quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O SÁBADO E A LEI

A primeira menção do sábado está em Gênesis:

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” (Gênesis 2.2,3).

Em ambos os textos o verbo descansar, em Hebraico é “shabat”, significando “cessar, parar, imobilizar-se”. Portanto, o termo “descansou” (hebr. shabat) não significa que Deus estava cansado, mas que Ele “cessou, parou” a Sua obra criativa, pois que havia chegado ao final, estava completa. Sabemos que o nosso Deus nem se cansa nem se fadiga:

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fadiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Isaias 40.28).

Tendo, o Senhor, abençoado o dia sétimo, não deu mandamento algum ou ordem para que o mesmo fosse guardado, isso somente foi ordenado em Moisés. É certo, porém, que Deus “cessou, parou” de criar, mas não o trabalho de preservar a obra que fizera, para o bem-estar de toda Sua criação. Jesus mesmo disse que Deus trabalha no sábado dando sustentação a toda Sua criação:

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 4.17).

Assim, Deus não se cansou no trabalho criativo tanto material quanto espiritual que fizera, mas apenas com a entrada do pecado no mundo, foi que Deus começou a se cansar de ver as obras pecaminosas do homem:

Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.” (Isaias 43.24). – O negrito é meu.

                                          OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

O nome do quinto livro da Bíblia é Deuteronômio, do grego “deúteros” (segundo) e “nomos” (lei), igualmente: “segunda Lei” ou “repetição da Lei”. Os judeus chamam-no de “haDebarim” (as Palavras), portando, as palavras de Lei. Assim, as palavras da Lei de Deus não encerram apenas em os dez mandamentos. Segundo o judaísmo, uma das figuras mais proeminentes da religião judaica foi o “Rambam” – Rabi Moshé ben Maimon, nascido em Córdoba, Espanha, em 1135 d.C., codificou a Torah (Lei) enumerando-a em 613 preceitos ou mandamentos (hebr. mitzvot).

A Lei não foi dada por herança aos gentios, mas aos filhos de Israel:

Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó.” (Deuteronômio 33.4). - O negrito é meu.

A Lei não é divisível em moralcivil cerimonial, é una:

Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos.” (Salmos 78.5). - O negrito é meu.

Podemos, assim, dizer - artificialmente - categorias de leis, e não divisão.

O CRISTÃO ESTÁ OBRIGADO A GUARDAR A LEI E, CONSEQUENTEMENTE, O SÁBADO?

Não, não está obrigado à guarda da Lei ou tampouco do sábado, pois que pertence ao Antigo Pacto e a Lei é una e não deve ser obedecida apenas em parte pelos judaizantes atuais. Em razão disto, o apóstolo Paulo nos ensinou:

Havendo apagado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossenses 2.14). – O negrito é meu.

Ora, a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, é a Lei:

Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” (Deuteronômio 31.26). – O negrito é meu.

O sábado é uma dessas ordenanças, descritas em Colossenses 2.14, vejamos o que escreveu uma sabatista, a senhora Ellen G. White:

 "O profeta apresenta nestas palavras a ordenança que tem estado esquecida: "Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias. Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em Meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria" (Isaias 58:12-14).". (G. White, Ellen, A Grande Esperança - Viva com a certeza de que tudo vai terminar bem, págs. 72 e 73, Edição Revisada, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí - SP, Brasil).

Sabe-se que o profeta está falando com a nação judaica, seu povo; nada tendo a ver com a Igreja de Cristo; afinal, o ministério da Lei e os profetas duraram até João, o Batista. Sobre o “sábado”, não há nenhuma prescrição em todo o Novo Testamento, uma só ordem para que a igreja venha a guardar tal dia. Vejamos alguns tipos de "trabalhos" (hebr. melakhah) - desconhecidos por muitos – que faz com que muitos sabatistas gentios violem o sábado:

1. Ascender fogo para fazer ou esquentar alimentos, etc.;
2.  Escrever, desenhar, pintar, imprimir;
3. Acessar a internet, pois estará pagando para que outros trabalhem no sábado para mantê-lo no “ar”;
4. Apagar fogo, ainda que haja incêndio na casa;
5. Lavar utensílios domésticos, por exemplo, louças;
6. Varrer a casa, passar pano, etc;
7. Transportar qualquer objeto em público (inclusive a Bíblia), seja leve ou não;
8. Viajar num ônibus, trem ou avião, pois o motorista ou piloto está sendo pago para trabalhar;
9. Ligar a TV, pois alguém estará trabalhando para mantê-lo no “ar”, sendo assim cúmplice do trabalho alheio;
10. Carregar um casaco (ou paletó) sobre o braço é um trabalho, portanto, proibido no shabat. Ao vesti-lo, deixa de ser trabalho.

Alguns dos itens acima possui como fonte - parafraseada por mim - da literatura judaica: - "Daian Dr. Isidor Grunfeld. O Que é Respeitar o Shabat – Um guia para seu cumprimento e compreensão. Editora e Livraria Sêfer, 2008, São Paulo, SP, Brasil.

Todas elas se enquadram como “melakhah” (trabalho).

Definição de “melakhah” pelo judeu:

Definimos melachá como qualquer ato que mostra o domínio do homem sobre o mundo pelo exercício objetivo e construtivo de sua inteligência e suas capacidades.” (Daian Dr. Isidor Grunfeld. O Que é Respeitar o Shabat – Um guia para seu cumprimento e compreensão, pág. 30. Editora e Livraria Sêfer, 2008, São Paulo, SP, Brasil).

Sobre o trabalho (hebr. melakhah) no sábado:

Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho (hebr. melakhah) nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem a tua jumenta, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e tua serva descansem como tu.” (Deuteronômio 5.14). – O negrito é meu.

Em outras palavras, o judeu não pode permitir ao estrangeiro que estiver “dentro de tuas portas” realize algum tipo de trabalho, pois se permitir será cúmplice de transgredir o Shabat, pois “dentro de tuas portas” o cidadão judeu exerce sua autoridade.

Sabemos que a Lei exerce seu domínio sobre quem está vivo para ela, não para nós que nos consideramos mortos para a mesma:

Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Romanos 7.4). - O negrito é meu.

A diferença entre os que são da lei, e os que são da fé:

De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.” (Gálatas 2.9, 10, 11). – O negrito é sublinhar é meu.

Portanto, o justo vive e viverá pela fé, e não pela lei, uma vez que a lei não é da fé (Gálatas 3.12); que isto fique claro. Guardar a lei não é abraçar apenas os dez mandamentos, Paulo deixou isso claro ao dizer que deve “permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei”, se assim não for, qualquer sabatista estará debaixo da maldição da mesma lei que se diz ‘guardar’ (?). Ora, o livro da Lei é Deuteronômio, foi esse livro que o escriba Hilquias achou na casa do Senhor (2Reis 22.8) e que os antigos sabatistas não deram ouvidos para fazerem tudo o que se encontra escrito no mesmo, despertando a ira de Deus  contra eles (2Reis 22.13).

