Todas as citações bibliográficas estarão de vermelho para uma melhor divisão dos meus comentários, quando necessário.
Desejo
expressar ao caro leitor que este meu trabalho de pesquisa visa apenas como
resposta às várias lideranças das Assembleias de Deus que escrevem e falam
contra a Congregação Cristã no Brasil, igreja esta pela qual Deus me chamou
para servi-lo e adorá-lo com um puro e sincero coração. Os vários artigos escritos por
líderes das Assembleias de Deus vivem a nos taxar de “seita”, quando não, chamam-nos de “movimento contraditório” pelo fato de não compartilharmos com muitos de seus ensinos que não entendemos como sendo Bíblicos.
Quando
escrevem absurdos contra nós, várias lideranças dessa igreja (AD) recomendam – sem nenhuma reserva – tais artigos como
“manual de orientação”, outros se dizendo apologistas
e “defensores da fé cristã”, gostam
de se “aprofundar” no conhecimento das
doutrinas das outras igrejas no intuito de ficar apontando – pelas páginas da história - presença de
“argueiro” (Mt 7.4) nos diferentes
credos. Como gastam tempo estudando e garimpando o passado das outras igrejas
em busca de preciosas “pepitas” para
escreverem livros de seitas e de heresias, mas não vivem a garimpar a história
de suas doutrinas para apresentá-las no rol de “heresias”; em razão dessa falta, eu mesmo me inclinei às águas do
tempo e comecei a peneirar seus ensinos e doutrinas. O resultado é que fui “premiado” com várias “pepitas escondidas”, e isso em seus
próprios artigos de doutrinas ou ensinos históricos, se não, vejamos:
“Além disso,
premiamos a igreja com “pepitas escondidas” entre edições que cobrem o período
de quase um século. Inicialmente pensamos tratar-se de um simples elemento que
figuraria tão-somente como uma ferramenta de vigor histórico. Contudo, basta
uma corrida de olhos pela beleza das palavras de sabedoria e graça distribuídas
pelos Céus, por meio de valorosas penas, para que se descubra muito mais que
isso. (...) Os três volumes revelam o que até então estava escondido à nova
geração”. (Artigos Históricos – Volume 3 – Mensageiro da Paz – Os artigos que
marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil, págs. 15 e
16, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de
Janeiro – RJ, Brasil). - O negrito é meu.
Note o
leitor que, além de outros livros utilizados, os apontamentos apresentados
neste estudo também foram retirados de “Os
Melhores Artigos do Mensageiro da Paz”, vejamos:
“Os Melhores Artigos do Mensageiro da Paz,
apresentados em três volumes, conservam o conteúdo teológico-doutrinário da história
das Assembleias de Deus, no que tange aos padrões doutrinários e sua ascensão
na cultura bíblica”. (Artigos Históricos – Volume 1 – Mensageiro da Paz – Os
artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no
Brasil, págs. 15, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de
Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).
Eu bem que
desejaria ter acesso aos artigos que não são “os melhores”, mas enquanto não
publicam, me contento com os já publicados:
1 – INTERPRETARAM QUE “AS VINHAS”
DESCRITAS EM CANTARES 2.15 SÃO AS IGREJAS ASSEMBLEIAS DE DEUS FUNDADA PELOS
DOIS MISSIONÁRIOS SUECOS
“Este é o
alerta da Palavra de Deus: Cuidado com as raposinhas, porque “as nossas vinhas
(Assembleias de Deus) ainda estão em flor.” (Artigos Históricos – Volume 1 –
Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia do
Movimento Pentecostal no Brasil, pág. , 1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora
das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).
Fica difícil
crer pelo contexto, que ao se referir “nossas
vinhas”, Salomão estaria direcionando tal expressão às igrejas que seriam
fundadas por Daniel Berg e Gunnar Vingren, e as “raposinhas”, seriam os que falavam contra “as vinhas” – Assembleias de Deus; seria isso?
2 – SOBRE O ÓSCULO SANTO HÁ
CONTRADIÇÕES NA LITERATURA ASSEMBLEIANA
“Houve
regiões em que esta prática perdurou até o final do século III. O ósculo santo
entre os crentes primitivos não se
limitava a ser praticado mulher com mulher e homem com homem, como hoje
fazem os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil.” (Raimundo de
Oliveira, Seitas e Heresias – Um sinal do fim dos tempos, pág.146, 38ª
impressão – 2011. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, RJ
– Brasil). – O negrito é meu.
Contradizendo:
“O “beijo” ocorria entre pessoas do mesmo sexo. Nas “Constituições Apostólicas”,
escrito compilado no século IV d.C., há uma referência ao costume de que os
homens se sentavam num lado da sala em que se realizavam as reuniões, e as
mulheres no outro lado (como ainda é o caso em certas regiões da Europa e
Ásia), e os homens são solicitados a saudar os homens, e as mulheres as
mulheres com “o beijo do Senhor”. " (E. Vine, W; F. Unger, Merril; White Jr.
William. Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do
Antigo e do Novo Testamento, pág. 432, Casa Publicadora das Assembleias de
Deus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.
Quando se
diz “Constituições Apostólicas”, creio que todos sabem o significado do que vem
a ser “Constituição”. Outra literatura publicada pela CPAD, diz:
“O beijo é
sinônimo de comunhão, pois somente quem desfruta desta condição, pode usar essa
expressão confiante. (...) Os cristãos utilizavam o beijo nas reuniões
litúrgicas. O uso do que Paulo chamou de ósculo santo nos dias apostólicos era praticado entre pessoas do mesmo sexo.”
(Conde, Emílio. Tesouro de Conhecimentos Bíblicos – História, Geografia e Usos
e costumes do Povo de Israel, págs. 103 e 105; 10ª Impressão 2011, Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é
meu.
Portanto,
sobre um mesmo assunto na literatura da CPAD, temos 2 afirmativas contra 1.
O fato é que mesmo assim saímos vitoriosos de 2X1 em seus próprios livros.
3 – APONTANDO AQUELES QUE NÃO SÃO
IRMÃOS EM CRISTO
“De outra,
um judeu blasfemador veio dar-me a “paz do Senhor”. Perguntei-lhe: - “Que
dizeis?” Respondeu-me ele: - Não é assim, a vossa saudação? Retruquei-lhe,
então: - O senhor não é meu irmão; portanto, não aceito e nem respondo a vossa
saudação. De outra vez, viajei com um homem que se dizia pentecostal. A sua boca, porém, movia-se como a roda de um
moinho: falsidade e palavras ociosas saíram dos seus lábios. E eu devia
chamá-lo de irmão? Absolutamente, não! Há pessoas que se dizem crentes, que
foram advertidas sobre o batismo do Espírito Santo e, entretanto, desprezam
esta verdade. São estes meus irmãos? Não.” (Artigos Históricos – Volume 1 –
Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia do
Movimento Pentecostal no Brasil, pág. 114, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil). - O negrito é meu.
Assim, tinham por seus "irmãos" em Cristo apenas os que estavam na doutrina pentecostal.
4 – NOTICIARAM QUE A IGREJA
PRIMITIVA, A “NOIVA”, CAIU MISERAVELMENTE NAS GARRAS DO ADVERSÁRIO (DIABO)
“Sim, a
“Noiva”, cujo coração ardia pelo amor do amado, perdeu o seu calor e a sua
pureza, e começou a tolerar as coisas duvidosas e pecaminosas e, por fim, caiu
miseravelmente, não nas mãos, mas nas garras do Adversário. Acabamos de
considerar a mão do Adversário. Vamos agora considerar a mão do Amigo. Nestes
últimos dias, Jesus está restabelecendo a sua igreja pentecostal, entregando de
novo as preciosas jóias que foram roubadas da primitiva igreja.” (Artigos
Históricos – Volume 1 – Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história
e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil, págs. 164 e 165, 1ª Edição
2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ,
Brasil). - O negrito é meu.
Ora, com
isso, fica embutido a ideia de que a Igreja primitiva, a “Noiva” de Jesus era vencível, pelo qual “caiu
miseravelmente” nas garras do Adversário (Diabo); contrários à primitiva Igreja, as
Assembleias de Deus intitularam-se como sendo... “A invencível obra de Deus”. (Artigos Históricos – Volume 3 –
Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia do
Movimento Pentecostal no Brasil, pág. 217, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil). - O negrito é meu.
5 – NA DÉCADA DE 20, EM SÃO
BERNARDO - SÃO PAULO, GUNNAR VÍNGREN ASSISTIU A UM CULTO NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ
NO BRASIL. EM SEU DIÁRIO ELE COMENTA A EXPERIÊNCIA QUE TEVE COM ESSES IRMÃOS
“Em São
Bernardo visitou uma igreja pentecostal italiana. “Senti a liberdade do
Espírito Santo entre esses crentes. Eles testificavam de maneira gloriosa e falavam em outras
línguas pela operação do Espírito Santo. O irmão Luiz Francesconi
falou-me sobre todos os milagres que Deus havia realizado, quando enfermos
haviam sido curados. O Senhor curara paralíticos, cegos, tuberculosos e aqueles
que haviam quebrado pernas e braços.” (Vingren, Ivar. Diário do Pioneiro Gunnar
Vingren, pág. 117, 5ª Edição/2000. Casa Publicadora das Assembleias de Deus,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.
Mesmo
conhecendo no Brasil a pioneira do pentecostalismo, Congregação Cristã no Brasil, e que
muitos de seus membros eram batizados
pela operação do Espírito Santo, há uma inverdade mantida no Diário do
fundador das Assembleias de Deus:
“A uma hora da madrugada a irmã Celina começou a falar em
novas línguas, e continuou falando durante duas horas. Foi, portanto, a primeira operação de batismo com o
Espírito Santo feita pelo Senhor Jesus em terras brasileiras.”
