domingo, 30 de junho de 2013

O COOPERADOR MINISTERIAL

O termo “cooperador” dentre outras aplicações, também se refere àquele que cooperava com o apóstolo no ministério da Palavra, sendo varão por ele delegado e investido de autoridade para zelar da boa doutrina em todas as igrejas onde eram destinados. Biblicamente, o vocábulo “Cooperador” provém do grego “sunergós”, vocábulo formado de “sun” (com; juntamente) e “ergon” (trabalho, obra). Portanto, o “cooperador” é aquele que atua com e/ou juntamente ao ancião no “trabalho”, na “obra”, um partícipe do ministério nas igrejas.

No grego bíblico cooperador é “sunergós”, significando “cooperador, coadjuvante, colaborador, ajudante”; ou seja, um coadjuvante no ministério da Palavra pelo qual foi incumbido.

Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; e Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores (sunergoi) no reino de Deus; e para mim tem sido consolação.” (Colossences 4.11 - ACF). – O negrito é meu.

Portanto, junto aos colossences, os supramencionados eram os únicos cooperadores delegados pelo apóstolo em seu ministério possuindo, por conseguinte, um ofício ou função para serem atuantes nas igrejas como colaboradores ou ajudantes no ministério. O cooperador ministerial é um obreiro, ou seja, um coadjuvante do ancião “em” (dentro de) seu ministério.

Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo.” (2Coríntios 8.23).

Pelo texto, no ministério paulino Tito era um cooperador. Assim, como cooperador era comprometido na “função” (ofício) ministerial. O cooperador na Congregação Cristã no Brasil atua juntamente com o ancião sendo aquele um “colaborador” no ministério deste.

Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso

9 comentários:

  1. Salve, salve amado irmão...ótimo texto.
    Fica obvio então sua colocação ao ministério, como um Coadjuvante do bom evangelho da graça, complementando si assim mi permite, sendo o ministério de Cooperador apresentado, diferente do Ancião e Diácono que são ordenados.
    Ja vi que sera necessário o uso do original grego para fazer minhas explicações referente a tudo (risos). Tenho notado amado que as bíblias de hoje estão sofrendo algumas alterações, parece que estão buscando justificar por meio destas seus pontos de vistas ou dando uma certeza maior sobre aquilo em que eles querem que os demais acreditem, infelizmente abusando da ignorância de muitos com relação a doutrina. Si é que o irmão mi entende.
    Mais fico grato pelo amado irmão em ter cooperado comigo, rs... Que Deus lhe abençoe e lhe guarde amado irmão, seu texto foi esclarecedor, e ajudara e muito..Abraço
    Fique na Paz de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão eddy, o jovem Timóteo era um cooperador no ministério de Paulo. Cerca de 10 anos depois de Paulo o chamar de seu cooperador, faz menção de sua ordenação junto ao "presbitério" (corpo de anciãos).

      Entretanto, bem pode ser que os cooperadores de Paulo todos eram presbíteros que cooperavam com ele em sua missão, ou que se tornaram "presbíteros" (anciãos) depois de atuarem junto a ele como "cooperadores" dando viva demonstração de zelo pela doutrina e qualidades exigidas pela Palavra.

      Tanto um como outro podem ser verdadeiros.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. A SANTA PAZ DE DEUS;
    Uma dúvida que eu tenho, sei que é bíblico mulher não exercer ministério da palavra; mais gostaria de saber do caro irmão; a respeito destes versículos citados abaixo:-

    Aos Romanos 16:03- Saudai a PRISCILA e a Áqüila, meus COOPERADORES em Cristo Jesus,

    Deus q te Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Amado irmão, como bem frisou, a Escritura veda à mulher o ministério da Palavra NOS CULTOS. Porém, tanto o marido quanto a mulher podem servir como "ajudadores" daquele que exerce o episcopado de maneiras diferentes. Priscila poderia ser uma evangelista confirmando o evangelho pregado por Paulo. Na obra de Deus ninguém fica parado, todos tem ocupações diferenciados tal qual os menbros do corpo que se ajudam entre si.

      Como eu disse no início da matéria, o termo cooperado possui várias aplicações que se harmonizam com o texto sagrado. Em lugar algum do texto sagrado o apóstolo - pelo Espírito Santo - deixa margem à "glória do homem" (1Cor 11.7) manifestar autoridade sobre a "glória de Deus" (1Cor 11.7). A glória do homem deve estar "calada" nas igrejas (1Cor 14.34) e no verso posterior Paulo não diz ser questão 'cultural', mas "mandamento do Senhor" (1Cor 14.37).

