segunda-feira, 18 de março de 2013

SUPOSTO DIÁLOGO ENTRE DOIS EVANGÉLICOS – UM DA CCB E O OUTRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS


Os dois pegaram um ônibus e por acaso sentaram um ao lado do outro. Certo tempo depois, o assembleiano puxou conversa com membro CCB, dizendo:

Assembleiano: Como os tempos mudaram com os meios de transportes modernos, as grandes distâncias se tornaram pequenas. Está na Bíblia, lá no livro de Daniel, que muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará (Daniel 12).

Membro CCB: - É verdade, você é evangélico?

Assembleiano: - Sim, sirvo a Deus na Assembleia de Deus, a maior igreja pentecostal do mundo! Pelo seu jeito, você também parece que é evangélico, acertei?

Membro CCB: - Sim. Pela graça e misericórdia de Deus, sirvo a Deus por Jesus Cristo na Congregação Cristã no Brasil.

Sorridente, o assembleiano diz: - Ah, você é da igreja do véu!

Membro CCB: - Não, prefiro que diga: - igreja do Senhor Jesus.

Assembleiano: - Como você não estuda a Bíblia e não tem noção de hermenêutica, sabia que o uso do véu não é mandamento, mas apenas uso e costume local?

Membro CCB: - Bem, eu estudo Hebraico e Grego Bíblico, como também tenho vários livros acadêmicos da área teológica, inclusive da sua igreja. Eu provo dentro dos livros publicados pela sua própria igreja que o uso do véu não é meramente uso e costume, não sendo apenas local; mas mandamento do Senhor para todas as igrejas.

Com uma risadinha amarela, o assembleiano responde: - Até que enfim, um “CCBeano” que estuda a Bíblia! Mas você “tá” enganado, o uso do véu não é mandamento, mas uso e costume!!!

Abrindo a mochila e retirando um dicionário, o membro CCB diz: - Então veja esta publicação da sua igreja:

“Descoberta
Akatakaluptos, (akatakaluptoV ),  “descoberto” (fornecido de a, elemento de negação, e katakaluptõ, “cobrir”), é usado em I Cor. 11.5,13 (“descoberta”), com referência a injunção proibindo as mulheres estarem sem “véu” ou “descobertas” nas reuniões da igreja. ¶Pouco importando que tipo de cobertura seja, deve estar na cabeça como “sinal de poderio” (I Cor. 11.10), e cujo significado é indicado em 1 Cor. 11.3 no assunto de supremacia, e cujas razões são dadas em 1 Cor. 11.7,9 e na frase “por causa dos anjos” (1 Cor. 11.10), indicando o testemunho e interesse deles naquilo que indica a supremacia de Cristo. As injunções não eram nem judaicas, que exigiam que os homens cobrissem a cabeça na oração, nem gregas, pelas quais homens e mulheres ficavam igualmente com a cabeça “descoberta”. As instruções do apóstolo Paulo eram “mandamentos do Senhor” (1 Cor. 14.37) e eram para todas as igrejas ( 1 Cor. 14.33,34).” (Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, pág. 547. 2ª Edição, 2003. CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, Brasil).

Surpreso, o adepto da AD responde: É... Eu não sei o que dizer, “tá” mesmo escrito ai. Mas vocês não dão o dízimo, e a Bíblia chama de ‘ladrão’ aquele que não é dizimista, “tá” lá em Malaquias 3.8!

Pegando outro livro, o Membro CCB refuta: - Amigo, o dízimo só é mandamento na Lei de Moisés, antes e depois da Lei o dízimo não é mandamento e os pastores da sua igreja dizem que o dízimo está em pé de igualdade com a guarda do sábado e festas judaicas, confira:

“Como se vê, o Cristão não está sujeito às leis do dízimo, como não está obrigado a guardar e observar as festas judaicas, nem tampouco o Sábado.” (Amaral, Pr. José. A Igreja do Veu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág.76, Intergraph Editora e Form. Ltda. 4ª Edição 2001/ Goiânia, Brasil).

Com o livro ainda na mão, o Membro CCB conclui: - Digo mais, além de haver neste livro vários erros de grafia, contradições inúmeras, erros de hermenêutica e consequentemente de exegese, ainda foge da dura empreitada que é o de manifestar ‘toda’(?) a verdade sobre a CCB.

