sexta-feira, 15 de março de 2013

PARAFRASEANDO OS PONTOS DE DOUTRINA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL



1. ESCRITURAS SAGRADAS - Nós cremos que a Bíblia Sagrada contem em sua inteireza a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se deve acrescentar ou dEla diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer. Todas as controvérsias doutrinárias devem passar pelo cajado do Tribunal das Escrituras, somente por meio dEla o homem poderá se desviar das falsas revelações, de argumentos estereotipados como também de teologias deturpadas*. (II Pedro, 1:21; II Timóteo, 3:16-17; Romanos, 1:16)

2. TRINDADE - Nós cremos na existência de um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de poder infinito, Criador de todas as coisas, em cuja unidade estão as três testemunhas* divinas, a saber: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios, 4:6; Mateus, 28:19; I João, 5:7)

3. O VERBO ENCARNADO - Nós cremos que Jesus Cristo, o Eterno Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido a natureza humana no ventre de Maria, até então, virgem, possuindo Ele, por conseguinte, as duas naturezas, a divina e a humana; por causa disto é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pelo fato de haver sofrido a morte pela culpa de todos os homens. (Lucas, 1:27-35; João, 1:14; I Pedro, 3:18)

4. PUNIÇÃO DO DIABO E SEUS ANJOS - Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos que, junto a ele, serão lançados no fogo inextinguível para sofrer a punição eterna. (Mateus, 25:41)

5. REGENERAÇÃO - Nós cremos que a regeneração e o novo nascimento só podem ser recebidos pela fé em Jesus Cristo, que foi entregue pelos nossos pecados e que ressuscitou para nos justificar. Assim, os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Cristo Jesus, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Romanos, 3:24-25; I Coríntios, 1:30; II Coríntios, 5:17)

6. BATISMO – Nós Cremos no batismo na água, com uma só imersão, e que cada um seja batizado sob a autoridade do nome de Jesus Cristo (Atos 2.38) e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus, 28:19)

7. BATISMO DO ESPÍRITO SANTO – Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos, 2:4; 10:45-47; 19:6)

8. SANTA CEIA – Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos Seus discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por amor a vós”. (Lucas, 22:19-20; I Coríntios, 11:24-25)

9. ABSTINÊNCIAS – Nós cremos na necessidade de nos abster de comer das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada; da abstinência da fornicação e de toda imoralidade, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembleia de Jerusalém. (Atos, 15:28-29; 16:4; 21:25)

10. ENFERMIDADES E A ORAÇÃO DA FÉ – Nós cremos que Cristo Jesus, o Senhor, tomou sobre Si as nossas enfermidades. “Está alguém entre vós doente? Chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. (Mateus, 8:17; Tiago, 5:14-15)

11. PRÉ-MILENISMO – Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tessalonicenses, 4:16-17; Apocalipse, 20:6)

12. RESSURREIÇÃO DO CORPO - Nós cremos que acontecerá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos, 24:15; Mateus, 25:46)

* o contexto do artigo 1 permite tal paráfrase por apontar II Timóteo, 3:16-17.
* O contexto do artigo 2 permite tal paráfrase por apontar I João, 5:7.


7 comentários:

  1. No 12º vc disse que os ímpios serão eternos ? Sabia que "tormento eterno" é uma "MÁ" tradução feita pelo padre João Ferreira de Almeida, no original grego está não "basanos" que significa tormento, mas a palavra "kólasin" que tem sentido de coisas como: Decepapar,Cortar,Punição. No sentido correto seria dizer que a punição eterna dos ímpios é sendo "decepados da vida" (ou Cortados da vida para sempre), pois também é nessa terra que irá ser a "nova terra" como diz Salmos 37:9,10,11,20 e Malaquias 4:1-3 Ezequiel 28:18,19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O substantivo grego "kólasis' (pena, punição, castigo) ocorre duas vezes no Novo Testamento, a saber, Mateus 25.46 e 1 João 4.18; tal substantivo é derivado do verbo "kolazõ" (mutilar, cortar, podar) que também ocorre duas vezes, a saber Atos 4.21 e 2 Pedro 2.9.

      O vocábulo transmite ideia de ser "cortado" da vida, transmitindo sentido de morte. Ora, morte nas Escrituras não significa 'aniquilamento', mas separação! Portanto, a "punição" eterna significa estar "cortado" ou "podado" da comunhão da vida, ser desligado completa e definitivamente dela, separado, podado!

      Jesus é a vida: "Jesus disse-lhe: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6).

      Estar "morto" no conceito divino é estar cortado ou podado da Sua comunhão. Portanto, Jesus fala que é possível estar vivo para o mundo e ao mesmo tempo estar morto para Deus:

      "Jesus disse-lhe: Persiste em seguir-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos". (Mateus 8.22).