      As Escrituras não se contradizem.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  3. A santa paz de Deus irmão Romário, que saudades estava de seu blog. Eu sou o irmão eddy halley, o que havia lhe pedido ajuda a respeito do cargo ministerial de cooperador. Pois é, estou de volta e necessitando mais uma vez do amplo conhecimento dado por Deus ao amado irmão, ciente da sua biblioteca sagrada resolvi recorrer-te, espero mais uma vez não esta abusando, rsrs...
    Nessa noite de terça (17/09), tive com um de nossos irmãos, onde dialogávamos sobre algumas palavras da Bíblia, que ao longo das décadas tem sofrido ao que parece umas alterações nas suas traduções, citando por exemplo as palavras presbítero e líder( presbyteros e hegeomai) que em alguns versículos mudaram para pastor (poimen),acredito que seja um meio mais conveniente de justificar as verdades descaradas de alguns teólogos.
    Pois bem serei breve, a conversa foi referente ao vers. 18 do cap. 5 de Timóteo, onde encontramos nesse versículo da bíblia atual a palavra SALÁRIO, porem o nosso irmão tem uma bíblia com uns 100 anos, e nela encontra-se a palavra RECOMPENSA, então qual seria a mais correta na bíblia original grega, ou se ambas estão corretas?
    Aproveitando, nos ditos de Cristo em Lucas 10 vers. 7, num é o que vemos ou melhor ouvimos de algumas décadas para cá. Este é o meu protesto: voluntarismo com amor, mais fazer da palavra comercio, perdoe o radicalismo amado, além de já receber seu galardão é passaporte direto pra condenação...
    Desculpe por postar meus socorros em seus temas, é porque não tenho um contato do irmão, pode apagar depois de lê-la si assim desejar, mais desde já, pedirei ao Senhor, para enriquecer sua robustez intelectual, que lhe de uma sopa de avivamento e solidez espiritual da palavra, para você dividir com NOIS, rsrs...abraço ao amado e desculpe também a brincadeira, que Deus sempre o abençoe e lhe guarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Irmão, perdoa-me pela demora, pois estive ausente por uns instantes em razão do falecimento da esposa de um irmão na fé (e grande amigo), eu estava chorando com os que choram.

      Vou analisar a devida questão e ser bem preciso, certo? Mas adianto que no grego ambos os termos são sinônimos derivadas de uma única palavra no Grego Bíblico. Assim que concluído, irei postar. Para contato, meu e-mail é: sakaledah@yahoo.com.br

      Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Irmão “ed Silva,”

      Eu tenho uma Bíblia ARC do ano de 1922, distribuída na época pela “Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.” Independente do ano, o que realmente importa é se as mesmas são fiéis aos originais e suas cópias. O texto de 1Timóteo 5.18 citado pelo irmão, onde para “salário” ocorre a palavra grega “misthos”. Este termo grego ocorre 29 vezes nas Escrituras do Novo Testamento, sendo traduzida por “galardão, recompensa, salário e prêmio”. Como eu disse anteriormente, seja “recompensa” ou “salário”, ambos estão corretos. Quanto a Lucas 10.7, o termo “salário” indica apenas que eles deveriam comer do que o dono da casa “oferecesse” (verso 8) sem nada lhes ser cobrado, há outras passagens nas Escrituras que se referem ao mesmo assunto (Mt 10.5ss; Mc 6.7ss) e uma delas Jesus os proíbe de qualquer “cobrança” salarial (Mateus 10.8).

      Embora Paulo fale disso como um “direito” (Gr. exousia = poder, direito) que ele tinha, afirmou que não fez uso do mesmo:

      “Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.” (1Cor 9.12ss).

      Paulo era um construtor de tendas, ofício de onde tirava seu sustento (Atos 18.3); antes de se converter tornando-se discípulo de Jesus, Paulo havia aprendido a profissão como um dever de todo rabino em ter o próprio sustento.
      Ele confirmou isso aos anciãos de Éfeso ao dizer que seu sustento era fruto do trabalho das próprias mãos:

      “Vós mesmo sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.34,35).

      Quando ele disse “tenho-vos mostrado”, a palavra grega para o verbo “mostrar” é “hypedeixa” (mostrar, dar uma lição objetiva, dar um exemplo visível), com isso ele procurou mostrar e ser um exemplo visível a todos. Paulo, em tudo, procurou o que é “mais bem-aventurado”, esta é a mesma meta do ministério da CCB em não ser sustentado pelas “MÃOS” dos outros, foi o que Paulo procurou mostrar em tudo e até mesmo“trabalhando noite e dia”:

      “Irmãos, vocês com certeza lembram de como trabalhamos e lutamos para ganhar o nosso sustento. Trabalhávamos de dia e de noite a fim de não sermos uma carga para vocês, enquanto anunciávamos a vocês a boa notícia que vem de Deus.” (1Ts 2.9 - NTLH).

      Como este assunto não possui relação com o tópico, prefiro parar por aqui. Para perguntas desassociadas com os referidos tópicos e segundo o tempo me permitir respondê-las, deixo meu email disponível:

      sakaledah@yahoo.com.br

      Deus abençoe.

      Excluir
  4. A paz de Deus amado irmão Romário,
    Grato em Cristo estou pelo esclarecimento do amado, deixei passar desapercebido essa parte desse direito não desfrutado por Paulo, mais até então num tem fugido muito do que eu havia pensado antes, esse sistema religioso foge dos ensinos da igreja primitiva, e faz muitos si tornarem ignorantes a este assunto, buscando respaldo bíblico para justificar ganhos e suas próprias verdades...
    Mais uma vez desculpas pelo incomodo, com seu endereço de e-mail ficara mais fácil e depois as minhas num fugira a regra dos tópicos, rs...
    Deus lhe abençoe amado irmão e um forte abraço em Cristo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Como eu disse anteriormente, sinta-se à vontade em tecer comentários neste blog. Um forte abraço fraternal.

      Que a paz de Deus esteja em teu coração.

      Romário N. Cardoso

      Excluir