Desconcertado com a resposta e sem saber o que falar, o crente da AD fica calado. Minutos depois, mudando o assunto e denotando segurança, ele abre a Bíblia em Hebreus 13:7, 17, e vai logo disparando: - Olha aqui, ó! Aqui fala para lembrarmos dos nossos “pastores” e que devemos obedecer a eles. Por falta de estudo vocês são contra o ofício pastoral contrariando Hebreus 13:7, 17. É por isso que eu digo que vocês da CCB precisam ler mais a Bíblia!

O crente da CCB sorri, e educadamente procura esclarecer ao outro: - Amado, eu creio que você já ouviu falar nas Escrituras Gregas Cristãs, nessa direção, digo-lhe que nos Textos Gregos Originais, para “pastor” o devido texto deveria trazer a palavra grega “poimhn” (pastor), mas a palavra que se encontra em Hebreus 13:7, 17 é “hgeomai“ (líder). A devida passagem apenas diz para  lembrarmos e obedecermos aos nossos "líderes". E os líderes na igreja primitiva eram os anciãos (Atos 14:23). Também, se o irmão estudasse a Bíblia se valendo das ferramentas da hermenêutica, saberia que pastor é um dom espiritual (Efésios 4:8) e não um ofício (Tiago 1:17).

Em tom de ira por ver suas palavras caírem por terra, o crente da AD vai logo esbravejando: - Num tem nada a ver! Mesmo que lá em Efésios 4:8 diz que é “dom”, e em Hebreus 13:7, 17 não seja ‘pastor’, eu sou ensinado que é ‘ofício’ pastoral e ponto final! Tem mais, a primeira pessoa no Brasil a ser batizada com o Espírito Santo, foi a irmã Celina Albuquerque!

O membro da CCB insiste: - Olha, para mim o que importa é o que está na Bíblia, o que não estiver de acordo com Ela não me interessa. Quanto a primeira pessoa no Brasil a ser batizada no Espírito Santo com evidência de novas línguas, o amado está cometendo um erro histórico grotesco. A pioneira no Brasil com respeito aos dons espirituais foi a CCB e não a AD. Cerca de 365 dias antes de D. Celina Albuquerque, vários membros da CCB já desfrutavam desta dádiva divina. Se os irmãos da Assembleia propagam isso que acabou de proferir, estão faltando com a verdade e a história está ai para corrigi-los.

O Assembleiano, sem esconder sua arrogância atacou: - Você precisa ir para escolinha dominical estudar a Bíblia e receber aulas de teologia sistemática, sua igreja é uma ‘seita’!

Decepcionado com o membro da AD, o membro da CCB finaliza: - Irmão, não sou contra a vossa escolinha dominical, mas sou ensinado na CCB a ler a Bíblia, examiná-La de forma circunspecta e meditar nEla, mas sempre confiando no que está escrito em Tiago, que diz:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago, 1:4, 5)

Quanto ao que o amado chama “seita”, prefiro me ater ao nosso ensinamento em não chamar nenhum grupo de cristãos de ‘seita’ – ainda que o seja. Para que o irmão venha a descer dessa arrogância deveria saber que o teto da sua “casa” é de vidro, para isso irei citar um escritor de fé batista e o que ele pensa da sua igreja, confira:

Todos, também os das Assembleias de Deus, ensinam os mais graves absurdos e em igual ímpeto embusteiro iludem e exploram o povo ignaro sempre disposto a ser enganado.” (Pereira Reis, Aníbal. Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, pág. 50, Edições Caminho de Damasco Ltda, 1982, São Paulo).

Feito isto, ignorando os impropérios do assembleiano, o membro da CCB desiste do diálogo para fugir de contenda, e preferiu ficar calado para que tivesse uma viagem tranqüila. Este suposto diálogo – semelhantemente - já aconteceu comigo ao dialogar com um suposto ‘apologista’ assembleiano. Não são todos assim, tal qual há entre eles, também há entre nós. Digo mais, a CCB nunca confeccionou livros atacando as demais igrejas, entretanto, muitos pastores da AD elaboram livros falando mal desta ou daquela igreja, as livrarias evangélicas que o digam. Erram os assembleianos, pois pensam que todos os membros da CCB não possuem conhecimento Bíblico, este texto serve para comprovar isso, não raras vezes tenho dialogado com assembleianos, muitas vezes fico desapontado com a forma com que me tratam, outros, são educados e dá gosto conversar sobre as grandezas de Deus.