Foi essa mesma lei que Paulo disse ser contra nós, que Cristo cravou-a na cruz (Colossenses 2.14; Deuteronômio 31.26).

Deus disse que o sábado fosse guardado pelos filhos de Israel, e não pela Igreja Cristã, foi um sinal entre Deus e a nação judaica, e não entre Deus e a Igreja de Cristo:

Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” (Êxodo 31.16, 17). - O negrito é meu.

Ora, sabemos que Deus anunciou o “evangelho” da fé a Abraão (Gálatas 3.8), e não a lei ou tampouco o sábado. Todos serão julgados segundo o evangelho, e não segundo a lei:

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho”. (Romanos 2.16). - O negrito é meu.

Somos confirmados perante Deus, segundo o evangelho pregado por Paulo e que foi pregado por Cristo, à obediência da fé e não da lei:

Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé”. (Romanos 16.25, 26). - O negrito é meu.

Ora, sabemos que a lei não é da fé e tampouco somos justificados por ela:

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.” (Gálatas 3.11, 12). - O negrito é meu.

Ora, será apenas os dez mandamentos que o homem terá de fazer, caso deseje viver pela lei? – O contexto explica que não:

(...) “todas as coisas que estão escritas no livro da lei”. (Gálatas 3.10). 

Toda a lei judaica está enumerada em 613 mitzvot (mandamentos). Se assim não for, por obediência aos 613 mitzvot (mandamentos), os que procuram se submeter à lei estarão debaixo da maldição, é o que diz a Escritura. Não é guardar apenas os dez mandamentos, ledo engano. Uma coisa que os sabatistas não explicam aos seus conversos, é que a palavra Lei (hebr. torah) não é aplicável apenas aos dez mandamentos, mas ao total conteúdo dado no Sinai, o contrário disto é argumento arbitrário e antibíblico.

A Palavra de Deus não diz que é bendito o que apenas cumpre os dez mandamentos; pelo contrário, para o judaizante ficar livre da maldição da Torah, é necessário cumprir “todas as coisas que estão escritas no livro da lei”, e não apenas dez destas coisas, se não, vejamos:

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gálatas 3.10). – O negrito é meu.

É um erro gravíssimo, pois, procurarmos nos submeter à lei a qual devemos estar mortos. Afinal, a lei exerce seu domínio sobre os vivos e não sobre os mortos.

Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei (Gr. Nomos; hebr. Torah) pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Romanos 7.4). – O negrito e sublinhado é meu.

Imagine um pregador anunciando a Lei para os defuntos em um cemitério; é esta a ideia transmitida por Paulo ao dizer que estamos mortos para a Lei, esta não possui domínio sobre os mortos para que possam viver por ela. Quanto a viver, vivemos pela graça de Deus mediante a fé, para pertencermos a outro; isto é, Cristo Jesus, nosso Senhor.

Vivendo sob a Lei, o Senhor Jesus não repreendeu os apóstolos quanto a terem violado o sábado, colhendo espigas:

Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Mateus 12.1 ao 8).

A Bíblia Apologética de Estudo, nos fornece a seguinte explicação:

Como o Senhor do sábado, Jesus defendeu seus discípulos quando acusados de estarem transgredindo esse dia por colherem espigas. E como fez isso? Apontando o exemplo de Davi, que comeu os pães da proposição, quando não era permitido comer (1Sm 21.6). Partindo da idéia da teoria adventista das duas leis (moral e cerimonial), se a observância do sábado fosse uma regra moral, os fariseus poderiam ter retrucado que Davi havia transgredido um preceito cerimonial ou ritual da lei, e que os discípulos estavam seguindo outro caminho. No entanto, Jesus acrescentou: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”. (Bíblia Apologética de Estudo – Edição Ampliada, pág. 917, ICP – Instituto Cristão de Pesquisas, 5ª Edição 2011, Jundiaí/SP, Brasil).

Em contrapartida, o Messias, como o Profeta, pode ordenar - segundo o judaísmo - a alguém que viole um dos preceitos da Torah, caso necessário:

"Por este preceito somos ordenados a ouvir todo profeta, que a paz esteja com eles, e a fazer o que quer que ele ordene, mesmo que isso seja contrário a um ou mais preceitos, desde que isso seja temporário e que não represente uma adição ou subtração permanente, como explicamos na introdução de nosso "comentário sobre a Mishná". O versículo das Escrituras pelo qual Ele nos impõe isto, enaltecido seja Ele, é: "A ele ouvireis" (Deuteronômio 18:15), sobre o qual o Sifrei diz: " 'A ele ouvireis': ainda que ele lhe diga para violar temporariamente um dos preceitos impostos pela Torah, você deve atendê-lo". (Maimônides – Moshé Ben Maimon - Ha Rambam. Os 613 mandamentos (Tariag Ha-Mitzvoth), págs. 153 e 154, 2ª Edição: 1990, Nova Stella Editorial, São Paulo - SP, Brasil).

Foi o que fez Jesus ao defender os apóstolos quando estes colheram espigas num sábado, e foi o que fez quando ordenou um homem a levar sua cama, também num sábado.

Sabemos que a Lei judaica foi dada por herança aos filhos de Israel (Deuteronômio 33.4), e não aos gentios. O sábado foi feito para os judeus, e somente eles tem a obrigação de cumpri-lo, é o que afirma a literatura judaica:

Os judeus foram abençoados com o Shabat e são os judeus que têm a responsabilidade de cumpri-lo.” (Daian Dr. Isidor Grunfeld. O Que é Respeitar o Shabat – Um guia para seu cumprimento e compreensão, pág. 66. Editora e Livraria Sêfer, 2008, São Paulo, SP, Brasil).

Em razão disto:

Se [um gentio] estuda a Torá, celebra o Shabat ou cria práticas [religiosas], uma corte judia deve bater nele, castigá-lo e informá-lo de que é passível da pena de morte. Entretanto, ele não deve ser executado.” (Maimônides – Moshé Ben Maimon. Excertos sobre Profecia & As Leis dos Reis, pág. 118, Editora Maayanot. 1996/ S.Paulo - SP, Brasil).

Na Igreja Primitiva, houve alguns cristãos da seita dos fariseus que diziam aos gentios conversos a guardarem a Lei de Moisés:

Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” (Atos 15.5). - O negrito é meu.

Mas as decisões da Igreja de Jerusalém aos gentios cristãos, foram:

Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a leinão lhes tendo nós dado mandamento.” (Atos 15.24). O sublinhar e negrito é meu.

Os mandamentos dados pelo Espírito Santo e pelos apóstolos, foi:

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” (Atos 15.28, 29).

Ora, sabemos que a guarda do “sábado” não justifica ninguém diante de Deus, mas como mandamento da Lei revela ao homem o seu pecado e o condena:

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.” (2 Coríntios 3.6 ao 9). – O negrito e sublinhar é meu.

Ora, as letras gravadas em tábuas de pedras são os dez mandamentos que Paulo chama de ministério da morte e ministério da condenação, portanto, essas mesmas letras matam em vez de doar vida ao pobre pecador. O ministério do Espírito, ou ministério da justiça por ser pela fé, transmite vida eterna na pessoa do Senhor Jesus, sendo distinta daquela:

Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.” (Romanos 4.13). – O negrito é meu.