(Vingren, Ivar. Diário do Pioneiro Gunnar Vingren, pág. 40, 5ª Edição/2000.
Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)– O
negrito é meu.
Até hoje os assembleianos crêem e divulgam essa inverdade.
Até hoje os assembleianos crêem e divulgam essa inverdade.
6 – O EVANGELISMO NACIONAL DAVA
“FARINHA” SECA AO POVO, SEM “O AZEITE”
“Quando os
pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg iniciaram a obra pentecostal (Assembleias
de Deus) no Brasil, a mensagem de poder produziu efeito nunca antes
presenciados pelo evangelismo nacional que, apesar dos esforços dignos de nota,
seguia a rotina de dar ao povo a flor de farinha, mas sem “o azeite”. (Artigos Históricos – Volume 2 – Mensageiro
da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento
Pentecostal no Brasil, pág. 160, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora das
Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil). - O negrito é meu.
7 – O MAL DE FILHOS DE CRENTES
BRINCAREM COM FILHOS DE INCRÉDULOS
“Outro mal
que tenho visto é que muitos pais crentes deixam os seus filhos brincar na rua,
juntamente com os filhos dos incrédulos. Isto é meter os filhos no fogo
infernal. Dentro de pouco tempo, os filhos dos crentes aprendem todo o mal que
existe no mundo.” (Artigos Históricos – Volume 1 – Mensageiro da Paz – Os artigos que
marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil, pág. 189,
1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro
– RJ, Brasil).
Coitados dos
filhos dos incrédulos, isso leva a crer que são pequenos instrutores capazes
para instruir, dentro de pouco tempo, “todo
o mal que existe no mundo”.
8 – DIZEM QUE O ÚNICO MOTIVO DE
PAULO PEDIR O USO DO VÉU ERA PARA AS MULHERES NÃO SEREM CONFUNDIDAS COM AS
PROSTITUTAS CULTUAIS
“É este o
único motivo de Paulo pedir que as irmãs usassem o véu.” (Pr. José Amaral. A
Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã
no Brasil, pág. 35, 4ª Edição, Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda.
Brasil).
As Bíblias
desses senhores que trabalharam duro na elaboração do tal livro, deve ser bem
diferente de todas as Bíblias existentes no mundo. Pois todas as Bíblias que
conheço são unânimes em afirmar que a causa/motivo do uso do véu são “os anjos”
(1Cor 11.10). Ainda não encontrei uma só Bíblia que esteja escrito desta forma: “Portanto, a mulher deve ter
sobre a cabeça sinal de poderio, por motivo
das prostitutas” (?). Tal argumento espalhafatoso é de origem satânica,
pois blasfema contra os mensageiros (anjos) de Deus, além de contradizer a
Bíblia não discernindo o santo, do profano; a luz, das trevas. Depois, ainda vem dizendo que há argueiro no olho dos outros, e não enxergam a trave dos próprios
olhos (Mateus 7.3).
9 - PARA SE ENTREGAR A JESUS NÃO SE
DEVE BUSCAR UMA IGREJA DIFERENTE DA AD
“Jesus é a
opção. Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer”, Jo 15.5. As pessoas que
ainda não se decidiram devem buscar
uma igreja evangélica, como a AD, e
se entregar a Cristo de todo o coração. A vinda de Cristo se aproxima.” (Artigos
Históricos – Volume 3 – Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história
e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil, pág. 205, 1ª Edição 2004, CPAD
– Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil). O
negrito é meu.
Para se entregar a Jesus, “devem” buscar uma Igreja evangélica como a AD. Sendo assim, como ficam as demais igrejas evangélicas diferentes
dela, que não são pentecostais? – Veja que o conselho se restringe apenas às
que são como a AD, descartando
as que não são. Vejamos a razão disso:
"A igreja do Novo Testamento era uma igreja pentecostal, em que operavam os dons do Espírito Santo. Logo, segue-se que qualquer igreja hoje, que rejeita os dons do Espírito Santo, ou que não os tem em operação em seu meio, não é uma igreja verdadeiramente neotestamentária." (C. Stamps, Donald. Epístolas Paulinas - III, 1 e 2 Coríntios - A disciplina na Igreja e o Ministério Evangélico, pág. 113, 2ª Edição/1994. Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus - EETAD, Campinas, São Paulo - Brasil). - O negrito é meu.
"A igreja do Novo Testamento era uma igreja pentecostal, em que operavam os dons do Espírito Santo. Logo, segue-se que qualquer igreja hoje, que rejeita os dons do Espírito Santo, ou que não os tem em operação em seu meio, não é uma igreja verdadeiramente neotestamentária." (C. Stamps, Donald. Epístolas Paulinas - III, 1 e 2 Coríntios - A disciplina na Igreja e o Ministério Evangélico, pág. 113, 2ª Edição/1994. Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus - EETAD, Campinas, São Paulo - Brasil). - O negrito é meu.
10 – QUANDO O NOSSO CORAÇÃO SE TORNA
TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO? – SEM RODEIOS A TEOLOGIA ASSEMBLEIANA RESPONDE
“A selagem
não se dá ao nascermos de novo ou sermos renovados pelo Espírito, mas quando
somos batizados no Espírito Santo; aí é
que o nosso coração se torna templo do Espírito Santo. Quem edifica um
prédio trabalha e entra várias vezes nele, antes de aprontá-lo; entretanto, só
vai morar no mesmo depois de concluída a obra.” (Artigos Históricos
– Volume 1 – Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia
do Movimento Pentecostal no Brasil, pág. 126, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil). – O negrito
é meu.
A explicação "teológica" parece “plausível”
(?), pois incute que o Espírito Santo fica entrando
e saindo do coração de quem nasceu
de novo, só então, depois da obra pronta, Ele decide fazer residência fixa
selando ou batizando o crente. O que ainda não foi selado ou batizado com o
Espírito Santo – segundo eles - não possui amparo bíblico para dizer a plenos
pulmões que é Templo do Espírito Santo, isto
é, Igreja de Deus. O mesmo é válido
aos próprios crentes pentecostais que ainda não receberam o devido batismo.
Enquanto isso, o Espírito Santo vive saindo e entrando de seus corações, e há os
que morreram sem o Espírito ter supostamente concluído a obra para “selá-lo”
sem concretizar Sua residência fixa. Sendo assim, o texto a seguir jamais
poderá ser atribuído aos que ainda
não foram batizados com o Espírito Santo:
“Não sabeis
vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém
destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois
vós, é santo.” (1Cor 3.16, 17).
11 - CALUNIAM A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO
BRASIL DIZENDO QUE ATEMOS APENAS AOS 4 EVANGELHOS
“Eles dizem
também, que devem se ater apenas aos 4 evangelhos, pois neles estão as palavras
ditas por Jesus”. (Pr. José Amaral. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda
a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág. 27, 4ª Edição,
Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda. Brasil).
Ora, todos
sabem que isso não procede. Mas vejamos o que a própria literatura deles diz contra os
caluniadores:
“Costuma-se
dizer que um caluniador é mais vil do que a baba do sapo e mais odiado que o
homicida; este, matando, só rouba a vida que nada vale; o caluniador rouba a
honra que vale mais que a vida finita.” (Artigos Históricos – Volume 2 –
Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história e a teologia do
Movimento Pentecostal no Brasil, págs. 32, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).
12 – PUBLICAÇÕES ATUAIS CONTRADITAM O
QUE JÁ PUBLICARAM NO PASSADO AO SEPARAR OBREIROS PARA PASTORES E EVANGELISTAS
“Acrescente-se
que são diversos os dons ministeriais. Pelo que diz: “subindo ao alto, levou
cativo o cativeiro e deu dons aos homens”, Ef 4.8. O texto bíblico nos mostra
que o Senhor Jesus deu dons aos homens. Quais são os dons? “Ele mesmo (Jesus)
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e doutores”, Ef 4.11. No versículo citado acima percebemos com muita evidência que o apóstolo
cita os dons que o Senhor concede aos ministros para o aperfeiçoamento do
Corpo, ou seja, da sua Igreja. Isto posto, por que alguém se atreve a dizer:
vamos separar fulano e beltrano para evangelistas? Quem autorizou a dizer:
Vamos separar sicrano para pastor? Ora, meu caro leitor, se nos assistisse o
direito de separar alguém para evangelista ou para pastor, também nos
assistiria o direito de separar alguém para apóstolo, para profeta e doutor. E
porque não fazem assim? Ora, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e
doutores são dons ministeriais e espirituais; pelo que somente o Senhor Jesus
pode conceder aos seus ministros através do Espírito Santo.” (Artigos
Históricos – Volume 1 – Mensageiro da Paz – Os artigos que marcaram a história
e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil, págs. 128 e 129, 1ª Edição
2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro – RJ,
Brasil).
Em razão
disto, diziam que seminários teológicos
eram “FÁBRICA DE PASTORES” (Gedeon). Nota-se que os ministros da Igreja primitiva eram
os anciãos, estes apascentavam o rebanho mediante os “dons espirituais” (Ef 4.8,
11) que o Senhor Jesus distribuiu a cada um.
13 – CONTRADIÇÕES SOBRE O DÍZIMO
“Infelizmente
eu tenho que dizer a verdade para estes irmãos: A Bíblia chama de ladrão aquele
que não entregam o dízimo do Senhor, e que o dízimo foi dado anterior a Lei, e
que Jesus não aboliu o dízimo”. (Pr. José Amaral. A Igreja do Véu – Igreja ou
Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág. 66, 4ª
Edição, Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda. Brasil). - O negrito é meu.