Finalizo esta matéria com as palavras de Jó:

Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?” (Jó 12:11).

Daniel Sheldon Kauphan
 

25 comentários:

  1. Bem verdade, meu irmão! Já tive umas conversas não tão profundas, mas já tive, até mesmo com católicos. É verdade que há pessoas preparadas e despreparadas para dialogar em todas as denominações. O final do seu texto foi o mais interessante para mim, já conversei com um pastor da AD. No começo, como ele sabia que eu sirvo a Deus na CCB, ele ficou um pouco com o pé atrás, mas fui chegando com humildade e mansidão para quebrar aquele gelo. Conversamos tranquilamente um sem atacar o outro, falamos sobre as grandezas de Deus, conversei sobre o ministério dele, da própria AD, ficamos horas conversando, e no final, ele me saudou com "a paz" (um pouco sem graça, devido sentir que saudar com a paz do Senhor poderia me ofender), eu coloquei a mão na cabeça dele lhe disse "Deus abençoe". Nossa conversa foi de paz e bastante edificante.

    Parabéns pelo Blog! Eu estava precisando ler coisas edificantes e explicativas, não murmurações como tenho visto por aí.

    Deus te abençoe!

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amado!
      É verdade, eu fiz amizade com um pastor da Assembleia de Deus e vez e outra vou na casa dele, uma excelente pessoa. O mesmo se interessou pelo meu Antigo Testamento Poliglota e um Dicionário Hebraico - Aramaico, acabei dispondo para ele os dois exemplares. Nosso diálogo diz respeito apenas aquilo que edifica e o mesmo evita tocar em divergência doutrinária entre nós e eles.

      Também, conheço um dos presbítero da mesma igreja que é uma excelente pessoa, aliás, muito conceituado no que diz respeito ao conhecimento bíblico, dizem que é uma "biblioteca ambulante" (risos). Este, vez e outra fala coisas indiretamente, o que eu respondo indiretamente da mesma forma. Entretanto, tenho dialogado com muitos assembleianos que não possuem o mesmo perfil destes que eu conheço, como eu disse, isto ocorre em todos os lugares.

      Certa ocasião, eu estava na casa do presbítero supramencionado, e uma irmã assembleiana (que me conhece) chegou, esta o saudou com a Paz do Senhor e para mim deu um "boa tarde." Quando saiu, eu brinquei com o presbítero, dizendo: - Vê? Para você a Paz do Senhor e para mim uma boa tarde. Meio sem graça, ele ficou rindo. Mas, ponderamos...

      Muitos irmãos procedem da mesma forma.

      Finalmente, o propósito do meu blog é que venha a servir de ajuda aos nossos irmãos, ajudar quando questionados e incitá-los ao exame circunspecto, cuidadoso da Palavra de Deus. Deus o abençoe pelo comentário.

      Um forte abraço fraternal.

      Excluir
    2. Puxa Vida Lucas.

      Que depoimento comovente o seu !

      Com sabedoria você mostrou ao Pastor da AD toda sua superioridade, sua humildade e com toda certeza o Pastor foi pra casa e aprendeu com você o que é ser um crente de verdade, um santo, piedoso, caridoso, sem pecados e mesmo diante do despreparo e de toda ignorância dele acerca das Escrituras o irmão com toda sabedoria, lembrando até Salomão, o fez enxergar que só mesmo na CCB para se adquirir as vestes santas.

      Eu sempre fico me perguntando, amado irmão Lucas, quem nos salvará dos bons hein?

      Ah ! O dízimo tá na lei de Moisés ou de Deus como quiserem, mas vem bem antes,lá com Jacó após a visão da escada, pra não dizer de Caim e Abel que desde sempre agradeciam a Deus por tudo que Ele lhes dava.

      A Passagem em Malaquias não é lei, é profecia.

      Quer contribuir sem olhar o dízimo dos antigos ? Então dê 100% do que você ganha pois assim é ensinado no Novo Testamento.

      Quem é contra dízimo normalmente é mesquinho, sem amor pela obra de Deus tão carente, daí o tanto de necessidade em nosso meio CCB.