Entre os sabatistas, dizem que a expressão presente nos escritos neotestamentários “mandamentos de Deus” (1Coríntios 7.19) se referem aos "dez mandamentos"(?). Ora, o apóstolo Paulo diz o que segue: 

Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” (1Coríntios 14.37). – O negrito é meu.

Em nenhuma das treze cartas paulinas, ele ordenou que se guardasse os dias sabáticosmeses e anos, pelo contrário, os tem como rudimentos fracos e pobres:

Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (Gálatas 4.9, 10, 11). – O negrito é meu.

A lei não foi feita para o justificado em Cristo Jesus, mas para estes:

Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.” (1 Timóteo 1.9, 10). - O negrito é meu.

O selo de Deus com Israel no Sinai foi o sábado; mas para com a Igreja de Cristo o selo de Deus é a justiça pela fé:

E recebeu o sinal da circuncisãoselo da justiça da fé, quando ainda estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada.” (Romanos 4.11). - O negrito é meu.

Quanto ao sinal da circuncisão, todos os crentes carregam em Cristo:
.
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Colossenses 2.11, 12). - O negrito é meu.

Como também está escrito:

O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. (2 Coríntios 1.22). - O negrito é meu.

Se o sábado fosse o 'selo' (?) de Deus para a igreja, os apóstolos devem ter escondido a "sete chaves", pois jamais ensinaram tal coisa. Raciocine: - Estariam eles cumprindo a ordem do Senhor Jesus em anunciar "todas as coisas" (Mateus 28.20) ao esconder da igreja o ensino da guarda do sábado? - O certo é que Jesus jamais deu ordem aos apóstolos, que estes ensinassem a guarda de tal dia. A guarda do sábado não faz parte da doutrina dos apóstolos, é completamente extinta dos ensinos cristãos.

Dizem que o sábado precisa ser guardado, por ser perpétuo:

Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.” (Êxodo 31.16). 

Ora, o sábado semanal deve ser guardado pelos filhos de Israel, sendo esta uma aliança perpétua de Deus com eles.

Por ser “perpétua”, não nos dá a obrigação de “guardá-la”, neste caso também devemos guardar: 

E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao Senhor, por estatuto perpétuo.” (Levítico 24.9).

E mais:

E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.” (Êxodo 40.15).

Embora sendo perpétuo, isto foi abolido em razão de o sacerdócio levítico ter acabado.

E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.” (Números 25.13).

Ora, sendo Finéias filho de Arão, será que ainda hoje o sacerdócio dele está de pé, sendo levita? A Bíblia diz que teve fim.

A circuncisão como aliança entre Deus e Israel também é perpétuo:

Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.” (Gênesis 17.13).

Nem mesmo o mandamento da circuncisão que é maior que o sábado, não é ordenado para a Igreja de Cristo. O pão da proposição deveria ser colocado perpetuamente perante o Senhor: 

E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.” (êxodo 25.30).

Embora todas estas coisas foram ditas como sendo perpétuas, tiveram seu término para a Igreja de Cristo, não estamos debaixo da lei para cumpri-las. Para "eternoperpétuo e para sempre"o vocábulo hebraico é 'olam.

PAULO ERA APÓSTOLO DOS GENTIOS. ENQUANTO ESTEVE COM ELES NUNCA DEIXOU DE ANUNCIAR TODO O CONSELHO DE DEUS PELA FÉ EM CRISTO

E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos 20.25, 26, 27). - O negrito é meu.

Ora, Sendo que em todas as suas epístolas o apóstolo jamais ensinou que se guardasse o “sábado”, logo, não faz parte de TODO O CONSELHO DE DEUS.

Os que acrescentam o dia de sábado para dentro de “todo o conselho de Deus”, o faz em desobediência à doutrina dos apóstolos, não tendo os mesmos dado tal "mandamento" (Atos 15.24).

Há várias outras passagens sobre o tema, mas páro por aqui.
Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso

21 comentários:

  1. Irmão Romário.
    A Paz de Deus!

    Muito bom o seu estudo em tão complicado tema!

    Os defensores do Sábado argumentam que o que foi cravado na cruz forma os preceitos da lei(613), e nãom os 10 mandamentos!

    Também argumentam que as discípulas após prepararem os aromas para o corpo de Jesus observaram o Sábado conforme o Mandamento (se eram discípulas de jesus, porque guardariam o sábado?)
    -Ou não entenderam de imediato como aconteceu com a a situação discutida por Paulo e Pedro referente a circuncisão dos gentios
    -Ou o sacerdócio de cristo só teria validade após sua ascenção aos céus!

    O que o irmão acha?

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.

      1. O vocábulo "Torah" (lei) diz respeito ao total conteúdo dado no Sinai, e não apenas a dez deles.

      2. As discípulas ainda não sabiam o fundamento da graça de Deus pela fé, uma vez que a lei não é da fé. Até mesmo os discípulos não compreendiam as Escrituras que era mister que o Messias sofresse, padecesse e ressuscitasse ao terceiro dia, pelo que o Senhor repreendeu até mesmo os dois discípulos que iam de caminho a Emaús. Foi necessário abrir o entendimento deles e explicar-lhes as Escrituras.

      3. Até mesmo depois de receberem o Espírito Santo para os guiar em toda a verdade, não sabiam que os gentios faziam parte da família de Deus, isso só foi possível quando o Senhor falou a Pedro a ir com os mensageiros de Cornélio, sendo ele gentio recebeu a palavra da pregação e ele e todos os que estavam alí receberam o Espírito Santo. Depois disso foi que os apóstolos compreenderam que a salvação era estendível aos gentios. Se eles não ainda não sabiam destas coisas, o mesmo é dito da questão do sábado e da lei. Que os cristãos não são obrigados a guardar a "lei" (o sábado está incluído), isso só foi definido anos depois na assembleia de Jerusalém (Atos 15), portanto, corrigindo o equívoco daquelas discípulas por ainda não discernirem entre "lei" e "fé"; aliás, a lei não é da fé e as discípulas não sabiam disso.

      4. Um fato "narrativo" - como o caso das discípulas - não deve ser tomado como mandamento para a igreja Cristã, esta está firmada na doutrina dos apóstolos e não em comportamento daquelas mulheres que ainda nada compreendiam. Se o sábado fosse o 'selo' (?) de Deus para a igreja, os apóstolos devem ter escondido a "sete chaves", pois jamais ensinaram tal coisa. Raciocine: - Estariam eles cumprindo a ordem do Senhor Jesus em anunciar "todas as coisas" que ele havia ordenado, ao esconder da igreja o ensino da guarda do sábado? A guarda do sábado não faz parte da doutrina dos apóstolos, é completamente extinto dos ensinos cristãos.