Mais à
frente, o devido pastor e todos os outros que o ajudaram na composição
‘apologética’(?) do devido livro entram numa flagrante contradição, desdizendo o
engodo de que Jesus não aboliu o dízimo:
“Como se vê,
o Cristão não está sujeito às leis do dízimo, como não está obrigado a guardar
e observar as festas judaicas, nem tampouco o sábado.” (Pr. José Amaral. A
Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã
no Brasil, pág. 76, 4ª Edição, Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda.
Brasil). - O negrito é meu.
14 – ATENÇÃO ANTI-PENTECOSTAIS! NÃO
FALEM CONTRA O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
“31 de maio.
(...) À noite falei a uma irmã denominacional sobre o batismo com o Espírito
Santo e os dons espirituais, e disse-lhe que a Palavra de Deus afirma que
aquele que fala contra essa mensagem não
receberá jamais perdão!” (Vingren, Ivar. Diário do Pioneiro Gunnar Vingren,
pág. 64, 5ª Edição/2000. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de
Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.
Complicou-se
então a situação dos batistas e outras alas do cristianismo que não crêem e
ainda falam contra a glossolalia - o falar em línguas.
15 – DIZEM EM ALGUNS SITES QUE NÃO HÁ
COMO AS MULHERES QUE TEM CABELOS “AFROS” OBEDECER 1CORÍNTIOS 11. 2.16
Dizem isso porque
talvez pensem que todas as irmãs da igreja de Corinto eram brancas e de cabelos
lisos. Mas vejamos o que diz a literatura assembleiana, ao discorrer sobre “uma visão universal e transcultural da
Bíblia”:
“Jamais nos
esqueçamos de que a Bíblia começou a ser escrita na África. Não é um livro
branco, como pensamos; ou exclusivamente negro. A Bíblia tem a cor de todas as
culturas; é contemporânea de todas as eras. Ela é um livro apaixonadamente
humano e comprovadamente divino.” (Artigos Históricos – Volume 3 – Mensageiro da Paz – Os
artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no
Brasil, págs. 158, 1ª Edição 2004, CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de
Deus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).
Sabemos que
Corinto era uma cidade transcultural, por ali passava e abrigava pessoas de
todas as partes do mundo e de culturas variadas, e os africanos não era
exceção. A carta paulina era extensiva a todos os crentes, independente de sua
cultura.
16 - SEGUNDO O Dr. ANÍBAL PEREIRA DOS
REIS (EVANGÉLICO BATISTA), A ASSEMBLEIA DE DEUS PUBLICOU NA REVISTA “A
SEARA”, O “TESTEMUNHO” DE UMA MULHER QUE SE CONVERTEU APÓS A MORTE, E NO
INFERNO - PODE ISSO?
“Trata-se de
UMA ASSOMBROSA CARTA DA RÚSSIA divulgada pela revista A SEARA, nº 172 de julho
de 1979, ano XXIII, páginas 10 e 11, órgão editado pela CASA PUBLICADORA DAS
ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL, cujo diretor é o Sr. Abraão de Almeida, um dos
mentores destacados desse grupo pentecostalista. A carta teve sua divulgação
sob inteira responsabilidade da própria revista em cuja apresentação se destaca
a seguinte frase: “UMA MULHER QUE ERA MEMBRO ATIVO DO PARTIDO COMUNISTA DA
UNIÃO SOVIÉTICA, DESPREZAVA OS CRENTES E VIVIA NO PECADO, MORREU, FOI AO HADES
E RESSUSCITOU CONVERTIDA CONTANDO SUA EXPERIÊNCIA E PREGANDO O EVANGELHO”.
(Pereira Reis, Aníbal. Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, págs.
50 e 51, Edições Caminhos de Damasco, São Paulo, SP – Brasil).
Após
reescrever em seu livro todo o dito “testemunho”, ele comenta:
“Impossível
omitir dois ou três comentários! Além de fantasiosa a carta é falsa. Não digo
falsa apenas em sua origem. Falsa em seu conteúdo. Começa por aí! Nem aparece o
nome da autora. Menciona apenas um isolado André desacompanhado do nome de
família. Falta outrossim referência a nomes de médicos. Enfim, um relato destituído
de qualquer base ou comprovação de sua veracidade. O fato em si é pura ficção. E descamba para as regiões espiritistas.
Aquela estória de o espírito ficar por aí a rodear e a rondar o corpo inerte...
A patacoada se restringiria ao gênero do conto e da anedota se não afetasse
diretamente ensinos evidentes da Palavra de Deus. As Escrituras Sagradas jamais
sugerem a permanência do espírito após a morte ao redor do corpo a espreitar as
reações dos circundantes. E onde já se viu uma revista dita evangélica supor a
possibilidade da conversão no inferno? A saída de alguém de lá? (...) E vá
alguém seguir-lhe os passos na pretensão de um aprofundamento na vida
espiritual...”. (Pereira Reis, Aníbal. Católicos Carismáticos e Pentecostais
Católicos, págs. 56 e 57, Edições Caminhos de Damasco, São Paulo, SP – Brasil).
– O negrito é meu.
17 – AFIRMAM NÃO ACEITAR O BATISMO
NAS ÁGUAS INVOCANDO A AUTORIDADE DO NOME DE JESUS CRISTO (ATOS 2.38) JUNTO A
FÓRMULA BATISMAL (MATEUS 28.19)
Contrariando-os,
o órgão oficial de suas igrejas concorda que tal proceder é correto e é a
maneira “mais pontual à Palavra de Deus”, o qual também já foi utilizado nas
Assembleias de Deus:
“Torna-se
muito claro que não existe nenhuma discrepância entre a fórmula de Mateus 28.19 e as expressões sobre a “autoridade” ou “em
nome do Senhor Jesus” ou de “Jesus Cristo” nas quatro referências supracitadas.
Muitas vezes quando efetuo um
batismo emprego tanto a fórmula como a expressão da autoridade, dizendo: “Irmão
(...), em nome (ou sob a autoridade) do Senhor Jesus Cristo, eu te batizo em
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Com isso todas as partes só
poderão ficar satisfeitas, pois estamos em plena obediência ao Mestre e
seguindo o exemplo que os apóstolos nos deixaram. (...) Em resumo, podemos
afirmar categoricamente que as passagens mencionadas, de Atos, provam que os
apóstolos não batizavam “em nome de Jesus” somente,
mas sim obedeciam ao Mestre usando fórmula de Mateus 28.19.” (Olson, N.
Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, págs. 63 e 64, Casa Publicadora das
Assembleias de Deus, 1985, rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.
Ao ler o
manuscrito do devido livro e convidado a prefaciá-lo, Samuel Nyström, teólogo
assembleiano, concluiu:
“Esperamos
que Deus abençoe esta obra, a fim de que sirva para compreensão desta verdade
tão importante e para a obediência mais pontual à Palavra de Deus.”
Curioso, que
muitos além de não obedecerem a esta verdade para obediência mais pontual à Palavra de Deus, ainda vivem a nos
criticar por obedecê-la.
18 – PALAVREADOS QUE USAM CONTRA NÓS
DENOTA AVERSÃO CONTRA A CONGREGAÇÃO CRISTÃ
“Líderes biônicos, seita, idolatrados,
idólatras, caducos anciãos, “crentes” (entre aspas), fanáticos”, e tantos
outros termos que, pasmem, tiveram da “ajuda do Senhor” (?). Tudo isso e
muitas contradições e inverdades adicionadas em um só livro, escrito e
recomendado por várias lideranças assembleianas, e ainda dizem que obtiveram da
“ajuda do Senhor”. (Pr. José Amaral.
A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação
Cristã no Brasil, 4ª Edição, Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda.
Brasil). – O negrito é meu.
Nesse caso,
não pode ser o mesmo Senhor que servimos,
pois o meu além de não compartilhar com o engano,
condena a mentira e destina a todos os
mentirosos ao fogo Eterno (Sl 101, Ap 21.8; 22.15). Com todos os impropérios
lançados contra a Congregação ainda falam em “amor”, mas não sabem o que denota
tal vocábulo nos ensinos dos apóstolos, se é "dom" ou "fruto do Espírito". Confiram a contradição entre publicações no item 19.
19 – NÃO SABEM O QUE VEM A SER O
AMOR, SE UM “DOM” OU SE É “FRUTO DO ESPÍRITO”
“O maior de todos os dons é o amor;
porém nenhuma pessoa poderá alcançá-lo se não for pela obra do Espírito Santo
de Deus “(...). (Pr. José Amaral. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda
a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág. 92, 4ª Edição,
Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda. Brasil). – O negrito é meu.
“O amor
não é um dom, de modo algum. Ele encabeça a lista do fruto do Espírito (Gl
5.22).” (C. Stamps, Donald. Epístolas Paulinas III – 1 e 2 Coríntios – A
disciplina na Igreja e o Ministério evangélico, Pág. 97, 2ª Edição/1994, Escola
de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD), Campinas, SP, Brasil).
No livro em
que dizem que o amor é um “dom”,
afirmam a plenos pulmões – coisa que eu duvido – que tiveram a ajuda do Senhor Jesus. A resposta
correta é que o "amor" é um dos frutos do Espírito, e não um dom.