      E coleta pra construções, compra de terreno, viagens (ah, essas viagens !) etc não constam do texto sagrado.

      Pastor ? Dos que eu ouvi, nenhum deles me disse que era o Bom Pastor, ou o Único Pastor, e não se apresentaram como Cristo.

      E na igreja a irmandade é considerada ovelha.Quem tá lá na frente no púlpito ou os líderes são o q? E Cooperador é um título dado a Deus, é Ele quem coopera conosco, e isso tá escrito na Bíblia.

      Ao tópico, eu já li essa conversa com outras palavras e com outro desenho, esse ai está me parecendo tendencioso, até pq um irmão da CCB, com raríssissississimas exceções teria o conhecimento, ainda que equivocado, deste demonstrado ai.

      Irmão Daniel, encontrei o seu blog por acaso e vi que discute e apresenta questões para reflexão com extrema maestria e profundidade, quem dera muitos seguissem seu exemplo em se aprofundar no conhecimento genuíno da Bíblia.

      Caros, dízimo, véu, ósculo santo, orar de joelhos, Pastor, infelizmente é tudo muito claro na Bíblia, mas o homem com sua rebeldia peculiar, distorce seus preceitos na minha opinião por um único motivo, política e dinheiro, não consigo visualizar outra causa.

      Pra quem não sabe, somos filhos de Deus por adoção, nem éramos o povo escolhido DELE, mas tem denominações por ai que se acham acima do sacrifício de Cristo na Cruz.

      Segue nessa força e parabéns pelo blog.

      A Paz do Senhor a todos.




      Excluir
    3. Amém!

      Amado irmão Claudionor Teixeira...

      Embora tenha, inicialmente, se referido ao irmão Lucas; mesmo assim tenho algo a dizer:

      1. O irmão Lucas não apresentou em sua mensagem nenhum conteúdo que manifeste ‘superioridade’(?) sobre o pastor apontado por ele. Parece que o irmão não gostou dos bons modos apresentado por ele, o qual denotou apenas atos de civilidade entre dois interlocutores: Ele e o pastor.

      2. O irmão que me perdoe, mas parece que está lançando fermento na simples “massa” (escrita) dita pelo irmão Lucas, dando-lhe uma interpretação para lá de inócua frente à realidade escrita por ele. Em verdade, eu não vejo nada disto que o irmão procurou lançar nos escritos do amado Lucas, afinal, atos de civilidade entre interlocutores é como caldo de galinha - não faz mal a ninguém.

      3. Se o irmão leu a matéria, examine novamente que o mesmo diz que “antes” e “depois” da lei, o dízimo não é mandamento. O dízimo dado por Abraão denota dívida, pois diz que ele “pagou” a Melquisedeque, e o dado por Jacó não é mandamento. Abraão deu o dízimo do “despojo” (Hebreus 7:4) e não de seus próprios pertences. Quanto a Jacó, o dízimo foi dado por causa de um “voto” (Gênesis 28.20,21,22). Se fosse mandamento, não seria preciso ele fazer o voto para o dar, sem contar que seus filhos não cumpriram o voto do pai, apenas o votante é obrigado a cumprir o que prometeu, e não os outros.

      Excluir
    4. 4. A passagem de Malaquias tanto é “lei” (Malaquias 3.8) como “profecia” (Malaquias 3.9 ao 12), o convite ao povo foi que se lembrassem da “lei de Moisés” (Malaquias 4:4). Portanto, o irmão está equivocado.

      5. O Dízimo da Antiga Aliança é obrigatório, mas as ofertas promulgada na Nova Aliança não estipula porcentagem e manifesta dádiva voluntária. Em lugar algum do Novo Testamento diz que Jesus recebeu ‘dízimo’ de seus discípulos ou de quem quer que seja, Ele não era sacerdote levita.

      6. As ofertas ensinadas pelos apóstolos não estipulam porcentagem, cada um é livre para contribuir segundo seu coração. A oferta como demonstração de amor entre os primeiros cristãos era voluntária e não impedia que alguém tivesse propriedade ou casa particular. Cada um era e é livre para ofertar, o que vendia traziam os valores correspondentes (Atos 4:34) ou, se preferisse, não precisava vender nada, e se vendesse não havia mandamento porcentual para que fosse entregue aos apóstolos (Atos 5:4).

      7. Ser contra dízimo na Nova Aliança, não é ser ‘mesquinho’(?), o amor está na oferta voluntária e não numa obrigação da lei. Os dízimos (1º e 2º dízimos) que Deus ordenou por força de lei, só pode ser tomado dentro da terra de Israel, e não fora dela:

      “Ele é chamado de o Primeiro Dízimo, e a Torah só o torna obrigatório dentro da terra de Israel.” (Maimônides, Os 613 Mandamentos, pág. 137, 2ª Edição/ 1990, Nova Stella Editorial. São Paulo - SP, Brasil).

      Portanto, irmão, não chame de ‘mesquinhos’(?) os irmãos que não aceitam coisas contrárias às Escrituras. Apenas exponha seus argumentos explicando a razão da discordância, ficarei agradecido em analisar se ponto de vista.

      Excluir
    5. 8. A Escritura diz que Paulo vez e outra recebia oferta das igrejas (Filipenses 4:16 ao 19) quando necessitava, como também vez e outra trabalhava pelo seu próprio sustento (Atos 20:34,35). Ora, ele tanto viajava com os frutos recebido das igrejas como também pelo trabalho das próprias mãos. Quanto às compras de terreno para construção, não há mandamento como também não há proibição.

      10. Quanto ao termo pastor, nada mais é do que um “dom” espiritual, e não um ofício. Tenho uma matéria sobre o tema, intitulada “O ministério de ancião”, confira aqui: http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/2013/01/o-ministerio-de-anciao.html

      11. Paulo diz que todos somos “cooperadores” (1 Coríntios 3:9) de Deus, e/ou que somos “cooperadores” (2 Coríntios 6.1) com Ele. Também, Tito era “cooperador” de Paulo em seu ministério (2 Coríntios 8:23), etc.

      Deus o abençoe.

      Excluir
    6. Irmão Daniel.

      Agora entendi esses conceitos de Pastor, dízimo, cooperador, pois o irmão tratou de uma forma simples e fundamentada nas Escrituras, por isso serei eternamente grato a ti irmão Daniel.

      Durante muito tempo fui enganado, mas o irmão com todo o cuidado me explicou e ficou claro pra mim.

      Eu só espero que a infinita misericórdia de Deus me alcance e me perdoe pelos dízimos que dei algumas vezes na igreja, e me perdoe tambem por ter obedecido a conselhos de Pastores, e deixei de lado os ensinamentos dos cooperadores e anciães que muito me ensinaram da Bíblia durante esses anos de ccb.

      Em homenagem a esse debate farei referência a Tito 2 e 3.

      Miguel, que é o que é, rogou a Deus numa hora como essas, bem lembrado num dos últimos livros da Bíblia, me deixou um grande exemplo é o que faço.

      Irmão Daniel, mais uma vez parabéns pelo blog, e se de alguma forma o meu comentário anterior ou esse invadiram a seara perniciosa, então por favor retire-os.


      Excluir
    7. Irmão Claudionor...

      Amado... Como eu disse, cada um é livre - segundo seu coração - para contribuir na obra de Deus. Não estipulamos regras percentuais aos membros da igreja; pois, o amor que Deus derramou em cada coração, confiamos que é suficiente para suprir as necessidades que surgem em nosso meio.

      O Senhor Jesus disse que sempre haverá o pobre e necessitado em nosso meio, e, cremos que em todas elas Deus - por intermédio de Seus servos - suprirá o que faltar a cada um.

      Sinta-se à vontade em tecer comentários neste blog.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Pois é irmão, cada vez mais me convenço de que o melhor mesmo é "conversar sobre as grandezas de Deus", ainda que, algumas vezes, tenhamos que combater algumas inverdades, blasfêmias e heresias.

    Deus te abençoe,

    Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, irmão Lima, no universo do diálogo o centro da conversa está na Espada do Espírito. Vez e outra e por força da necessidade, esta precisa cortar dos dois lados, à direita e à esquerda.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  3. A paz de Deus!

    Irmão Claudionor, que testemunho maravilhoso da misericórdia de Deus, com as nossas almas. Ainda que Deus usou seu vaso, o irmão Romário com seus conhecimentos guiados pelo Espírito de Santo, para lhes trazer o entendimento espiritual.

    Quem nos dar este entendimento é o nosso Deus, “...Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11;25).

    Deus te abençoe irmão Romário pela valentia de defender o irmão Lucas, e de ser sincero e amoroso com o irmão Claudionor.

    As passagens que aconteceram nestes relatos proferidos pelos irmãos, podem servir também para os demais que ainda não foram acampados pelo entendimento que Deus acabou revelando a você irmão Claudionor, através deste site. Por isso irmão não apague e nem peça pra apagar, pois, sinto que foi Deus em vossas vidas.

    “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11;29).

    Sou um irmão que defende a leitura e estudo das Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada) na CCB, não como uma escola teológica.

    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.
    A verdade é que existe uma total diferença quando conversamos com alguém que ama Jesus Cristo e alguém que ama a religião que segue. Fanáticos são insuportáveis em qualquer igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Max, Deus o abençoe pelo comentário, e sinta-se à vontade para comentar onde bem desejar.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  5. Prezado Daniel,
    Me chamo Paulo Cesar, sou do ES e gostaria que vc comentasse a respeito do exclusivismo que há entre os membros da CCB face as demais denominações evangélicas, sobretudo porque revendo a história do nosso fundador, percebe-se que no início não era o que ocorria. Basta ver pelo testemunho de Louis Francescon que ele considerava como salvos irmãos de outras denominações.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Paulo,
      Há muitos blogs e/ou sites que tratam do assunto, porém, se eu fosse escrever a respeito, teria de escrever sobre a mesma posição tomada pela Assembleia de Deus e Batista. Sobre o tema, discorro um pouco, aqui:

      http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/2013/01/refutando-revista-da-fe-revista-de.html

      Deus o abençoe.

      Excluir
  6. Naquela epoca não existia o evangelho gospel; o evangelho comercial, e a bancada evangelica e nem a dizimolatria....se vc querficar com esses fiquea vontade! k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em verdade, não adotamos ECUMENISMO evangélico. Igrejas que se dizem "irmãs em Cristo" falam mal uma das outras em livros que editam, será que não estão fingindo uma suposta "irmandade" entre si?

      Excluir
  7. A paz de Deus.
    Sou da CCB e minha grande amiga é da Assembleia, nunca tivemos qualquer problema
    sobre assuntos da igreja.
    Temos um grande respeito uma pela outra e acima de tudo respeitamos
    a fé e o entendimento de cada uma.
    Mas a verdade é que existem muitos por ai dessa maneira.
    Independente de qual igreja, todas tem pessoas que estão
    mais preocupadas em ser melhores do que as outras.
    Mas sabemos que naquele grande dia sabedoria nenhuma vai fazer ninguém entrar no céu.
    Devemos clamar mais a Deus para que ele possa nos dar sabedoria espiritual para que quando acontecer algo assim possamos usar a sabedoria do céu para que não fique um situação chata e assim sair todos bem. Afinal Deus não é Deus de confusão e muito menos de disputa de quem sabe mais.

    Deus que abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  8. Meu caro irmão tentando te ajudar,
    No blog do Irmão Adam o irmão vai ver que neste suposto diálogo ,a realidade é bem diferente e na prática na maioria dos encontros dos dois irmão eu fico com a do irmão Adam ,por experiencia própria.Sob o cargo de oficio de pastor ,é muito mais claro na biblia do que o oficio de ancião, aliás onde está na biblia os apostólos ordenando alguém a ancião ? E se buscar a origem de apascentardes e pastorear vamos chegar na palavra pastor , e é fácil entender quando vemos a expressão sumo pastor,bom pastor certamente existiria pastor, e em Hebreus fica bem claro a recomendação para lembrar dos pastores. E em Efésios está claro ,ai você diz é dom, ora se não pode chamar alguém de pastor como afirma a CCB porque é dom ,porque os apóstolos eram chamados de apóstolo? se no mesmo versículo que fala que ele deu uns para pastores ,tem os apóstolos também ?E o próprio apóstolo diz sede meus imitadores.sem falar da profecia no velho testamento que diz VOS DAREI PASTORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknown,

      Sinto dizer-lhe, mas na verdade em nada 'ajudou' (?), pelo contrário, procura ofuscar uma realidade também presente em nosso meio, isto é, temos irmãos que possuem conhecimento Bíblico. O que procuram passar à mente dos incautos não condiz com a realidade em nosso meio, há muito exagero do outro lado. Meu texto serve para demonstrar isso, mostrando uma outra realidade completamente desconhecida e obscurecida por artigos parciais.