      5. O ato de oficializar alguém ao sacerdócio se dá apenas quando "ungido", é o que diz a Escritura. O nosso Senhor iniciou o seu Ministério quando ungido pelo Espírito Santo no batismo. O óleo da unção do Antigo Concerto era apenas "sombra" da nossa "realidade", isto é, o Espírito Santo. Portanto, quando ungido com o Espírito Santo Foi que Jesus deu início ao Seu Ministério, tanto como "o Profeta, Sumo Sacerdote e Rei dos reis." Em Cristo, o sacerdócio Levítico chegou ao fim. A Nova Aliança passou a vigorar na morte e ressurreição do nosso Senhor.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Irmão Deus abençoe.

    Só quero que o irmão se puder me esclareça umas coisas. Os 10 mandamentos devem ser obedecidos ou ignorados? Ou somente devemos seguir e obedecer o que está escrito no novo testamento, pois o velho é só pra testificar de que viria o Cristo? Devemos então fazer e seguir o que ensinou Jesus Cristo e os apóstolos?

    Desde já agradeço, pois eu realmente estava por esses dias com algumas dúvidas em relação ao sábado e os 10 mandamentos.

    A paz de Deus e do Nosso Senhor Jesus Permaneça em nossos corações para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Lucas, a Escritura nos ensina a revestirmos do “amor” que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14). Como podemos conhecer o “amor”? – a Bíblia responde:

      “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1João 3.16).

      Quem ama não faz mal ao próximo, e faz isso pelo fato de o amor a Deus está em seu coração. Portanto, o cristão que ama a Deus, e que ama o próximo como a si mesmo; não irá substituir o seu Deus por nada, muito menos fazer o mal a quem quer que seja. O fato de não estarmos debaixo da Torah dada no Sinai, não significa que estamos livres da Lei de Cristo que é o amor. A lei dada no Sinai estabelece uma parede separando judeus e gentios, parede esta que Cristo derribou na cruz (Efésios 2.14), mas a Lei do amor de Cristo une ambos os povos com Deus através da cruz do calvário. O amor nos motiva a fazer o bem de todos:

      “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13.10).

      O amor de Cristo não tolera que alguém seja culpado por não guardar o sábado, conforme Cristo defendeu seus discípulos dos fariseus sabatistas. Aliás, não se pode transportar ou carregar nenhum “fardo” (Nm 15.32, 35) em dia de sábado. Nem mesmo os sabatistas guardam o sábado, pois ontem (sábado) vários adventistas passaram de bicicleta em frente do meu estabelecimento, indo para a igreja
      transportando suas esposas na bagagem. A guarda do sábado é uma exigência da Lei sinaítica, e não da Graça de Deus que veio por Jesus Cristo.

      Em razão disto, dos dez mandamentos os apóstolos mencionam apenas 9, colocando o sábado para fora das práticas e exigências cristãs.

      Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Irmão Deus te abençoe...

      De certo que o Espírito Santo já vinha a muitos anos tocando em meu coração a respeito disso, portanto, vejo que estar debaixo da graça é procurar ser puro e sincero diante de Deus, procurando jamais desobedece-lo, ou seja Amar a Deus sobre todas as coisas! Aleluia! Que alegria Deus me toma no coração! Quanto mais buscarmos a Deus de coração mais o nos enchemos da presença Dele. Quanto as questões e dúvidas vem de tantas e tantas pessoas que procuram dificultar a vida de servir a Deus.

      Fica na Paz de Deus e do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
      Irmão Deus te abençoe cada vez mais!

      Excluir
  3. SÁBADO: (hb.shabbath , significa desistir, cessar, de onde vem a idéia de descanso).Logo depois que se completou a grande obra da criação , foi instituído o sábado (Gn 2:1-3), e , por causa da sua origem divina , é dia que se deve santificar perpetuamente pela humanidade toda.

    Interessante é que descobertas arqueológicas modernas revelam a existência entre os babilônios , povo pagão , de um dia de descanso , chamado SABATTUM, descrito “um dia para o coração”. Para esse povo , nesse dia era proíbido comer carne cozida , trajar roupa limpa , oferecer sacrifícios , andar de carro etc.

    Caía no sétimo , 14º, 19º ( sendo este o quadragéssimo nono dia, ou sétima semana depois do dia primeiro do mês anterior , e 28º dia do mês lunar. Para o povo de Deus, desde a sua instituição , o sábado , ou DIA DE DESCANSO , vem dividindo o tempo em período de sete dias (cf. Gn 7:4; 8:10-12).


    Ainda que, durante as longas eras desde o Dilúvio até o Êxodo , não se fala especificamente no sábado , ele estava em vigor ; os israelitas , antes chegaram ao Sinai , foram avisados da santidade do dia em conexão com o milagre do maná(Êx.20:8-11; Dt 5:12-15). Daí por diante , para os hebreus, havia de ser dia de santa convocação para o culto (Lv 23:3); um sinal entre Deus e eles ( Êx 31:13) para fazê-los lembrar do Senhor que os santificava.

    Para os israelita, guarda o sábado era questão de vida e morte (Êx 31:14); e, quanto a nação , a observância ou a negligência dessa ordenança divina servia de critério da sua fidelidade ou da sua deslealdade a Jeová (cf.Jr 17:19-27).

    Depois do exílio , quando os judeus voltaram para a sua terra e as instituições mosaicas foram restabelecidas por Esdras e Neemias , eles fizeram um concerto de guardarem o sábado (Ne 13:15-22).

    Nas ERAS do NOVO TESTAMENTO , os fariseus impunham sobre os homens muitas leis para respeito do sábado, leis que roubavam ao dia o seu verdadeiro espírito e desígnio. Ao prestar á humanidade sofredora , no sábado , o seu auxílio de misericórdia , Jesus colocou-se
    em oposição a esse guias cegos e proferiu a sua célebre declaração: ( o sábado foi feito por causa do homem , e não o homem por causa do sábado . Pelo que o filho do homem até do sábado é senhor) (Mc 2:27 28; cf.Mt 12:1-15; Mc3:2; Lc 6:1-5; 13:10-17; Jo 5:2-8, 7:23; 9:1-34).

    Depois da ressurreição de Cristo , o primeiro dia da semana tomou lugar do sétimo que, pelo exemplo do Senhor e dos apóstolos , foi consagrado como o sábado cristão (cf Mt 28:1-10; Jo 20:19-29; At 20:7; 1Co 16:2). Também distingue-se o primeiro dia da semana pela descida maravilhosa do Espírito Santo, quando os seguidores de Jesus se habilitaram á grande tarefa missionária (At 1:8; 2:1 s.).

    Assim como o sábado do Velho Testamento comemora a completa execução da maravilhosa obra da criação , cuja perfeição foi manchada pelo pecado do primeiro Adão da mesma maneira , o sábado cristão , “ o dia do Senhor “ (Ap 1:10) do Novo Testamento , comemora a consumação da bendita e admirável obra da redenção dos filhos desse primeiro Adão , obra que no primeiro dia da semana foi culminada com a ressurreição do Redentor. Que os cristãos hordiernos atentem bem para a santidade do dia do Senhor, guardando-o sempre para honra e glória do Segundo Adão. Cristo Jesus , que por eles venceu até a morte.

    fonte: CONCISO DICIONÁRIO BÍBLICO
    obs:corrigido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente, peço aos nobres irmãos que, caso optarem em pesquisar, copiem apenas pequenos trechos, com isso evitar-se-ia que muitos venham a copiar textos disponíveis na internet, etc., e colá-los aqui. Copiem apenas pequenos trechos e então comente-os como pano de fundo das ideias em apreço.