20 – UM PASTOR BATISTA NÃO
PENTECOSTAL, MAIS UM PRESBÍTERO DA ASSEMBLEIA DE DEUS SE UNIRAM E ESCREVERAM LIVRO
CONTRA A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
Curioso que no
Séc. I, o partido dos fariseus não se
dava com o dos Saduceus, no entanto ambos tinham um adversário comum, o Senhor Jesus,
e O atacavam. Os fundadores das Assembleias de Deus foram excluídos da comunhão batista por pregarem o pentecostalismo na igreja batista que os
acolheram, causando divisão; em razão disto, os dois missionários suecos são taxados de... “Falsos irmãos”:
“Nessas
reuniões havia estranhas línguas e estranhos ruídos. Alguns membros da igreja
começaram a adotar as ideias dos falsos
irmãos.” (Gilberto Stefano, Pastor. A Origem – Descrevendo a História dos
Batistas, dos Católicos, dos Protestantes e dos Pentecostais, pág. 160, 2ª
Edição/2006, Marília – São Paulo, Brasil) - O negrito é meu.
Os assembleianos, por outro lado, alegam que o grupo que saiu
dos batistas ficou livre do “formalismo”
(Emílio Conde) ali existente. Gunnar chegou a afirmar em seu Diário que um dos batistas que
discordava dele pediu que deixasse a mensagem pentecostal de lado, em razão
disto incutiu que não estava lidando com um “verdadeiro cristão” (pág. 39), e que um evangelista batista estava “debaixo
da influência do Diabo” (pág. 41). Não entendo que comunhão religiosa pode haver entre um batista não pentecostal e um
assembleiano que é pentecostal. Batistas alegam que o pentecostalismo trouxe
“divisão e confusão”. Dizem isto pelo
fato de o pentecostalismo ter adentrado nas igrejas batistas e no ano de 1965, vejam no que deu:
“No plenário
mais uma vez surgiu o problema da renovação. O presidente vendo que isso
atrapalharia a campanha pediu que a questão fosse resolvida no ano seguinte.
Porém a intransigência dos reavivalistas foi tanta, que precisou ser resolvida
naquela convenção. Decidiu-se então pela exclusão
da comunhão as igrejas renovadas. Só
naquele ano mais de trezentas
igrejas se rebelaram e tiveram que ser excluídas.”
(Gilberto Stefano, Pastor. A Origem – Descrevendo a História dos Batistas, dos
Católicos, dos Protestantes e dos Pentecostais, págs 155 e 156, 2ª Edição/2006,
Marília – São Paulo, Brasil). – O negrito é meu.
Ora, havendo
exclusão da comunhão (excomungar) de alguém ou de um grupo apenas por ser pentecostal,
não entendo como se dão tão bem juntos para escreverem contra a Congregação Cristã...
Seria porque ambos têm um mesmo objetivo contra a devida Igreja? – Deixo a
resposta com o caro leitor.
Finalizando,
deixo claro que não estou declarando guerra contra os assembleianos - servos de Deus; aliás, meu adversário é um ser espiritual, caído do céu e falido. Que este
artigo sirva apenas como um despertar no sentido de melhor refletirem antes que se disponham
a escrever contra nós, nada mais que isso. Os pontos apresentados são apenas Vinte Razões Porque não sou Assembleiano.
Lutando pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 3).
Lutando pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 3).
No mais, um
forte abraço fraternal.
Romário N.
Cardoso
O VÉU, UMA EXCLUSIVIDADE DA CCB?
ResponderExcluirQuando se fala em véu logo vem á mente a CCB, que ganhou um apelido nada carinhoso de “Igreja do Véu”, dando a entender que a CCB é a única igreja que faz uso do véu durante os serviços espirituais, e por esse motivo a CCB tem hoje vários “inimigos” na grande massa pentecostal, que acreditam que o véu é um costume Oriental e não uma Doutrina, e por esse motivo a CCB estaria desviando pessoas da “verdade”.
Mas será que o véu é uma exclusividade da CCB? E seu uso é uma doutrina ou apenas um costume oriental?
Nem é necessário um estudo aprofundado para responder essas perguntas. Para surpresa de muitos o uso do véu é mais comum do que se imagina, falarei um pouco nessa matéria sobre igrejas que fazem uso do véu, e pasmem, entre elas está a Assembléia de Deus.
Igreja Católica Romana
O uso do véu foi revogado á pouco mais de quatro décadas pela Igreja Católica. Porem, o uso do véu não é proibido pela igreja, apenas não é obrigatório. Entretanto essa "tradição" milenar ainda existe na Igreja Católica Oriental.
O Cânon 1262 §2 do Direito Canônico dizia:
(Cânon = Regra ou doutrina da Igreja Católica)
“Os Homens na Igreja, enquanto assistem a missa, devem estar com a cabeça descoberta. As Mulheres, no entanto devem estar com a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão”.
Hoje em dia não é mais assim, o Código Canônico de 1917 sofreu mudanças em 1983, onde esse ensinamento foi intencionalmente excluído.
Assembléia de Deus
Quando o assunto é a Assembléia de Deus e véu nos vem certo espanto, porque em nossa mente, um não tem nada haver com a outra. Mas mesmo que os membros da Assembléia aqui do Brasil não saibam, a sua igreja também faz uso do véu durante o culto em algumas de suas igrejas na Itália. Mas o que causa mais espanto é que a Assembléia de Deus aqui no Brasil é uma das igrejas que consideram o véu uma falsa doutrina, estranho né?
Fundamento Bíblico do Véu
A “tradição” do uso do véu tem origem Bíblica, e é claramente explicada pelo Apóstolo Paulo em uma de suas cartas aos Coríntios. (1°Cor. 11.5-6).
“E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo a cabeça coberta, falta com respeito ao seu Senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com o véu, então rape o cabelo. Ora se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que use o véu”.
Portanto, o uso do véu representa a modéstia e a piedade da mulher que o veste, sua humildade e o seu louvor diante do Senhor Deus.
Por: Sihdhis Barros
a (ADI) Assembléia de Deus na Italia foi fundada pelo Giacomo Lombardi amigo e companheiro de Louis Francescon, varias outras igrejas no Brasil com menor numero de membros utilizam o véu sobre a igreja católica não gosto dessa comparação sincera opinião pois a luz da bíblia a mesma não a segue
ExcluirAD X CCB besteirol no fim ninguém tem a verdade acho que não podemos ficar incomodados com ataques feito pela AD não fico não ficarei quero apenas servi ao senhor não instituição temos nossas convicções devem ser respeitadas como nós devemos respeitar também talvez atacar nem sempre e uma solução não sei comentar essa postagem
ResponderExcluira paz
Verdade.
ResponderExcluirIrmãos, não uso meu texto no intuito de "atacar", tanto é que não utilizo no mesmo linguajar depreciativo, como muitos deles usam conosco. Estamos num país democrático onde todos exercem seu direito de concordar ou não das opiniões ou ideias. O exercício do respeito não significa concordar ou estar calado quando nossas crenças são atacadas. O verdadeiro respeito se pauta dentro duma discordância sem afrontas não se utilizando de termos pejorativos, dentro dessa circunstância eu respeito ainda que discordando.
Portanto, em meu texto há o respeito, mesmo discordando e apresentando minhas razões. O mesmo não se pode dizer de certas publicações contrárias a nossa fé que, discordando ainda faltam com o respeito para com os membros da Congregação, utilizando termos pejorativos, afrontosos. Se uns e outros preferem estar calados, que fiquem. Mas eu não consigo ficar quieto vendo a fé de meus irmãos sendo bombardeados e muitos incautos dentre nós sendo levados pelas inverdades ou textos torcidos, simplesmente para desacreditar a fé e enfraquecer os incautos... Em situação semelhante, não consigo acreditar que Paulo colocaria a Espada na bainha. Deus me alistou como soldado, me deu armas espirituais necessárias para usá-las, e é o que faço.
Não discordo que seja melhor muitos dentre nós permanecerem calados, cada um conhece seu potencial, sua vocação, cada um tem um dom diverso de outro e sua devida utilidade no Corpo de Cristo. Como cada soldado deve conhecer sua arma e a obrigação em saber utilizá-la, tenho certeza de uma coisa... Minha função é o mesmo dos "leucócitos" no sangue: - Combater qualquer elemento estranho que prejudique o bom funcionamento dos demais membros. Conheço irmãos que enfraqueceram na fé dando ouvidos aos ataques contra nós. Conheço o chamado de Deus em minha vida.
Paulo foi posto para instruir e para "defesa" (gr. apologia), esta é a minha função e a razão deste blog, creio que o título do mesmo é claro quanto a isso.
Deus vos abençoe.
aproveitando poderia postar também 20 argumentos por que não sou católico? falando do paganismo romano e tals que acha
Excluirirmão é possível algum irmão que tenha ministério ou não ser da maçonaria ??Qual a posição da Congregação Cristã em relação à maçonaria?
ExcluirNo ano de 1970 foi emitido o tópico n°17, que trata das sociedades secretas, e que é lido até os dias de hoje nas congregações. Ele diz:
"Somos alertados a ter muito cuidado com determinadas sociedades secretas que estão visando angariar membros no meio do povo de Deus; até servos de Deus são visados. QUEM INGRESSAR NESSAS SOCIEDADES SEJA DO MINISTÉRIO OU SIMPLES IRMÃO, SERÁ DESLIGADO DA COMUNHÃO DA IGREJA." Más será de fato ??