      A primeira morte é a separação entre espírito e o corpo; a segunda morte é o lago de fogo onde as criaturas irão ser separadas ou cortadas do criador, separação eterna e irreversível da comunhão de Deus (Apoc. 20.10, 15). Embora o lago de fogo seja chamado de "segunda morte" (Ap. 20.14) nem por isso o diabo, a besta e o falso profeta deixam de estar conscientes para serem atormentados de dia e de noite. Para esse lugar de "tormento eterno" (Ap. 20.10) serão lançados todos aqueles cujos nomes não foram achados no livro da vida (Ap. 20.15). É isso o que o artigo 12 transmite.

      Quanto à questão "nova terra", não é este o tema do tópico e, por isso, não entrará em discussão neste espaço, adianto apenas que não creio em paraíso terrestre onde homens continuam a morrer; o contexto bíblico em que certa confissão religiosa está amparada afirma isso.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Então de vagarzinho a CCB está "nessa de acreditar" que depois que o "não salvo" morre ele já tem que entrar num inferno após a morte como um fantasminha que não "morre nunca", lembramos que Deus criou Adão e Eva do barro para viverem eternamente na obediência divina, -se eles já foram criados do barro para viverem eternamente, por quê precisarião de uma "alma imortal" ? Este tal "lago de fogo e enxofre" tem grandes possibilidades de ser "simbólico", a o ver que na crença das igrejas ele será produzido depois do milênio, mas em Apocalipse 19:20 este lago de fogo aparece "antes" do milênio "apanhando" dois: A besta (a religião falsa) e o falso profeta (a política) ambos tambem simbólicos; em Apocalipse 20:14 é que dá clara evidencia deste lago ser simbólico, pois nem a morte e o hades (sepultura comum da humanidade) podem ser literalmente queimadas, mas podem ser destruidas para sempre. A palavra grega "basanistés" traduzida por "atormentados" tem sentido de encarceramento ou restrição, então todos no lago de fogo podem ficar encarcerados ou restritos na "segunda morte", sem possibilidade de ressurreição. -O que a CCb entende sobre Romanos 6:7,23 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Em lugar algum afirmei que um não salvo vai direto para o lago de fogo sem antes passar pelo julgamento final (Ap. 20.11ss). Não gosto de dialogar com quem procura colocar em minha boca palavras que eu não disse, quem assim procede lança mão da caduca erística; então, por favor, limite-se a contraditar apenas "minhas" afirmações. Morte significa "separação" e não aniquilamento:

      "E não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes temei aquele que pode destruir (apóllymi = perder, arruinar, fazer perecer) na Geena tanto a alma como o corpo." (Mateus 10.28). A ideia de "apóllymi' não é de extinção, "mas de ruína, perda, não de ser, mas de bem-estar." (Dicionário Vine).

      2. Morte significa "separação". Portanto, no "dia" que Adão pecou ele morreu (seu espírito se separou da comunhão de Deus), pelo qual foi expulso do Édem. Mas a morte física (espírito separando-se do corpo) lhe sobreveio séculos depois, quando tinha 930 anos!

      3. Em lugar algum das Escrituras se diz "quando" Deus criou o lago de fogo, consequentemente também desconheço algum credo que aponte "quando" ocorreu tal 'produção' (?); seu argumento gira em torno de exegese equivocada.

      Ora, a "besta" pode sim, simbolizar um poder político e seu líder, já "o falso profeta" simboliza um líder religioso de destaque mundial que arrasta multidões com falsos ensinos; em contraste, "o diabo" (Ap. 20.10) e todas as "pessoas" (Ap. 20.15) lançadas no lago de fogo não são 'símbolos' e, segundo a Escritura, todos foram lançados no "lago de fogo" (Ap. 19.20; 20.10, 15). Quanto a este "lago de fogo" (Ap. 20.14. 15) é algo real, em que todos os separados da comunhão de Deus - os anátemas - serão lançados "para dentro de" (gr. eis) o lago. Quanto em a "morte e o hades" serem lançados no lago de fogo, apenas denota que fora do lago a morte não mais existirá e, por não haver morte "fora" do lago, o hades que é o "lugar" (Lc 16.28) dos mortos tornar-se-ia vazio e desnecessário... A solução divina foi arremessar tal "lugar" (Lc 16.28) para dentro do lago.

      O termo "basanistés" tem sentido sim, de alguém "encarcerado" mas sem negar que haja "tormento" (Mt 18.34). Ser lançado no lago de fogo é estar encerrado em prisão eterna e sofrendo castigo, sendo atormentado, conforme resposta enviada anteriormente.

      Sobre Romanos 6.7, 23; basta ler todo o capítulo, lendo o contexto dos versos 7 e 23 se chega à seguinte conclusão:

      A. O verso 7 não diz respeito ao "estado" de quem está no mundo dos mortos, mas uma condição diante de Deus em referência ao velho homem morto e desfeito para o pecado, o verso 7 é a sequência do 6.

