω.” (Novo Testamento Grego – Textus Receptus, Trinitarian Bible Society).


Portanto, “exaleipsas” (gr.εξαλειψας) significa “apagado”, para riscar o termo seria “chizein” (riscou). Riscar é fazer um X atravessando toda a cédula, “chizein”, vem da letra grega X (chi = quí). Ora, irmãos, “riscar” e “apagar” são termos e acontecimentos distintos, diferentes; se o homem ‘riscar’ (gr.chizein) alguma dívida pendente numa nota promissória, a mesma dívida continuará presente lá, em memória, ainda que riscada; porém, com Deus é diferente, ele prometeu que iria “apagar”, remover completamente do seu memorial.

O homem pode perdoar uma ofensa cometida contra ele, contudo, não consegue “apagá-la” de sua memória; mas Deus prometeu apagar, removendo-a completamente de seu memorial!

Vede quão grandes coisas fez o Senhor a nós!

Outrossim, segundo o erudito William Barklay, os documentos nos tempos dos apóstolos eram escritos em papiro, a tinta preparada para tal material era composta de fuligem misturada com goma e diluída em água, por isso, não possuía ácido em sua composição para que a mesma tivesse poder de penetração na folha de papiro, sendo removida completamente por alguma esponja molhada.

Pelo Sangue do Concerto Eterno, os nossos pecados foram apagados – completamente - da cédula que nos era contrária; assim, Deus mesmo foi quem disse: 
E dos seus pecados não me lembrarei mais” (Hebreus 8.12). Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim; não me lembrarei dos teus pecados. (Isaias 43.25).

Como disse certo irmão: “O Sangue de Jesus não é tinta que borra, é borracha que apaga”!

Não é maravilhoso? 

Romário N. Cardoso

Fontes:

. O Novo Testamento – O Texto Grego Base da Versão João Ferreira de Almeida de 1681, Trinitarian Bible Society, London;
. Barklay, William. Palavras Chaves do Novo Testamento, Vol. 1, Vida Nova, São Paulo, SP, Brasil;
. A Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida Fiel. São Paulo, Brasil. SBTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário