HINO 44 – “SOL DA JUSTIÇA”
O hino 44 do nosso HINÁRIO 5, na verdade corresponde ao hino 283 do antigo “HINÁRIO 1” (Em italiano). Enquanto no HINÁRIO 5, o hino 44 possui o título “Sol da Justiça”, este mesmo hino no antigo Hinário 1, possuía o título “Sole divino, Sole divino” (Sol divino, Sol divino). Vários hinos do HINÁRIO 1, voltaram a estar à disposição da irmandade no HINÁRIO 5. O hino 44 é um deles, apenas que no antigo, o hino 44 constava apenas com um Fá sustenido na quinta linha, mas no hinário atual consta um Si bemol na terceira linha.
De forma salutar, a capa dos nossos Hinários também possui título de identificação, ou seja, identifica a quem dirigimos ou tributamos as nossas súplicas e louvores - O nosso Deus:
- “HINOS DE SÚPLICAS E LOUVORES A DEUS” -
Destarte, quando cantamos estamos “suplicando” e “louvando” a Deus. Com respeito ao hino 44 – Sol da Justiça - citarei apenas o primeiro verso e o respectivo “coro” (em negrito):
1. Do Pai das luzes, o Deus vivente,
Veio com glória Cristo Jesus;
O Santo Filho do Onipotente
É, para o mundo, Vida e Luz.
Sol da Justiça, Sol da Justiça,
Temos agora Teu resplendor;
Graça trouxeste do Pai Eterno,
Misericórdia ao pecador.
O título e o conteúdo do hino se entrelaçam, pois, Deus é “Sol”:
“Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11). O negrito é meu.
Também, o título do Hino 44 (Sol da justiça) consta em Malaquias; o mesmo profeta, pelo Espírito Santo da graça afirma que para os que temem o nome do Senhor, nascerá o ”Sol da Justiça”:
“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” (Malaquias 4:2). – O negrito é meu.
Este verso de Malaquias se relaciona com outro, do evangelho segundo Lucas:
“Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte”. (Lucas 1:78). – O negrito é meu.
Ora, ambos os textos de Malaquias e Lucas se complementam, afinal, o “sol da justiça” (Malaquias 4:2) nasce ou origina-se do “oriente do alto” (Lucas 1:78).
Deus é o “Pai das luzes”:
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17). O negrito é meu.
Portanto, o “Sol” é Deus (Salmos 84:11) e a “Justiça” é Jesus Cristo (1 Coríntios 1.30). Assim, o titulo do hino 44, “Sol da justiça” se refere ao “Pai” e ao “Filho,” conforme consta na letra do mesmo hino. Somando-se a isto, o coro diz “temos agora Teu resplendor”...
Ora, o “resplendor” que temos do Pai é o Senhor Jesus:
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”. (Hebreus 1.3).
Tenho visto uma matéria na internet que procura deturpar o sentido espiritual deste belo hino, em razão disto, não há em lugar algum da Bíblia Sagrada, a expressão “sol da justiça” aplicável - literalmente – a um astro que está no firmamento, isto é, ao ‘sol’(?) onde na antiguidade homens ímpios o adoravam. Para os que fazem literalmente tal estapafúrdia associação, estão dizendo que a justiça provém do sol, um astro que ilumina o planeta terra. A única passagem das Escrituras que menciona “Sol da Justiça” está em Malaquias, e se refere à misericórdia de Deus estendida ao Seu povo!
Para os que torcem o sentido das palavras do hino 44, significa que não sabem distinguir entre o Deus Verdadeiro, do falso deus; confundem a luz, com as trevas; o sol da justiça, com o sol literal; o bem, com o mal. Quem tropeça nesta questão tão simples, é inapto para ensinar aos outros; tenham, pois, os irmãos, muito cuidado com certos ex-tudos expostos em blogs e/ou sites que nos criticam procurando excomungar e/ou anatematizar tudo o que é ou provém da Congregação.
“Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.” (Provérbios 10:13).
Deus vos abençoe.
Romário N. Cardoso
. As citações Bíblicas foram extraídas da Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida Fiel (SBTB).
É Hilário! Quer dizer que existe um "Einstein" ensinando por aí que estamos adorando uma massa de Hélio e Hidrogênio? Perdão irmão pelo termo seguinte empregado, mas a designação correta para tamanha desonestidade e fingimento chama-se "Sacanagem". Como explicar uma investida estúpida dessas contra o Hinário? Precisa ser muito biltre pra isso.
ResponderExcluirO Senhor Deus lhe abençõe.
Pois, é, irmão Álvaro, este nosso hino está sob ataque. Em determinado site, fizeram essa estapafúrdia associação, eles ficam inventando coisas a fim de enfraquecer a fé de muitos irmãos. Não vou postar o endereço do devido site para não alimentar a intenção do devido autor, que é "gerar polêmica".
ExcluirDeus o abençoe.
Disse tudo, meu irmão!
ResponderExcluirSugiro também que faça um post do hino 260 - "Sou servo inútil". Sei que há na bíblia esta passagem, mas muitos mantém polêmica sobre tal. Encontrei "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
Lucas 17:10
Se o post for feito, comentarei em seguida nele.
Deus muito te abençoe! Estou muito contente com o Blog.
Lucas
Tudo bem, irmão Lucas, vou fazer uma matéria sobre o devido hino.
ExcluirDeus o abençoe.
Povo perece por falta de conhecimento.
ResponderExcluirAté parece que já não se tinha a referência ao Sol da Justiça no hinário 4.
Hino 239 - Deus mandou ao mundo Sua luz - CCB - Hinário 4:
"O SOL DA JUSTIÇA Sua luz raiou
E o ermo em terra fértil transformou;
Quem abrir o coração à luz dos céus,
O perdão terá de Deus."
Verdade, irmão. Há vários hinos que se referem a Deus e a Jesus como sol, justiça e luz.
ResponderExcluirOs que procuram torcer o sentido referencial dos mesmos fazem isso para anatematizar tudo o que é CCB; cuja finalidade é semear confusão nas mentes das pessoas.
Deus o abençoe.
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
ResponderExcluirMalaquias 4:2
Verdade, irmão Reginaldo. Esta passagem que o irmão menciona é mencionada em minha matéria.
ExcluirDeus o abençoe.
Esses opositores, dizem que a irmandade na oração são repreendidos pelos irmãos que atendem as respectivas igrejas, ao mencionar a palavra cordeiro; mais na verdade os irmãos ensina a irmandade não mencionar a palavra cordeiro sem citar quem é esse Cordeiro.
ResponderExcluirComo por exemplo um cooperador da minha região mencionou um fato que aconteceu na sua comum congregação; ao término do culto uma visita perguntou a ele ,se nós adoramos um CORDEIRO, e o cooperador por sua vez teve que esclarecer o assunto.
Pois, é, irmão. Os nossos irmãos não "repreendem" a irmandade no tocante ao citado pelos opositores, mas apenas os admoestam a um clamor de fácil entendimento àqueles que nos visitam e que não possuem conhecimento da linguagem Bíblica do termo e o que a mesma representa para os crentes. Em razão disso, adoramos não "um cordeiro" (indefinido), mas "O Cordeiro de Deus" (definido), Cristo Jesus nosso Senhor"!
ExcluirDeus o abençoe pelo comentário.