      B. O verso 23, por sua vez, diz respeito que a "recompensa" (salário) para quem vive em pecado é a morte, isto é, a separação da comunhão de Deus; mas para quem vive "liberto do pecado" tendo seu fruto para "santificação", o dom gratuito de Deus é a vida eterna, isto é, comunhão eterna com o Criador, o verso 22 e contexto afirma isso.

      Excluir
    2. 4. Veja um ensino para lá de equivocado:

      "Em todos os lugares em que Seol ocorre na Bíblia este nunca é associado com a vida, atividade ou tormento. (...) O Seol e o Hades não se referem a um lugar de tormento, mas à sepultura comum de toda a humanidade." (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, pág.83, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Primeira Edição/1983, Cesário Lange, SP, Brasil).

      Contradizendo o ensino acima, basta ler "Lucas 16.19,31" para se ter conhecimento sobre o estado dos mortos no hades:

      1. Estava no hades (verso 23)
      2. Em tormento (verso 23);
      3. Consciente (verso 25 e 28);
      4. O hades é lugar de tormento (verso 28).

      "Pois eu tenho cinco irmãos, a fim de que lhes dê um testemunho cabal, para que não cheguem a entrar neste lugar de tormento." (Lucas 16.28 - TNM).

      Portanto, ensinar que Hades não está ASSOCIADO a "lugar de tormento" é contraditar o que foi descrito por Jesus Cristo. É insinuar que "a Verdade" (João 14.6) lançou mão de ensinos "falsos" (?) e "heréticos" (?) em sua prédica.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  3. Olá ! parece que eu tinha dito que a "CCB" estaria entrando de cabeça na crença de que o "não salvo" após sua morte já estaria em "tormentos"num inferno de punições; Isso também faz eu te perguntar: - Como a CCB entende o estado do homem após a morte do corpo, será que o sono da alma está falando do corpo físico que é a própria alma ou o corpo físico dorme na sepultura mas a "alma (parte imaterial) dorme num local espiritual", como que é na CCB ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "dormir" ou "sono" é uma metáfora que exprime muito bem a condição dos mortos, é um duro golpe contra a crença dos saduceus. Assim como uma pessoa que dorme o sono da carne não deixa de existir e está inerte às coisas que rodeiam o corpo, do mesmo modo é o "dormir' da morte; a pessoa não deixa de existir fora do corpo e está alheio aos acontecimentos que rodeiam o corpo.

      O homem é alma vivente (Gn 2.7) como tem uma alma dentro de si (Sl 42.6) que sai do corpo na morte (Gn 35.18) e retorna para ele (1Reis 17.22). O corpo é levado para o "qeber' (sepultura - Nm 19.16), mas a alma para o she'ol (região inferior e invisível - Sl 49.15).

      O homem pode cavar e apalpar o qeber, mas ninguém pode cavar ou apalpar o she'ol, muito menos sepultar algum corpo nesse lugar. Somente Deus pode lançar tanto o corpo quanto a alma no she'ol (Nm 16.33).

      No grego Bíblico, o corpo morto é colocado no "taphé" (sepultura - Mt 27.7) ao passo que a alma saindo do corpo é levado para o "hades" (região das almas desencarnadas - Lc 16.22).

      She'ol/hades é mal traduzido por sepultura; ora, para receptáculo dos corpos tanto o hebraico quanto o grego possui um termo específico, que em hebraico é "qeber" (sepultura) em grego "taphé' (sepultura).

      Não creio que a alma fora do corpo esteja 'dormindo' (?) literalmente muito menos que haja a possibilidade de alguns estarem "roncando"; pois, o termo é uma metáfora à morte, uma separação. A alma que sai do corpo homem algum pode matar (Mt 10.28), tanto Lázaro quanto o rico, assim como Abraão (Lucas 16. 19, 31) estão conscientes, é o que Cristo declarou em seu ensino e foi o que João viu em Apocalipse 6.9.

      Certo é, na morte o "pensamento" que cessa são pensamentos sobre "projetos" humanos, pois a morte os impedem de concluí-los. Diga-se de passagem, que um homem tem em seu pensamento projetos que pretende fazer, mas antes chega a morte e acaba com suas espectativas, diz-se que morreu sem realizá-los. São estes os "pensamentos" que cessam na morte, e não os descritos anteriormente.

      "Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus "pensamentos" ( Sl 146.4 - hebr. 'eshtonot = planos, projetos).

      Os judeus traduzem assim:

      "Quando seu alento se exala, à terra retorna e nesse mesmo dia perecem os seus designios." (Bíblia Hebraica - Baseada à luz do Talmud e das Fontes Judaicas, 1ª reimpressão/janiro de 2007, Editora e Livraria Sêfer Ltda, São Paulo - SP , Brasil).

      Excluir