Bem, o tópico citado pelo irmão já é uma referência à possibilidade. Nenhuma igreja escapa dessa possibilidade, e isso inclui a nossa, aliás, uma mega igreja como a nossa bem pode haver. A Congregação já manifestou sua posição no devido ensinamento. Se há maçons e os mesmos são de conhecimento da nossa liderança e caso o devido ensinamento não é posto em prática, nesse caso, nossa liderança deveria sair da teoria, nada mais que isso. Entretanto, peço a todos que vamos nos ater ao tópico para não perdermos o foco.
ExcluirDeus abençoe.
Desculpa sair do tema mais é por que vemos acusações na internet sobre o ancião claudio Marçola apontando que ele é maçon e tem uma lista falando de varios anciões maçons e no meu ver o irmão claudio e o futuro presidente da ccb ai como fica ? é tambem vemos templos da ccb com arquitetura maçonica tipo central de santos central de curitiba inclusive dentro da central de curutiba tem piso em preto e branco e a nova de goiania que tem arquitetura islamica e algumas outras tenho medo Deus abençoe
ExcluirIrmão YURI,
Excluir1. O tópico, como já sabe, possui um tema. É pedido a todos os comentadores que se alinhem ao mesmo. Se nos desviarmos para assuntos diversificados, o tópico virará uma colcha de retalhos, e eu não permitirei isso.
2. Neste blog não é permitido acusações sem as devidas provas documentais, aliás, os que desejarem fazer devidas acusações procurem blogs específicos ou vá ao ministério do Brás fazer a denúncia por escrito, ou que vá nas igrejas onde os mesmos atendem e os denuncie, assim os tais terão direito de defesa perante os acusadores.
3. Sejamos adultos no entendimento, devemos ser cautelosos com muitos materiais existentes na internet, houve até quem foi processado por divulgar e denegrir a honra de outrem sem as devidas provas documentais.
4. Pronto! Até arquiteturas são citadas como supostas 'provas' (?) para fundamentar um argumento. Outros, até inventam que há formas de desenhos 'estranhos'(?) nas rendas dos véus das irmãs, ou seja, a mente humana inventa de tudo quando se quer ver algo.
4. Não sabia que tinha pisos específicos para igrejas, escolas, casas habitacionais, asilos, maçonaria, hotéis, etc., etc. Há! Em nossos hinários - já prestou atenção? - as letras são escritas em preto e o papel é branco; até nossas Bíblias não escapam destas duas cores... Amado, não sejamos supersticiosos.
5. Quanto ao "medo"... Este é o objetivo de muitas acusações que fazem contra nós, semear dúvidas, incertezas em muitos do nosso meio. O Lobo quer ver o povo disperso, por isso uivam de todos os modos; tenhamos cuidado, pois a ovelha de Cristo conhece a voz do seu Pastor; a dos Lobos só vem para matar, roubar e destruir.
6. Não será postado acusações dessa natureza contra quem quer que seja; a responsabilidade da devida citação fica sobre quem a proferiu sem as devidas provas e por apenas ter visto na internet, procurando assim, passar à frente as devidas acusações. Meu blog não segue a mesma linha de "outros" (gr. heteros) já existentes e não compartilha com tais ideias.
7. Este blog foi criado para "defesa" (gr. apologia) do que cremos, e não de atos ou ações de seus membros, cada um é responsável pelos seus próprios atos e terão de responder perante Deus e perante os homens, se necessário. Portanto, tenhamos juízo com o que vimos e divulgamos, é algo muito sério para ser pensado e repensado.
Deus vos abençoe.
então voltando ao tema irmão quero ressaltar que uma das enfase da AD contra a CCB e sobre a questão do véu e pelas minhas leituras e pesquisa descobri que a igreja primitiva foi uma igreja perseguida sobre o imperio romano (igreja catolica romana) portanto membros da igreja primitiva escondia e se reunião para os cultos embaixo da terra e desenhavam em rochas como era o culto e nesses desenhos as irmas tinham o cabelo coberto e na bíblia fala :As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissa, como também ordena a lei. "(mas estejam submissa)"< ou seja com véu
Excluir1 Coríntios 14:34
Quando os cristãos se refugiavam nas Catacumbas de Roma em razão da forte perseguição do Império romano, deixaram ali registros para as futuras gerações alguns marcos e/ou vestígios primitivos. Em meu livro, faço citação quanto ao mencionado pelo irmão. Deus o abençoe.
ExcluirA Paz de Deus;
ResponderExcluirQUEM NÃO É CONTRA NÓS É POR NÓS: : Pois bem, vejo esses opositores q tudo tem contra nós, e contra a doutrina que aprendemos , fundamentada na Palavra de Deus, e de acordo com a fé e doutrina que uma vez foi dada aos santos.
Deus abençoe.
O item 4 carece de melhor esclarecimento... a que fase da igreja o artigo se refere? A citação à igreja primitiva não é depreciativo...
ResponderExcluirEm relação ao item 5: Diz o texto “em São Bernardo...”. Vingren não teria aportado no Brasil em Belém? Se ele estava em São Paulo foi depois de ter passado por Belém. Ademais disso, sua citação à irmã Celina pode ser uma consideração pessoal, ou seja, o batismo com o Espírito Santo testemunhado por ele – em terras brasileiras.
Em relação ao item 7: a orientação é muito boa. De fato, amado, o mundo jaz no maligno e eu digo que nunca foi aconselhável que filhos de crentes fiquem na rua à mercê das artimanhas do diabo. O irmão concorda em deixar uma criança à solta com alguém que não comunga da mesma fé?
Por amor ao debate, vejamos como eram criados os filhos de judeus piedosos segundo Ralph Gower:
Quando o menino ia pela primeira vez à escola nos dias do Novo Testamento, ele chegava à sinagoga quando estava ainda escuro para ouvir a história de como Moisés recebera a lei. A seguir era levado à casa do professor onde tomava a primeira refeição, onde ganhava bolos com letras da lei escritas nele. Na escola, o menino recebia uma lousa com passagens das Escrituras. A lousa era lambuzada com mel. Ele tinha de traçar as letras através do mel com a pena e era natural lamber a pena enquanto trabalhava. A ideia é que ele iria compreender que a sua ida à escola era para absorver as Escrituras. Essa prática de aprendizado parece ter sido baseada num velho costume ao qual Davi se refere no salmo 19. (GOWER, Ralph. Usos e costumes dos tempos bíblicos.CPAD, São Paulo: 2002, p. 86)
Assim, é pelo menos razoável que os filhos de crentes não interajam com incrédulos (sem uma supervisão) até que tenham uma fé consistente para influenciar em vez de serem levados por maus hábitos. Além disso, a responsabilidade de levar os filhos a Deus é dos pais, que devem exercê-lo com o cuidado que a questão exige.
Item 9: também é forçoso dizer que os bleia estejam sendo exclusivistas. Infelizmente, amigo Romário, embora essa orientação seja bem remota, nunca foi tão providencial dar semelhante conselho a um eventual converso. Eu não sou bleiano e sim metodista, mas não hesitaria em dizer a alguém que sirva a Cristo numa igreja como a metodista. E ajo assim não por ser exclusivista, mas por não poder mais ser tão genérico em relação às denominações chamadas evangélicas.
Item 10: VOCÊ ESTÁ CORRETÍSSIMO (trata-se de um ensino, no mínimo, equivocado)
Item 12: Não esqueça que a palavra ancião nas versões em português derivam do grego πρεσβυτερος (presbuteros)
Item 13: Contradição incrível!
Item 14: Pega leve Romário... eles já não pensam mais assim...
Item 17: É só uma questão de palavras. O batismo é um ritual simbólico apenas....
4 - O ensino da Palavra de Deus não deixa espaço para "período", pois Jesus mesmo disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mateus 16.18), e Jesus disse que estaria com ela "todos os dias" (Mateus 28.20) até a consumação dos séculos. Portanto, Jesus nunca ficou sem Seu "Corpo" no decorrer dos dias, anos e séculos, ainda que perseguidos e em menor número.
Excluir5 - Creio que o amado leu o devido ítem às pressas sem o devido cuidado. Observe que é dito "DÉCADA DE 20", o que ocorreu cerca de 10 anos ou mais após ele ter chegado em Belém, Sobre o devido batismo, ele não diz "testemunhado por mim", mas aponta a "primeira operação feita pelo Senhor Jesus em terras brasileira", o texto é claro como água e não permite outra interpretação.
7 - Amado, meus filhos brincam em frente de casa com os filhos dos incrédulos meus vizinhos. Não é estar "soltos"(?). Digo mais, quando o devido texto foi redigido, não tinham os devidos problemas que temos hoje. Crianças são inocentes, o mal está nos adultos. O texto é um preconceito contra os "filhos" e não contra os pais. Os "filhos" (crianças) é que é o "sujeito" da sentença, e não os pais. Está indicando os pequeninos como pequenos instrutores de "todo o mal que há no mundo", Não concordo com isso, pois é um absurdo e preconceito para lá de pueril! Não misture "judaísmo" com doutrina cristã! Por causa do judaísmo, Pedro nem queria comer com os cristãos gentios, coisa que Paulo repreendeu-o, pois não estava discernindo a universalidade do evangelho. Os costumes judaicos condenava Jesus por aceitar a oferenda de uma "pecadora'. Destarte, Paulo admoesta a igreja a se apartar do que se diz irmão, for "desordenado", mas nega quanto aos incrédulos, pois se assim fosse, seria necessário "sairmos do mundo".
9 - Pois é exatamente aí que reside a contradição apresentada por mim contra eles. Nos condenam exatamente por isso, quando na verdade fazem a mesma coisa. O irmão não entendeu exatamente por ser metodista e não assembleiano, pois creio que eles entendem o "recado".
