sábado, 2 de março de 2013

A CASA DO SENHOR

No passado, os homens de Deus já sabiam que o Senhor não habita em casa feita por mãos de homens:

Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” (1Reis 8.27).

Mesmo assim, eles denominavam tal casa de CASA DO SENHOR:

No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive.” (1Reis 6.37).

O salmista Davi, falando do templo em Jerusalém, compôs um belo cântico:

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (Salmos 122.1).

Ao falar de um acontecimento ímpar, o apóstolo Mateus deixou registrado que Jesus não só entrou no TEMPLO DE DEUS (casa de Deus) como registrou o teor das palavras de Jesus:

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertidos em covil de ladrões.” (Mateus 21.13).

Como se pode ver, Deus mesmo chamou algo feito por mãos humanas de “minha casa” e “casa de oração”. Não há, em lugar algum da Escritura, algo que venha a desmerecer os cristãos de chamar – particularmente - o lugar de reunião de casa do Senhor. Em hebraico, o vocábulo é “hekhal,” significando “palácio, templo”; nas Escrituras Gregas Cristãs e na Septuaginta (LXX), o correspondente grego é “oikos” e “naos”, significando “casa, palácio, habitação, família incluindo os domésticos.

Também somos chamados de “templo ou casa de Deus”:

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo (Gr. naós) do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (2Coríntios 6.16).

Naóstemploo termo era usado com exatidão para o santuário interior do templo, onde a presença divina se localizava.” (Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, pág. 351. Vida Nova, 1995, São Paulo – Brasil).

É verdade que o templo de Jerusalém – destruído em 70 d.C. - era o centro espiritual do judaísmo, entretanto, com a encarnação do Verbo Deus estabeleceu com mão poderosa a sua Tenda entre os homens, tornando-se Jesus maior que o templo feito por mãos humanas (Mateus 12.6), cujas orações dos santos são direcionadas ao Seu Nome. No Antigo Pacto, os homens – em terras estranhas - faziam orações a Deus voltadas em direção ao templo:

E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem em cativeiro, e orarem a ti para o lado da sua terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome; ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.” (1Reis 8.48,49).

Em terra estranha, Daniel orava ao Senhor para o lado de Jerusalém:

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” (Daniel 6.10).

Assim, diletos, em o Novo Pacto os homens oram a Deus voltando-se para o nome do Senhor Jesus que, falando de si mesmo como sendo Templo (João 2.19), disse ser maior que o templo devotado pelos judeus:

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior que o templo.” (Mateus 12.6).

Quanto ao vocábulo português “IGREJA”, a Bíblia Hebraica tem o seu correspondente “edah” significando “congregação, assembleia ou grupo”, etimologicamente “companhia reunida” para determinados propósitos; semelhante às palavras sunagoge e ekklesia que derivam as palavras sinagoga e igreja. Também, as Escrituras Gregas – Septuaginta (LXX) - do Antigo Testamento traz “sunagoge”, isto é, lugar de assembleia; do hebraico “mo‘ed”, ou seja, lugar designado para reunião, reunião.

Como já vimos, em grego a palavra igreja é ekklesia, formada de “ek”, para fora; e “kaléõ”, chamar. Portanto, ekklesia é um substantivo derivado do verbo “ekkaléõ” significando, chamar, chamar para fora, chamar de).

Como foi demonstrado até aqui, não há nas Escrituras Sagradas alguma proibição em taxar as edificações feita por mãos de homens para fins de reunião, chamando-as de... “templo do Senhor” ou “casa do Senhor”. 

Referindo-se a determinada passagem, o Senhor Jesus bem sabia que Deus não habita em templo feito por mãos de homens; assim, a Verdade em pessoa sabendo não haver erro algum nisso confirmou as palavras ditas pelo Pai ao ratificar tal construção de pedras de... “Minha casa” e “casa de oração” (Mateus 21.13).

Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso

Fontes: 

• The Greek Text Underlyng The English Authorised Version Of 1611, The Trinitarian Bible Society, London, England;
• החדשה והברית כתובים נביאים תורה. London. Trinitarian Bible Society – TBS;
• Bíblia Apologética de Estudo – ICP – Edição Ampliada. Almeida, Corrigida, Fiel – ACF, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo – SP, Brasil;
• Vine, W. E.; F. Unger, Merril; White Jr., William. Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento – 2ª Edição, 2003. Rio de Janeiro, Brasil. CPAD;
• Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego. 1ª Edição em português - 1985. São Paulo, Brasil. Vida Nova;
• Rusconi, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento. 2ª Edição, 2005. São Paulo, Brasil. Paulus;
• Alonso Schökel, Luis. Dicionário Bíblico Hebraico – Português. 3ª Edição, 2004. São Paulo, Brasil. Paulus.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Deus; minhas duvidas a respeito desse versiculos dessa carta de S.joãoIII, se Diótrefes era um lider dessa igreja, ou se essa igreja estava em sua casa; para ele exercer tal autoridade para lançar fora os irmãos; e não recebe-los.

    9- Tenho escrito á igreja; mais Diótrefes; que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.

    10- Pelo que, se eu for, trarei a memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas ; e, não contente com isto , não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los , e os lança fora da Igreja.

    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, irmão Welbe. Ao que parece, Diótrefes era um líder que em tudo queria a primazia, e, para isso, não recebia lideranças de outros lugares e procurava impedir aqueles que os queriam receber. Isso leva a crer que o lugar de culto era em sua casa, algo muito comum nos tempos do Novo Testamento. Destarte, os que queriam receber "os irmãos" (por certo líderes cristãos), Diótrefes os lançavam para fora da reunião de adoração.

      Deus o abençoe.

      Excluir