      Assim como os apóstolos não ensinaram nada à Igreja sobre a guarda do sábado, o mesmo também é verdadeiro sobre o primeiro dia da semana. Quanto à questão de guardar "dias", Paulo, o apóstolos dos gentios, foi categórico:

      “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (Gálatas 4.9, 10, 11).

      Estas coisas não fazem parte da fé cristã, apostólica.

      Já os sabatistas, dizem:

      "Respeitar o sábado é andar nos caminhos que Jesus andou." (Bullón, Alejandro. Sinais de Esperança - Uma leitura surpreendente dos acontecimentos atuais, pág. 96, 1ª Edição/2009, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, Brasil).

      Porventura tal afirmação acima não é uma flagrante afirmativa de que os mesmos estão "debaixo da Lei" tal como Cristo andou antes do Calvário? - Se não, vejamos:

      "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." (Gálatas 4:4-5).

      Portanto, em vida antes do Calvário, Jesus nasceu e andou "debaixo da lei" (Torah = 613 mandamentos), para remir Seu povo da maldição em que se encontrava. Fica claro que na Cruz Jesus remiu um povo que estava debaixo da lei. Pena que alguns ainda insistem em permanecerem no mesmo estado antes da cruz, caminhando num período anterior à Nova Aliança ficando na vã tentativa de cumprir todas as exigências da lei, somente Jesus percorreu todo o caminho da lei de forma vitoriosa e triunfante, permanecendo imaculado; ninguém mais. É impossível ao ser humano percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu debaixo da lei, sem que esteja debaixo da maldição. No madeiro da Cruz, Jesus traçou um outro caminho para o Seu povo, com novas diretrizes.

      Os que ainda estão no caminho percorrido por Jesus quando debaixo da lei, ainda não receberam a adoção de filhos:

      "Para remir os que ESTAVAM debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." (Gálatas 4:5). - Ênfase minha.

      O "estavam", indica um passado deixado para trás, ou seja, não mais estão debaixo da lei, pois dela foram retirados afim de receberem a adoção de filhos, tal qual testificado pelo texto supra.

      É por isso que Paulo afirmou, pelo Espírito Santo da Graça:

      “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado EM VÃO para convosco.” (Gálatas 4.9, 10, 11). - Ênfase minha.

      Os apóstolos não nos ensinaram ou tampouco ordenaram na Palavra de Deus, que devemos guardar "dias", e "meses", e "tempos", e "anos".

      São rudimentos fracos e pobres e estranhas à doutrina dos apóstolos.

      Deus vos abençoe.




      Excluir
  4. A Paz de Deus; irmão Lucas,apesar de sua pergunta foi direcionada ao Irmão Rómario; com certeza esses versículos abaixo responde sua pergunta:

    Aos Romanos 13:8,9 e 10 : A ninguém devais coisa alguma , a não ser o amor com que vos amei uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a LEI.

    COM EFEITO: Não adulterarás : Não matarás: Não furtarás : Não darás falso testemunho: Não cobiçarás : se há algum OUTRO MANDAMENTO , tudo nesta palavra se resume : Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

    O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

    Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe Irmão

      Fica na Paz de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  5. Toda essa textaiada foi articulada baseando-se no argumento de que o mandamento do Shabath foi dado apenas aos israelitas (havia estrangeiros no evento do recebimento da Torah).
    Mas pergunto: O que é que não foi dado APENAS aos israelitas?
    A Torah é constitucionalizada no Sinai e é direcionada àqueles que fora tirados da escravidão do Egito; nisso não só o Shabath ou os Dez Mandamentos, mas também os 2 Mandamentos Mais Importantes da Torah; que todo gentio metido a sabido da Bíblia quer obedecer tais mandamentos judaicos.

    O Plano de DEUS foi fazer do Povo de Israel um modelo para as nações, uma referência; literalmente uma Luz para os Gentios (Dt 4:6-7 / Is 43:1. 10). Isso foi repetido por Yeshua aos seus primeiros discípulos judeus (Mt 5:14-16). Não foi à toa que para a mulher samaritana, Yeshua disse que "a salvação vem dos judeus" (Jo 4:22), referindo-se a eles como portadores dos "Oráculos de DEUS" (Rm 3:2); e ainda com profecias que continuam sustentando tal Plano (Is 2:3 / Mq 4:2 / Zc 8:23).


    Em Rm 9:4-6, Paulo ressalta ainda que os itens abaixo pertencem exclusivamente aos israelitas:
    - A Adoção
    - A Glória
    - As Alianças
    - A Legislação
    - O Culto
    - As Promessas
    - Os Patriarcas

    O gentio só pode participar disso através do enxerto detalhado em Rm 11, onde diz que os enxertados participam da mesma seiva e da mesma raiz da Oliveira Natural.
    O Texto de Efésios também comprova isso:
    "Naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da Comunidade de Israel, e estranhos àS aliançaS da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto".

    Por fim,
    Para não lotar esse comentário com informações mais coerêntes sobre esse assunto.
    - Refutando a CPAD (http://ton-de-tudo.blogspot.com.br/2012/02/cpad-sabadoxdomingo-p1.html).
    - Refutando o Eli Soriano (http://ton-de-tudo.blogspot.com/search/label/Eli%20Soriano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Ton de Tudo...

      Inicialmente, sou agradecido pela sua visita neste blog e seu respectivo comentário, comentário este que não conseguiu refutar uma só vírgula de toda a dita ‘textaiada’; mas receba minhas considerações, simples e curta:

      Onde os apóstolos ordenaram ou escreveram às igrejas que o sábado faça parte da doutrina Cristã? Lembre-se que Paulo disse ter ensinado à Igreja TODO O CONSELHO DE DEUS (Atos 20.27), então, onde está o sábado em seus escritos fazendo parte de todo esse CONSELHO imperativo?

      O amor faz parte dos mandamentos apostólicos outorgados por Cristo, Jesus nunca mencionou aos apóstolos que estes ensinassem a Igreja para que esta viesse a guardar o sábado. Contra fato, não há argumentos. Nós gentios somos enxertados sob outras diretrizes completamente opostas as ensinadas na Torah, em razão de a Torah não ser da fé (Gl 3.12), os gentios são enxertados pela fé em Cristo e não pela lei, são coisas para lá de distintas.

      Digo mais, os gentios são abençoados em Cristo, é Ele quem dá sustentação como “Raiz” e nós puramente como “ramos” recebemos vida por meio dEle.

      Pois, é, veja que a afirmação abaixo não é de nenhum gentio “metido a sabido”, mas do PRÓPRIO JUDAÍSMO com respeito ao trabalho gentio no sábado:

      “Os judeus foram abençoados com o Shabat e são os judeus que têm a responsabilidade de cumpri-lo.” (Daian Dr. Isidor Grunfeld. O que é Respeitar o Shabat – Um guia para seu cumprimento e compreensão, pág. 66, Editora e Livraria Sêfer Ltda, 2008, São Paulo, SP, Brasil).