12 - Sei disso. Se eu fosse comentar sobre algumas contradições deles sobre o tema, iremos longe, em razão disso, não desejo estender este o assunto.
14 - É que eles estão tão acostumados a pronunciar a palavra "exclusivista", que eu resolví apontar o lado exclusivista do devido fundador das Assembleias de Deus.
17 - Não é o caso de ser ritual ou não, que é colocado em apreço, mas a CONTRADIÇÃO reinante entre aquilo que as lideranças condenam com a aceitação oficial publicado pela CPAD.
Deus o abençoe.
Em relação ao Item 4, repito: Se o autor do artigo se refere à Igreja oficial (romana) está certo em dizer que esta caiu miseravelmente, assim como a igreja de Laodiceia:
ResponderExcluir"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" (Apocalipse 3 : 17)
Além disso, o título do item é tendencioso: “NOTICIARAM QUE A IGREJA PRIMITIVA, A “NOIVA”, CAIU MISERAVELMENTE NAS GARRAS DO ADVERSÁRIO (DIABO)”. Em nenhum lugar do texto o articulista diz que a igreja primitiva caiu. O termo “noiva” entre aspas dá sentido conotativo à sua significação e torna-o extremamente subjetivo, é verdade, mas a prova de que ele não se refere à Primeira Igreja é quando diz: Jesus está restabelecendo a sua igreja pentecostal, entregando de novo as preciosas jóias que foram roubadas da primitiva igreja. O autor não deprecia a Igreja primitiva como você tenta afirmar no título. Não no texto que você mesmo colocou.
Meu caro, vejo seu cuidado com o texto bíblico e confesso que tenho me dedicado mais a estudar a questão do véu, mas, quando você diz que alguém disse uma coisa que, de fato, não está escrito, toda sua argumentação cai por terra. 99 % de verdade + 1% de mentira é igual a MENTIRA. Não faça isso, você não precisa disso.
A respeito do "judaísmo", vale lembrar que o cristianismo se assenta sobre suas bases. Disse Jesus que a salvação vem dos judeus. Outrossim, a própria igreja teve seu início com as bases do judaísmo. Por exemplo, vc mesmo já disse aqui que os primeiros irmãos se reuniam na sinagoga (a sinagoga é judaica ou cristã?). Também aqui no blog vc mesmo já fundamentou a questão da ausência de flores no lugar de culto como uma prática judaica, que foi praticada pela igreja primitiva e que se estende até os dias de hoje. Assim, se você escolhe o que quer do judaísmo para fundamentar uma prática, isso acaba virando sofisma.
Quanto à criação dos filhos, sinceramente, não consigo entender como alguém pode conceber a ideia de que é normal um filho de crentes brincar à solta com descrentes. Sabe-se que o caráter de um indivíduo é formado na sua infância e, por isso, nada mais justo que proteger a criança de más influências. Na verdade me assusta vc entender isso como normal. A ideia separatista da bleia, de fato, continha exageros, mas, à luz do texto bíblico, Deus sempre exigiu a separação do seu povo (ainda que a Bleia tenha exagerado). Deixar uma criança na rua, só ou acompanhada, hoje ou em qualquer época, é, no mínimo, estranho. A rua nunca foi escola pra ninguém.
Não é novo que as más conversações corrompem os bons costumes.
Além disso, Romário, esses obreiros não tinham o preparo necessário e confundiram costumes com doutrina, além de viverem um evangelho exclusivista durante muito tempo.
O que percebo e o que me parece é que a Bleia faz questão de "amarrar a ideia de que a CCB é uma seita". O que não concordo, desde que a CCB não assuma postura exclusivista, porque se ela assim o fizer caracterizar-se-á sim como seita.
Ainda a respeito do item 12: “Anciãos” é πρεσβυτερος (presbuteros) no grego! Independente do que disse a AD, o que você entende se uma igreja adota o título de presbítero para um líder?
Item 4: O amado está fazendo confusão. Examine que há epístolas direcionada para VÁRIAS IGREJAS, inclusive à igreja que estava em Roma. Pergunto, então: - Quantas noivas ele tinha? - Apenas 1. O Jesus que eu sirvo e conheço pelas Escrituras não é "polígamo". Portanto, todas as igrejas formam "a Noiva" do Senhor. Quanto ao que vem a ser a igreja do Senhor, não é a que se desvia da sã doutrina, as próprias Assembleias de Deus te responde essa questão:
Excluir"A verdadeira igreja é aquela que se mantém em tudo fiel à sã doutrina bíblica".(Lições Bíblicas - Aluno, A Igreja e a sua Missão, 1º Trimestre de 2007, pág. 58, Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).
Portanto, tendo ela se desviado, jamais poderia ser "a Noiva" do Senhor Jesus. Destarte, é um erro gritante dizer que a igreja que estava em Roma era "a Noiva", a de Corinto "outra Noiva", a de Efeso outra, a de Tiatira, outra, a de Filadélfia, outra... Que Jesus polígamo é este que o amado está apresentando? A Escritura, ao se referir "a Noiva", sempre diz no SINGULAR, jamais no plural como tendo muitas! Note ainda, que quando o texto diz "Jesus está restabelecendo a sua igreja pentecostal", era porque a igreja primitiva era "pentecostal", dizem eles. As "jóias" que a igreja primitiva perdeu nada mais era do que os "dons espirituais", sem os dons, ela é "morta e fria", é a farinha SEM "o azeite". Não me venha com essa fábula de 'primeira igreja', segunda, terceira ou quarta... Por favor, vamos deixar de invencionices.
Quanto às crianças dos incrédulos, me perdoe, mas o que mais me assusta é o preconceito direcionado a elas. É verdade que o caráter de uma criança é formada em sua infância... pela influência dos pais. O amado que me perdoe, mas muitos pais incrédulos tem mais caráter a ensinar a seus filhos que certos pais crentes. Neste caso, os filhos dos incrédulos é que estão correndo perigo com as más influências. A Bíblia diz que há ímpios que obram como justos, e há justos cujas obras são de ímpios ( Eclesiastes 8.14)!
Realmente, estou espantado com tamanho preconceito contra as pobres crianças, só porque os pais não são crentes suas crianças são más influências! É claro que um pai vai deixar seu filho ou filha brincar com quem se conhece. Se eu conheço o meu vizinho, sei da índole dos pais e dos filhos, só porque são "incrédulos" serão suas crianças "más influência"? - Me perdoe, mas isso me cheira a fanatismo religioso.
Quanto a questão "judaísmo", sabemos que algumas coisas adentraram nas igrejas cristãs, costumes sadios e que tem bases Bíblicas. Não é escolher "o que quero", apenas denoto aquilo que possui respaldo Bíblico. Quanto ao dito "as más conversações corrompem os bons costumes", examine o contexto e veja que está tratando dos desvios doutrinários ensinado pela má influência dos "adultos", e não de crianças que estão a brincar! Texto sem contexto além de ser pretexto direciona ao sofisma! Pelo jeito, parece que nunca foi criança. Duas crianças femininas que estão a brincar de boneca, o assunto da brincadeira é boneca, o menino carrinho. Desculpe-me, mas estou perplexo quanto ao que defende. Quanto aos "obreiros", Vingren tinha estudo teológico, e o que disse que quando se é batizado com o Espírito Santo é que o cristão se torna Templo do Espírito Santo, foi dito por um teólogo. Ademais, o devido jornal estaria aos cuidados de leigos? - Creio que não.
Irmão Paroleiro, o vocábulo ancião, possui o seu correspondente grego "presbyteros", como também um correspondente hebraico "zaqen". A igreja primitiva estava sob a liderança do "presbitério" - corpo de anciãos. É adotar a forma de governo presente na igreja primitiva. É mister fazer distinção entre "dom" e "ofício", são coisas distintas.
Deus o abençoe.
Deus o abençoe.
Ah! eu esquecí de mencionar algo: O texto diz que "a Noiva" caiu miseravelmente não nas mãos, mas nas "garras do Adversário". Mais à frente diz que "as jóias foram roubadas da primitiva igreja". Portanto, ao falar de "a Noiva" que caiu nas garras do "Adversário" ( o ladrão que rouba, mata e destrói) está ligado à "primitiva igreja" cujas jóias foram roubadas. Quem roubou? - O Adversário, o único que a Bíblia diz que rouba, mata e destrói. Já leu a parábola do semeador? Lá também fala do "ladrão" (Inimigo/Adversário) que rouba. O contexto supramencionado é muito claro, e não adianta querer torcer o sentido claro que está muito claro, é inútil seu esforço.
ExcluirRomário,
ResponderExcluirDiante de seu conhecimento e sabedoria, recolhe-mo a minha insignificância. Estou tentando torcer o texto, sou preconceituoso contra crianças e não entendi o texto. Portanto, prometo - a mim mesmo - não me atrever a argumentar com estudiosos de tão elevada estirpe.
Quando cito o judaísmo é uma catástrofe, afinal, quem sou eu pra falar de judaísmo? Nem sequer tenho uma biblioteca em casa. Perdoe-me por dizer o que disse - sou mesmo um parvo. Foi mal.
Deus o abençoe.
Amado irmão O Paroleiro, todos aqui somos alunos e aprendemos do único Mestre, Jesus Cristo. Não estou aqui no intuito de querer ser mais que os outros, pelo contrário, somos ensinados a considerar os outros superiores a nós mesmos... Mas, em questão de troca de ideias e interpretação do devido texto, não podemos fugir do sentido único ali presente. Devemos analisar um texto em seu contexto, nada mais que isso e é o que procuro fazer. Quanto ao dito 'estudiosos de tão elevada estirpe', perdoa-me, pois, tal expressão na linguagem Bíblica de se apresentar como "menor", na verdade tende a apresentar-se como MAIOR(Mateus 23.11).