      O que escrevi, prezado, o fiz por experiência própria ao me deparar com muitos assembleianos como o descrito em meu texto. Muitos são como papagaios, pois proferem o que ouvem dos outros pensando que realmente somos todos assim.

      Quanto ao seu irmão citado, compare o meu texto com o dele, nada mais que isso.

      Quanto em dizer que o suposto 'ofício' (?) de pastor ser mais 'claro' (?) na Bíblia que o de ancião acabou por assinar seu mestrado em "achologia".

      Continuando, o seu pedido sobre onde os apóstolos ordenaram alguém ao presbitério, confira aqui:

      "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." (1 Timóteo 4:14).

      O ministério da igreja é chamado nas Escrituras de "presbitério"... Mas à luz do que escreveu, creio que o amado não sabe o que isso significa.

      Os apóstolos receberam o ofício ministerial quando o Senhor Jesus escolheu os doze designando-os ao ofício apostólico ainda no início de seu ministério terreno (Lucas 6.14), ao passo que o "dom de apóstolo" (Efésios 4.8,11) só foi dado aos homens quando o Senhor Jesus "subiu ao alto". Nunca leu isso na Bíblia?

      Os anciãos pastoreiam o rebanho mediante o "dom" conferido a eles, não se pode confundir "dons" com "ofício", são coisas distintas. Assim, quando o Senhor Jesus subiu ao alto, deu "dons" aos homens para que estes pastoreiem o rebanho de Deus.

      Se o amado for buscar a "origem" do termo apascentar/pastorear... Com certeza o encontrará na agropecuária entre os que cuidavam de gado e não de igrejas.

      Finalizando, como o prezado diz que "ofício" de pastor é "muito mais claro na Bíblia" que o de ancião... Gostaria que apontasse apenas 1 nos escritos neotestamentários. Sendo tão "claro" para a sua pessoa, creio que não terá dificuldade alguma em apontar-me uma única ocorrência em todos os 7959 versículos do Novo Testamento. Mais Bíblia, menos lamúria.

      Aguardo ansiosamente.

      Excluir
  9. Irmãos

    Gostaria que me tira-se algumas dúvidas.
    Já fui da AD, mais no momento estou frequentando a Congregação Cristá, gostei bastante dos cultos pois tenho sentido a presença muito forte do Espírito Santo, porém há certas coisas que me deixaram com dúvida.
    Por que devo ser batizado novamente?
    Por que muitos não saúdam membros de outras Denominações?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, sobre o quesito 'deve' eu não aponto nada relativo a isso, apenas que a Congregação possui um modo próprio e distinto das demais igrejas Evangélicas. Não estou justificando, mas certas igrejas batistas também não aceitam o batismo de outras igrejas principalmente vinda do pentecostalismo. A AD também não aceita o batismo de algumas igrejas exatamente por não concordar com o modo com que efetuam. A Congregação tem seu modo de batizar - segundo a AD - mais pontual à Palavra de Deus, e isso é dito por uma literatura publicada pela CPAD. Sobre o esse ponto e o batismo efetuado na Congregação, confira aqui:

      http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/2013/01/a-congregacao-crista-e-o-batismo-nas.html

      Sobre a questão da "saudação", confira, aqui:

      http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html

      Aqui em minha cidade, três presbíteros e uma missionária saíram da "AD Ministério Missão", estes também tiveram a mesma dúvida que o amado irmão. Mesmo assim, disseram que foram movidos por Deus ao se batizarem na CCB, no serviço de batismo disseram que Deus moveu seus corações e só lhes restaram obedecer o chamado divino. Imagine a alegria manifestada pela missionária ao descer à águas, ela e o marido presbítero... No total, três presbíteros e uma missionária.

      Deus abençoe.

      Excluir
    2. Ps.: Ninguém foram lá "pescá-los", um já nos visitava a muitos anos (às escondidas), os outros resolveram fazer uma visita e sentiram da parte de Deus em ficar conosco. Tudo de iniciativa deles próprios, e nisso, os irmãos da AD daqui são testemunhas tanto é que procuraram persuadi-los, mas em vão... Hoje servem a Deus na Congregação Cristã no Brasil.

      Excluir