      Paulo não era gentio, mas veja o que ele também ensinou sobre a observância desses rudimentos FRACOS E POBRES que queriam infiltrar por meio de judaizantes:

      “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (Gálatas 4.9, 10, 11).

      Foi por isso que Paulo – sendo judeu - JAMAIS ensinou às igrejas cristãs para estas guardarem o DIA de sábado (hebr, Shabat) exatamente por não fazer parte de TODO O CONSELHO DE DEUS aos Cristãos.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  6. No mínimo, um piadista.
    Sua textaida parte de uma base: "O Shabath foi dado aos israelitas". Disso eu não discordei. Discordo sua visão de pirata (só vê com o olho que quer). Raciocina: Se você diz que os ex-gentios não devem guardar Shabath porque é exclusivo aos israelitas, por que deveriam guardar qualquer outro mandamento da Torah, inclusive os maiores?
    Talvez você me dê a surrada resposta: Porque os apóstolos não deram esse conselho no NT. Será que não? Veja:
    * Lc 23:56
    "Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado,
    descansaram, segundo o mandamento"
    Obs: O NT confirma às claras a continuidade do quarto mandamento. Mesmo depois da Morte do "Cordeiro de DEUS" (Jo 1:29), "as mulheres que O seguiam desde a Galiléia" (Lc 23:55) e que sabiam bem dos Ensinos do Mestre, "descansaram conforme o Mandamento" (Lc 23:56).

    * At 13:44
    "No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus"
    Obs: Cristãos-gentios, inclusive, tinham o hábito de, aos sábados, se reunirem para ouvir a Palavra de DEUS.
    Veja outros Textos aqui: http://gospelbrasil.topicboard.net/t1523-o-quarto-mandamento-vigente-no-nt#23968

    Além disso, 99,9% das Escrituras Hebraicas são dirigidas ao povo de Israel; 99% dos Evangelhos também; dos demais escritos do 'Novo Testamento'; 73% foram direcionados a israelitas. Os 27% restantes são dirigidos para povos gentios específicos: Romanos com suas províncias (Galácia / Filipos / Colossos / Tessalônica / Esmirna / Pérgamo / Tiatira / Sardes / Filadélfia / Laodicéia); e Gregos com suas cidades (Corinto / Éfeso).
    Bom, pela lógica, se nós brasileiros podemos ignorar o que foi escrito diretamente para o povo de Israel; então podemos ignorar o que foi escrito diretamente para o povo romano e grego.

    Você cita o judaísmo ortodoxo acerca do Shabath, e o rabino está certo. Apenas quem é israelita natural (ou naturalizado) guarda Shabath ou qualquer outro mandamento da Torah. É isso que diz Is 56, quando o estrangeiro não é separado do povo de Israel quando decide abraçar a Aliança para ser servo de DEUS guardando Shabath.

    Seus argumentos são surrados, incoerentes com o Ensino Geral das Escrituras e te faz um indivíduo "sábio para desobedecer". Te convido a participar desse fórum: http://gospelbrasil.topicboard.net/
    Estou ativo nele, e tem mais recursos do que esse espaço de comentários do blogger.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Sr. Ton de Tudo...

    Vamos por partes:

    “No mínimo, um piadista.”

    Uma evasiva dessa natureza não lhe conferirá nenhuma solidez no campo das ideias, sejamos maduros quando se está tratando de assuntos puramente Bíblicos. Creio que o amado está em lugar errado com tal expressão estereotipada, para lá de pueril.

    Foi dito: “Discordo sua visão de pirata (só vê com o olho que quer).”

    Discordar de seu ponto de vista parece que o deixa tão desgostoso que logo sai dando “tiros”, e como um autêntico “oftalmologista” está a detectar defeito no olho dos outros; cuidado, pois a Bíblia lhe dá uma receita infalível (Mateus 7.4, 5).

    Você disse: “Raciocina: Se você diz que os ex-gentios não devem guardar Shabath porque é exclusivo aos israelitas, por que deveriam guardar qualquer outro mandamento da Torah, inclusive os maiores?”

    Seu raciocínio não procede. Primeiro, em lugar algum eu disse “ex-gentios”... Já começou torcendo meus escritos... E, segundo, nenhum cristão deve guardar “QUALQUER” (?) mandamento da “Torah” (613 preceitos), pois seria o mesmo que colocar o MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO na frente da Graça de Deus; colocar Moisés à frente de Cristo? Nem pensar! Veja que seu argumento não procede, devemos guardar apenas aqueles que são ensinados pelos apóstolos como Doutrina de Cristo. Deveríamos guardar e praticar a “circuncisão” por tal mandamento ser maior que o sábado? – Claro que não, os judeus violam o Shabat por um mandamento mais importante, maior; veja o que diz os rabinos:

    “Por que é permitido fazer circuncisões no Shabat e no Iom Kipúr? A circuncisão é considerada mais importante do que qualquer outro mandamento. Os rabinos declaram no Talmud que a circuncisão supera todos os outros mandamentos da Torá; consequentemente, não é permitido nenhum desvio em relação à lei Bíblica.” (J. Kolatch, Alfred. Livro Judaico dos Porquês, pág. 19, 3ª Edição: março de 2001, Editora e Livraria Sêfer Ltda, São Paulo, SP, Brasil).

    Assim como a guarda do dia de sábado (Gl 4.10, 11), a circuncisão não faz parte dos ensinos cristãos. Continuando, sobre o texto citado de Lucas 23:56, nada tem de ensino de Cristo ou dos apóstolos, mas da Lei de Moisés. Um fato "narrativo" - como o caso das discípulas - não deve ser tomado como mandamento para a igreja Cristã, esta está firmada na doutrina dos apóstolos e não na Lei de Moisés. No período de Lucas 23.56, nem mesmo os apóstolos tinham clareza da Graça de Deus, pois nem mesmo eles estavam esperando a ressurreição do Senhor (Lc 24.11); prezado Marcos, você está exigindo demais dessas ingênuas mulheres que esperavam encontrar o “cadáver” de Jesus (Lc 24.3) para ungir o “defunto” com “especiarias” (Lc 24.1). Elas sendo judias ainda se submetiam ao mandamento da “Lei de Moisés” não discernindo a Graça de Cristo trazida por meio de sua morte e ressurreição; em Jerusalém, se não guardassem o sábado seriam “apedrejadas” (Ex 31.14, 15), Jesus correu esse perigo (Mc 3.2, 6; Jo 5.16, 18). Isso é prova mais que suficiente de que todos os discípulos estavam - assim como você - com o “entendimento fechado” por não compreenderem as Escrituras, mas foi preciso Jesus ABRIR O ENTENDIMENTO DELES (Lc 24.45). Somente com a vinda do Espírito Santo (Atos 2.2 ss) eles tiveram no decorrer do tempo uma compreensão cada vez maior sobre o que é a graça de Deus. Por todos pensarem que Jesus não tinha ressuscitado, não esperavam “justificação pela ressurreição”, somente pelo Espírito Santo dado posteriormente é que compreenderam o problema (1Cor 15.17) em que haviam estado.