ExcluirApenas defendo minhas ideias quando vejo que estão verdadeiramente embasadas, fundamentadas; nada mais que isso. Defendê-las, não constitui que eu esteja sendo soberbo, um suposto 'estudioso de tão elevada estirpe'(?), pois tal termo foi empregado no contexto do nosso diálogo.
Deus o abençoe.
Para provar o que digo, veja o que se encontra registrado nos ensinos teológicos das Assembleias de Deus:
ResponderExcluir"A igreja do Novo Testamento era uma igreja pentecostal, em que operavam os dons do Espírito Santo. Logo, segue-se que qualquer igreja hoje, que rejeita os dons do Espírito Santo, ou que não os tem em operação em seu meio, não é uma igreja verdadeiramente neotestamentária." (C. Stamps, Donald. Epístolas Paulinas - III, 1 e 2 Coríntios - A disciplina na Igreja e o Ministério Evangélico, pág. 113, 2ª Edição/1994. Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus - EETAD, Campinas, São Paulo - Brasil).
Portanto, amado, toda e qualquer igreja não pentecostal, para os assembleianos, "não é uma igreja verdadeiramente neotestamentária", e isso inclui a sua, caso não seja pentecostal.
Será que eu preciso explicar com mais detalhes o que isso implica conectando-se na questão em que o amado assume uma postura de teimoso? - Creio que não.
Deus o abençoe.
A paz de Deus; irmão Romário e os demais irmãos; te pergunto: Qual é o correto dizer que nós crentes somos pentecostais, sendo que a palavra PENTECOSTES : vem da palavra grega pentekostē que significa quinquagésimo dia. A Festa de Pentecostes acontece sete semanas depois da Páscoa - mais exatamente, 50 dias - e dura um dia. Inicialmente, na "Festa da Colheita", como era conhecida, os judeus ofereciam a melhor parte de suas colheitas a Javé. Depois, passaram a comemorar Pentecostes como a "Festa da Aliança" entre Deus e seu povo. No caminho dos judeus à Terra Prometida, no monte Sinai, o líder Moisés recebeu de Deus as tábuas com os 10 mandamentos.
ResponderExcluirCRISTÃO :
" Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos" -Atos 11:26
Deus Abençoe.
Amém!
ExcluirIrmão Welbe, em meu estudo utilizo o termo "pentecostal" segundo o uso dado no meio evangélico: - "Aquele que crê na atualidade dos dons espirituais". Não utilizo aqui, o significado do termo no conceito da Lei. Certo é, enquanto os judeus comemoravam o pentecostes OFERECENDO o melhor da terra, bens materiais, Deus estava oferecendo aos discípulos cristãos os bens espirituais, portanto, uma festa com oferendas espirituais direcionadas para a igreja:
1) Os judeus ofereciam bens naturais de baixo, para cima.
2) Deus oferecia aos cristãos bens espirituais de cima, para baixo.
"Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó Senhor, na luz da tua face."(Salmos 89.15).
A Igreja recebeu vida no sangue do Senhor Jesus, em pentecostes a Igreja foi revestida de poder.
Deus o abençoe.
A Paz de Deus;
ExcluirFiz está pergunta ao caro irmão, não visando seu interessante estudo; mais sim pq, uns dos Anciões (ccb), considerado uns dos mais velhos e respeitado do nosso meio, mencionou no púlpito , por ocasião de um determinado líder(pastor), de certa denominação que ou indagou: se nós da ccb, somos pentecostais ,e o mesmo respondeu que não somos pentecostais, mais cremos nos dons de Deus, provando nas escrituras estas cousas...
Deus o abençoe
Sei disso, amado. Somos pentecostais apenas no que concerne às "crenças na atualidade dos dons espirituais", apenas neste sentido; nada mais que isso. Este é o principal sentido dado entre os que creem nas manifestações dos dons de Deus.
ExcluirDeus o abençoe.
ResponderExcluirCCB UMA RELIGIÃO, SEITA OU HERESIA?? O QUE É RELIGIÃO E QUAL É A DIFERENÇA DE SEITA E HERESIA?
RELIGIÃO: Deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação". Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de religião, abrangendo seitas e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, além do mundo físico.
SEITA: Derivado da palavra latina "Secta", nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.
Sendo assim o hábito de algumas igrejas chamarem uma igreja rival de seita, não têm apoio na definição do termo.
Também vemos hoje em dia, muitos ministérios se referindo a CCB como uma seita herética, mas o que é Heresia?
HERESIA: Derivado do termo latino “Haíresis”, traduz –se como uma doutrina que não concorda e se opõe a dogmas religiosos, por exemplo: O Cristianismo é uma heresia para o Judaísmo, ou mais comum: O Catolicismo é uma heresia para o protestantismo (evangélicos), embora ambos seja Cristãos.
Portanto a tentativa de outras igrejas, de denegrir a imagem da CCB classificando-a, como “seita”, ou “movimento herético” é totalmente nula, mediante os esclarecimentos aqui apresentados.
Por: Sihdhis Barros
A Paz de Deus irmão Romário; como eu percebo o texto destaca AD X AD, (assembleia de Deus verso Assembleia de Deus); esses teólogos dizem se tão sábios e tropeçam nos seus próprios ensinamentos , que absurdo e apontamento, eles não sabem que dizem e afirmam...se as igrejas AD continua-se como os mesmos ensinamentos do passado, com certeza muitos templos trocariam as suas placas para o nome CCB; como já ouvi alguns testemunhos que algumas "assembleias de Deus" passaram para CCB...Deus Abençoe.
ResponderExcluirAmém. Minha matéria apenas aponta os ensinos controversos no decorrer da história, ensinos estes que na atualidade são apresentadas em três volumes como que "DISTRIBUÍDAS DOS CÉUS".
ExcluirQuanto aos ditos "testemunhos", sejamos cautelosos para escrever e postar apenas o que possamos provar. Agindo assim, demonstramos nosso compromisso com a seriedade no que concerne a Apologética Cristã, algo raro nos dias atuais, pois muitos que se intitulam Apologistas se baseiam mais no "disse-que-disse" do que em provas documentais e/ou escritos literários sérios, confiáveis.
Deus abençoe.
A PAZ DE DEUS; "Quanto aos ditos testemunho", eu ouvi um desses testemunhos na boca de um irmão Idôneo, pertencente ao oficio ministerial.
ResponderExcluirDeus o abençoe.
Tudo bem, amado. O que eu disse, diz respeito apenas as afirmações sem provas. Caso o irmão citado (do ofício ministerial) conheça o lugar onde de fato ocorreu o mencionado caso, não há problema algum mencionar. Pois, se algum leitor deste blog desejar saber - com perguntas - onde ocorreu o devido fato, o irmão mesmo poderá indagar a pessoa que deu tal testemunho.
ExcluirEu sei que o irmão citou algo que sabe ser verdadeiro, confiando na idoneidade de quem proferiu. Afinal, todos somos ensinados a não contar testemunhos que ouvimos de segundos, que por sua vez ouviu de um terceiro, e este de um quarto. Sei que há muito disso em nosso meio como em outras igrejas também, devemos ser cautelosos; no entanto, creio não ser este o seu caso e do irmão supracitado, que isto fique bem claro.
No mais, um forte abraço fraternal.
Deus o abençoe.
Centenário da Congregação Cristã
ResponderExcluirOficialmente não houve nenhuma comemoração. Alguma lembrança sobre o jubileu aconteceu entre os membros, como, por exemplo, a criação do blog centenário da CCB.
Do ponto de vista acadêmico, os cem anos da Congregação Cristã no Brasil renderam alguns eventos e, agora, um recente artigo. Trata-se de Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário, a trajetória de uma igreja brasileira, de Yara Nogueira Monteiro, ex-professora da Universidade Metodista de São Paulo e atualmente pesquisadora no Instituto de Saúde (SP).
Contém alguns erros históricos (como, por exemplo, tratar Helen Carriere como irmã de Francescon, ou afirmar que Daniel Berg foi membro da Missão Pentecostal de W. Durham, ou, ainda, ignorar a complexa história do movimento pentecostal ítalo-americano quando do diagnóstico da pequena quantidade de igrejas da Congregação Cristã nos EUA e na Itália), mas não compromete o resultado final do trabalho.
Boa leitura.
Pílulas Cristã.
Interessante...
ExcluirQual o título do livro?
Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário, a trajetória de uma igreja brasileira
ResponderExcluirYara Nogueira Monteiro
Resumo
Este artigo analisa a trajetória da Congregação Cristã no Brasil, uma igreja brasileira, que representa o marco inicial do pentecostalismo nesse país e que tem sido pouco pesquisada. Ao longo desses cem anos apresentou um crescimento continuo tanto dentro como fora do país, adquirindo características de dimensão transnacional [1]. Sua expansão é baseada unicamente na ação individual dos fiéis dentro da premissa do sacerdócio universal. Representa um fenômeno de grande interesse dentre o campo religioso, pois longo de todo esse período manteve sempre coesão interna, não apresentou rupturas ou dissidências; não sofreu influências do neo-pentecostalismo e se manteve fiel aos princípios que a norteiam desde início do século XX.
Texto Completo: PDF
obs: A PAZ DE DEUS. Irmão Romário entra no site "Pílulas Cristã" e abaixa o PDF completo no seu computador. Deus Abençoe.