    Entre outras coisas, eles nem sabiam que a Palavra e o Espírito Santo seriam estendidos aos gentios e que estes sendo salvos deveriam ser batizados nas águas, ficando surpresos pela dimensão da Graça de Deus (Atos 10.45,47; 11.1,18). Portanto, afirmar que elas estavam debaixo de mandamentos cristãos, é um erro crasso quanto à exegese Bíblica por desconhecer a ingenuidade daquelas mulheres referente às Escrituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrotando conhecimento, o caro Marcos dispara: “Obs: O NT confirma às claras a continuidade do quarto mandamento. Mesmo depois da Morte do "Cordeiro de DEUS" (Jo 1:29), "as mulheres que O seguiam desde a Galiléia" (Lc 23:55) e que sabiam bem dos Ensinos do Mestre, "descansaram conforme o Mandamento" (Lc 23:56).”

      É mesmo? – Curioso que até agora não conseguiu ascender um “fósforo” que seja em suas ideias, não passam de afirmações equivocadas e mal examinadas. Onde está o mandamento dado por Jesus de que se deve guardar o sábado? Ainda estou esperando a sua citação “Bíblica” de que os apóstolos ensinaram tal coisa.
      Atos 13:44 é outro texto que o nobre debatedor parece querer fazer “ginástica olímpica” para ‘provar’ (?) seus argumentos para lá de equivocados. Onde o devido texto está dizendo que Paulo “guardou” o sábado? – Ora, prezado Marcos, Paulo apenas usava tal dia para “pregar” entre judeus e prosélitos gentios na sinagoga; aliás, Paulo não pregava só no sábado, mas “todos os dias” na escola de Tirano (Atos 19.8, 9, 10), neste caso, como cristão ele julgava “iguais” todos os dias (Rm 14.5).

      Marcos continuou dizendo: “Você cita o judaísmo ortodoxo acerca do Shabath, e o rabino está certo. Apenas quem é israelita natural (ou naturalizado) guarda Shabath ou qualquer outro mandamento da Torah. É isso que diz Is 56, quando o estrangeiro não é separado do povo de Israel quando decide abraçar a Aliança para ser servo de DEUS guardando Shabath. Seus argumentos são surrados, incoerentes com o Ensino Geral das Escrituras e te faz um indivíduo "sábio para desobedecer".

      Prezado Marcos, Jesus instituiu uma NOVA ALIANÇA cujo sábado semanal não faz parte da mesma. Isto já foi explicado sobejamente, pois o sábado semanal não faz parte de “todo o conselho de Deus” pertencente à Nova Aliança. Pelo exposto, o nobre debatedor deve ter percebido qual argumento está “surrado”, isto é, ultrapassado e incoerente para com a Doutrina dos apóstolos.

      Agradeço o seu convite, mas ando muito ocupado com meu blog elaborando outros estudos, etc., etc.

      Um forte abraço fraternal

      Excluir
  8. Olá Romário, preciso de sua ajuda. Sei que estou fora do tópico, mas como não achei outro... Enfim, o ministério da CCB não diferencia Selo do Espírito de Batismo no Espírito Santo, porém parece que Samuel Nystrom da AD também não diferenciava. Gostaria, se possivel, que vc lesse o artigo do pastor assembleiano e depois esclarecesse se podemos concordar com ele.
    No agurado
    Lucas

    http://www.eetad.com.br/v3/bacharel/textos/18/Samuel_Nystrom_Resposta_a_certas_perguntas_de_uma_carta.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o teólogo assembleiano não diferenciava "selo" do batismo do Espírito Santo, pois afirma que a 'selagem' ocorre no momento do batismo, o que é um equívoco. Embora algum crente não possa ser batizado com o Espírito Santo, o mesmo possui o selo de Deus pela fé quando creu, pois possui em si a purificação dos pecados no sangue do Filho de Deus, quem possui a marca do sangue do Concerto Eterno, possui sua "casa" selada, assinalada por Deus. O destruidor não passará por ela.

      É verdade que assim criam os pioneiros do pentecostalismo no Brasil, ainda hoje se mantém essa crença em nosso meio, basta conferir o nosso "histórico". Hoje, entre os assembleianos eles diferenciam o batismo do Espírito Santo do referido "selo"; entre nós permanece essa crença.

      Tenho em mãos artigos antigos das Assembleias de Deus, artigos veiculados em seus antigos jornais.

      Excluir
  9. POSTO PARTE DAS DECLARAÇÕES DA ICAR CONCERNENTE AO "DIA DO SENHOR"

    “Our Sunday Visitor” (05 de fevereiro de 1950)
    "Praticamente tudo o que os protestantes consideram como essencial ou importante, receberam da Igreja Católica. ... A mente protestante parece não perceber que ao aceitar a Bíblia e observando o Domingo, guardando o Natal e a Páscoa, eles estão aceitando a autoridade do porta-voz da igreja, o Papa."

    Louis Gaston Segur, “Plain Talk about the Protestantism of To-Day” (Londres: Thomas Richardson and Son, 1874), 213
    "Assim, a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem que prestam, malgrado seu, à autoridade da Igreja (Católica)."

    “The Catholic Mirror” (23 de setembro de 1893)
    "A Igreja Católica, por mais de mil anos antes da existência de um protestante, em virtude de sua divina missão, mudou o dia de Sábado para Domingo.
    "Os adventistas são o único corpo de cristãos com a Bíblia como seu professor, que não pode encontrar nenhum mandado nas suas páginas para a mudança do dia do sétimo para o primeiro. Daí sua denominação “Adventistas do Sétimo Dia”."

    Sacerdote católico T. Enright, CSSR, Kansas City, MO
    "Foi a santa Igreja Católica que mudou o dia de descanso do Sábado para o Domingo, o primeiro dia da semana. E não só compeliu todos a guardar o Domingo, mas no Concílio de Laodicéia, AD 364, anatematizou aqueles que guardavam o Sábado e instou todas as pessoas a trabalharem no sétimo dia, sob pena de excomunhão."

    Sacerdote católico T. Enright, CSSR, palestra em Hartford, KS (18 de fevereiro de 1884)
    "Tenho repetidamente oferecido 1.000 dólares para qualquer um que possa fornecer qualquer prova da Bíblia que o Domingo é o dia que somos obrigados a observar. ... A Bíblia diz: "Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo", mas a Igreja Católica diz: "Não, guarde o primeiro dia da semana", e todo o mundo se curva em obediência."

    ResponderExcluir
  10. SEGUNDO TRECHO DAS DECLARAÇÃO DA ICAR SOBRE O "DIA DO SENHOR"

    Cardeal John Newman, “An Essay on the Development of Christian Doctrine” (Londres: Basil Montague Pickering, 1878), 373
    "O uso de templos, e estes dedicados a santos particulares, e ornamentados em ocasiões com ramos de árvores, incenso, lâmpadas e velas, oferendas devotas pela recuperação de doenças, água benta, asilo, feriados e épocas… são todos de origem pagã e santificados pela sua adoção pela Igreja."

    “Catholic Record” (01 de setembro de 1923)
    "O Domingo é nossa marca de autoridade. ... A Igreja [Católica] está acima da Bíblia, e esta transferência da observância do Sábado é a prova desse facto."

    Papa Leão XIII, "Praeclara Gratulationis Publicae" (A Reunião da Cristandade; 20 de junho de 1894)
    "Nós possuímos sobre a terra o lugar de Deus Todo-Poderoso."

    “Pope”, “Ferraris’ Ecclesiastic Dictionary”
    "O Papa é uma dignidade tão grande e tão exaltado que ele não é um mero homem, mas como se fosse Deus, e o vigário de Deus."

    “Our Sunday Visitor” (18 de abril de 1915), 3
    "As letras inscritas na mitra do papa são estes: VICARIUS FILLII DEI, que em latim quer dizer: "Vigário do Filho de Deus”."

    Carta de C.F. Thomas, chanceler do Cardeal Gibbons (28 de outubro de 1895)
    "Claro que a Igreja Católica afirma que a mudança foi seu acto, ... E o acto é um sinal do seu poder e autoridade eclesiásticos em assuntos religiosos."

    “American Catholic Quarterly Review” (janeiro 1883)
    "O Domingo... é puramente uma criação da Igreja Católica."

    "Católica American Sentinel" (Junho 1893)
    "O Domingo... é apenas uma lei da Igreja Católica."

    S. C. Mosna, “Storia della Domenica” (1969), 366-367
    "Não o Criador do Universo em Gênesis 2:1-3, mas a Igreja Católica pode reivindicar a honra de ter concedido ao homem fazer uma pausa no seu trabalho a cada sete dias."

    “The Question Box”, “The Catholic Universe Bulletin” (14 de agosto de 1942), 4
    "A Igreja (Católica) mudou a observância do Sábado para o Domingo pelo direito da sua autoridade divina infalível, que lhe foi dada pelo seu Fundador, Jesus Cristo. O protestante alegando que a Bíblia é o único guia de fé, não tem mandato para a observância do Domingo. Nesta matéria, a Adventista do Sétimo Dia é a única protestante consistente."

    ResponderExcluir
  11. SEGUE TERCEIRO TRECHO DAS DECLARAÇÕES DA ICAR SOBRE O "DIA DO SENHOR"

    Arthur Weigall, “O Paganismo no Nosso Cristianismo” (Nova Iorque, Os Filhos de Putnam, 1928), 145
    "A Igreja fez do Domingo um dia sagrado... em grande parte porque era o festival semanal do sol; pois era uma política cristã definida assumir as festas pagãs estimadas pelas pessoas por tradição, e dar-lhes um significado cristão."

    John A. O'Brien, “The Faith of Millions: the Credentials of the Catholic Religion Revised Edition”, (Our Sunday Visitor Publishing, 1974), 400-401
    "Mas uma vez que o Sábado, não o Domingo, é especificado na Bíblia, não é curioso que os não-católicos, que alegam retirar a sua religião diretamente da Bíblia e não da Igreja, observem o Domingo em lugar do Sábado? Sim, claro, é inconsistente; mas esta mudança foi feita cerca de quinze séculos antes do Protestantismo nascer, e por esse tempo o costume era universalmente observado. Eles continuaram o costume, mesmo que ele repouse sobre a autoridade da Igreja Católica e não em cima um texto explícito na Bíblia. Essa observância permanece como uma lembrança da Igreja Mãe, da qual as seitas não-católicas se separaram – como um rapaz fugindo de casa, mas ainda carregando no bolso um retrato da sua mãe ou uma mecha do seu cabelo."

    Retirado e traduzido de: Amazing Discoveries, "Boasts of the Roman Church about Sunday"

    ResponderExcluir
  12. Bem... Se dá tanto crédito aos artigos da ICAR, deveria também dar esses mesmíssimos créditos acerca das suas doutrinas... Porque não o faz? Simples, o nobre interlocutor sai no "cata-cata" apenas ao que lhes convém.

    Ora, sou cansado de ver adventistas passarem (na porta de casa) carregando suas mulheres em dia de sábado nas garupas de bicicletas, não seria isso um fardo, algo proibido pela lei sabática?

    No sábado comem comida fria? Se não, acendem fogo e isso é o bastante para violar o sábado conforme diz a lei. As mulheres lavam a louça (uma colher que seja) no sábado, varrem a casa, pegam o lixo do quintal, etc?

    Guardam toda a lei dada no Sinai? Se não erram ao pensar que lei é apenas dez palavras, segundo o judaísmo a lei abrange 613 mitzvot e Paulo diz que violando um só dos mandamentos da haTorah já é o suficiente para se tornar culpado de todos... Isso inclui o próprio sábado.

    Meu amigo, Paulo jamais ensinou que se deve guardar o sábado ou domingo ou qualquer outro dia... Isso não faz parte de "todo o conselho de Deus", vejamos o que Paulo fala sobre isso:

    "Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." (Atos 20.27).

    Pergunto: - Onde Paulo ensinou que se DEVE guardar o sábado? Em lugar algum!!!

    Com isso e sem nenhum esforço reconhecemos que guardar do sábado nunca fez parte de TODO O CONSELHO DE DEUS ensinado por Paulo! Contra fato, não há argumento.

    Em lugar algum de todo o Novo Testamento Jesus e os apóstolos ensinaram que se deve guardar o sábado, é o único dos dez mandamentos excluído dos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.

    Outro exemplo da violação sabática: O Canal de TV Adventista fica fora do ar aos sábados? Se não, ela mantém alguém trabalhando e paga por isso para mantê-los no ar, e as Escrituras são claras que "nem teu servo, nem teu boi nem tua jumenta deverá fazer obra alguma no sábado". Violar o sábado inclui obrigar alguém ou pagar para que este trabalhe para si em dia de sábado. Ficam no escuro dia de sábado, usam energia elétrica? Se sim, está fazendo com que alguém trabalhe no sábado para levar e manter a energia para seu conforto e comodidade como todos os demais violadores sabáticos fazem.

    Retiram água das torneiras? Alguém está de plantão para manter tudo isso funcionando, amigo, para comodidade de todas as pessoas e isso inclui adventistas ou qualquer outro grupo sabatino. Nenhum obra deve ser feita em dia de sábado, e isso inclui todos os funcionários públicos pagos com o dinheiro da sua conta de água ou luz, você está pagando para que trabalhem para você no sábado assim como eu ou qualquer outro o faz para manter todas essas coisas em atividade, funcionando... Creio que nenhum membro que se diz guardar o sábado pensou nisso.

    Poderia ficar aqui citando várias outras formas com que vocês e todos nós contribuímos para que alguém trabalhe em dia de sábado, transgredindo-o, transgride da mesma forma quem está pagando pelo serviço prestado... Isso é fato!

    Um forte abraço



    ResponderExcluir