Caro Daniel, gostaria que refletisse sobre o seguinte questionamento:
ResponderExcluirQuem deu o primeiro tiro para começar essa guerra entre CCB e AD?
Com todo respeito, acredito sinceramente que foi a CCB. Claro que não são todos, mas a maioria do irmãos da CCB são altamente preconceituosos, tratam com desprezo os irmãos de outras denominações, particularmente os da AD. Repito que não são todos que agem desse maneira, mas infelizmente são uma minoria. O cooperador responsável pela Casa de Oração do meu bairro, por exemplo, é uma pessoa excelente, exemplo de servo de Deus, uma pessoa altamente humilde e respeitosa. As pessoas da comunidade, inclusive aquelas que não são da CCB, gostam muito dele. Inclusive acho que ele dá de 10 a 0 em muito pastor. Mas ele é uma exceção da exceção da exceção.
Digo isso meu irmão por experiência própria. Cresci em uma família problemática, mas desde pequeno frequento a AD e sempre procurei ser um bom cristão. No entanto, tenho alguns familiares (tios) que são da CCB que me perseguiram durante toda a minha adolescência só pelo simples fato de eu ser da AD e não da CCB.
Embora sempre discordasse de alguns pontos específicos de doutrina sustentados pela CCB, principalmente o seu NOTÓRIO EXCLUSIVISMO, até admirava alguns coisas da igreja como a organização (de fato são muito organizados, muito mais que a AD), a orquestra, a solenidade dos cultos, etc. No entanto, devido a tanta insistência dos meus tios e de outros membros da igreja, principalmente a falta de respeito, isso me sentir uma certa ojeriza por essa igreja.
Só para você ter uma ideia até onde chegava o nível de desrespeito, como eu não queria deixar a AD e passar para a CCB, meus tios e outros "irmãos" da CCB chegaram a insinuar que eu não queria a "Verdadeira Graça" porque queria "faturar" como pastor quando crescesse. Hoje, com 30 anos de idade, nunca quis ser pastor, sou simples membro da igreja, não porque ache que ser pastor seja algo desonroso ou indigno, mas por que acredito que não tenho vocação para esse ministério que, a meu ver, é de muita responsabilidade.
Caro Fran Cisco, inicialmente agradeço-lhe pela visita em meu blog, assim como o respectivo comentário.
ExcluirO amado pediu-me para refletir sobre o seguinte questionamento:
"Quem deu o primeiro tiro para começar essa guerra entre CCB e AD?"
Seu questionamento parece que denota falta de conhecimento histórico sobre ambas as igrejas. Ensinamentos antigos presente na literatura da CCB, assim como a doutrina oficial não é exclusivista. Louis Francescon reconhecia que há pessoas salvas em outros meios não pentecostais; já o fundador da AD, Gunnar Vingren, pelo contrário, dizia que quem falava contra os dons espirituais "não receberá o perdão JAMAIS"! Assim, ele fazia do reduto pentecostal um grupo "exclusivista", somente os favoráveis são os detentores do perdão de Jesus. Sem contar que o ENSINO TEOLÓGICO das Assembleias de Deus afirma que uma igreja que não crê na atualidade dos dons espirituais e cujos dons não manifestam em tais meios, "NÃO É" uma igreja "VERDADEIRAMENTE NEOTESTAMENTÁRIA"! Com isso, somente as igrejas "pentecostais" são as verdadeiras e as outras (gr. heteros) são falsas! Não seria isso - conforme citação sua - um "NOTÓRIO EXCLUSIVISMO?"... Oficial?!
Isso, meu amigo, é coisa antiga! Creio que a sua nobre e ilustre pessoa deve ter conferido as citações bibliográficas de vossas publicações citadas em minha matéria.
É verdade que há irmãos em nosso meio conforme você mencionou, mas se "esquece" de dizer que o mesmo ocorre no reduto assembleiano tal qual entre nós. Para entender melhor o que digo, vou citar um exemplo:
Pouco tempo atrás em minha pequena cidade, de uma única igreja Assembleia de Deus saíram 3 presbíteros e 1 missionária e com todas as suas famílias migraram para a CCB. Um dos presbíteros da AD foi na casa de um dos "presbíteros" - agora membro da CCB - e procurou de todos os meios persuadi-lo para o mesmo não ficar na CCB, mas que fosse para outra igreja - menos para a CCB! Nada o fez mudar de ideia.
Quanto à irmã "missionária" - agora membro da CCB, disse-me ela que procuraram de todos os meios persuadi-la também para que não fosse para a CCB. Pessoalmente, ela me disse que tudo o que falavam da CCB - nos meios assembleianos - ela pode constatar pessoalmente ao nos ter visitado pela primeira e seguintes vezes, que não era verdadeiro, até "estudos" ela já fez usando livro publicado por pastores da sua igreja, mas que ficou MARAVILHADA ao entrar na CCB, pois pensava que iria se deparar com um povo 'frio', sem a virtude do Espírito Santo, pois a própria literatura elaborada por líderes assembleianos afirmam que NÃO HÁ unção do Espírito Santo na Palavra pregada e exortada em nosso meio... Uma blasfêmia.
Também, creio que não são todos os membros e lideranças assembleianas que pensam e falam mal de nós.
Digo mais, daquilo que muitos assembleianos apontam contra a CCB, vários artigos batistas falam contra vocês - assembleianos, inclusive que são PROSELITISTAS. Aliás, contrapondo seu argumento, vários pastores assembleianos são favoráveis a um livro - publicado por pastores da AD - que se alguém vir para a CCB estará "CAINDO DA GRAÇA"(?)... tem cabimento isso?
E o pior, é que recomendam tal livro às suas membresias como "Manual de Orientação".
Mudando de assunto, sabia que cerca de 3.000 líderes evangélicos queriam vínculo trabalhista? O amado já ouviu falar em "Sindicato" formado por pastores de diferentes igrejas, que criaram o "Sindicato dos Ministros de Cultos Religiosos Evangélicos e Trabalhadores Assemelhados no Estado de São Paulo (Simeesp)"? - Até registraram junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, mas ao que parece, tempos depois tiveram o Registro sindical cancelado. O presidente do respectivo Sindicato era da Assembleia de Deus. Pesquisa feita em 19/09/2013.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc22079913.htm
Deus o abençoe.
Quanto ao tal "Sindicato de Pastores" é um completo absurdo. Se querem maior proteção social, que contribuam individualmente com o INSS como qualquer trabalhador sem vínculo empregatício, já que recebem remuneração da igreja.
ResponderExcluirEm 2011, houve uma sessão comemorativa do centenário da AD na Câmara dos Deputados, na qual os assembleianos simplesmente ignoraram (mentiram) que eram os primeiros pentecostais no Brasil. Não sei por qual motivo, mas isso é papel de mentiroso, ao qual está reservado o seu destino em Apocalipse.
ResponderExcluirO artigo da Dra. Yara Monteiro está em off, porém ainda é possível acessá-lo em cache neste link:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ckx06M-BleUJ:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/download/2116/2354+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Deus abençoe e A Paz de Deus aos caros irmãos.
Mas que coisa!!!
ResponderExcluiro que esta expresso no que nao foi escrito por alguem acima é que aqui é a grande defesa denominacional... Caros... quando Cristo voltar... vai peneirar o joio do trigo... denominação.. placa de igreja... nao vao entrar no céu... precisamos seguir a Cristo... não a denominações... em todas ha joio e trigo entre a membresia e também a liderança...
infelizmente essa eh uma realidade que devemos aceitar
ResponderExcluirate nos tempos da igreja primitiva ja existia a DIVISÂO
mas se querem saber minha opiniao eh a seguinte
eu faco minha parte prego A PALAVRA
NADA MAIS E NADA MENOS QUE A PALAVRA nao adianta fik lutando contra doutrinas de outras igrejas como gamaliel falou "se oque eles estao fazendo ou pregando eh de JESUS eles prevalecarao. do contrário eles desfalecerao"
entao irmaos que cada um faca sua parte
um abraço ao autor desse artigo e que ele faça oque eu recomendo aqui tbm
Fico agradecido pela sua participação neste blog, amigo João Rodrigues. O fato de haver divisões na igreja primitiva não impediu o apóstolo de falar algo a respeito e até de alertar sobre pseudos ensinos. É verdade, cada uma faça sua parte em prol do evangelho, eu estou fazendo a minha e espero que continue colaborando também. No tocante a este meu blog, o nome é APOLOGIA - EXAMINANDO ARGUMENTOS, portanto uma "defesa" contra argumentos com que nos atacam. Defender-se é um direito, quer seja coletivo ou individual.
ExcluirMeu blog tende à uma defesa genuinamente bíblica, mas sem deixar de contra-atacar argumentos que considero espúrio, diga-se de passagem... Mostro apenas o outro lado da moeda.
Este artigo nada mais é do que uma resposta à um livreto com título semelhante que fizeram contra nós... Portanto, uma apologia!
Quem quiser ficar impassível contra ataques, que o ficam; eu, pelo contrário, me sinto como soldado que não só se defende, mas usa do mesmo direito em mostrar que o telhado daqueles que nos criticam também são de vidro.
Um forte abraço e que Deus te abençoe
Romário
O véu já foi rasgado!!!!!!
ResponderExcluirSim. O véu que o nobre palestrante se refere diz respeito à grossa cortina que ficava no âmago do templo.
ExcluirNão se refere ao véu que Paulo, sob inspiração divina ensinou à igreja no tocante a oração e profecia.
Examine o contexto da sua citação, afinal, texto sem contexto nada mais é que pretexto para heresias.
Shalom ha'elohîm