segunda-feira, 4 de março de 2013

O DEVER DE TODO "BEREANO"


Como sempre tenho escrito, um termo deve ser examinado à luz do seu contexto. O verbo conter está ligado à nossa crença em a Bíblia conter a inspirada Palavra de Deus. Nossa doutrina afirma à luz do mesmo artigo em ser a Bíblia nossa única regra de fé e prática. Nessa direção, o verbo conter deve ser analisado à luz da mesma Palavra de Deus e não em conceito extra-bíblico formulada por teólogos, estes não são nossa regra de fé e muito menos norma de conduta, mas tão somente a Palavra de Deus.

Uma palavra pode ser empregada em vários textos distintos possuindo assim conceitos variados e/ou diversificados, apenas o contexto é soberano para definir o conceito de qualquer palavra, seja ela qual for. Sendo assim, vejamos o sentido do verbo “conter” dado por Pedro a respeito da Palavra de Deus, isto é, de Jesus:

Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens (Gr. echõ) palavras de vida eterna”. (João 6.68).

Transliterando o mesmo texto do Grego Bíblico:

apekrithê autõ Símõn Pétros, Kyrie, pros tina apeleusómetha; rhémata zõês aiõniou écheis”. (João 6.68). – O negrito é meu.

O verbo grego para “ter/conter”, é echõ. Notemos, que o Senhor Jesus não somente é a Palavra de Vida Eterna (1João 5.20), como o mesmo “tem/contém” (Gr. echõ) essa palavra. Nossa doutrina está estabelecida nas Escrituras, e não em Barth, teólogo suíço; qualquer membro da Congregação por mais desatinado que seja, sabe disto. A Vulgata , uma tradução de toda a Bíblia em Latim, feita por Jerônimo e concluída em Belém no ano 405 d.C., para o verbo “ter/conter” diz o que segue a respeito da afirmação de Pedro a Jesus:

Respondit ergo ei Simon Petrus Domine ad quem ibimus verba vitae aeternae habes”. (João 6.69). – O negrito é meu.

Na “Bíblia Sacra Iuxta vulgatam Versionem” corresponde ao verso 69, ao passo que no Novo Testamento Grego, corresponde ao 68; ocorrendo apenas uma variação de número. Prosseguindo, para o verbo “ter” ou “conter” o Texto Latino traz o vocábulo habere, cujo significado primário é “ter, possuir; conter, encerrar, abranger, exibir”. Tendo isto em mente e não esquecendo que o devido artigo diz “cremos na inteira Bíblia como contendo a inspirada Palavra de Deus”, é o mesmo que dizer “cremos na inteira Bíblia como tendo, possuindo, encerrando, abrangendo e exibindo a inspirada Palavra de Deus, conquanto registro de todas as mensagens ali  contidas.

O curioso nos argumentos dos que contraditam o devido artigo pelo simples “contendo”, é que sempre procuram explicar o devido termo para bem longe dos textos Bíblicos. O vocábulo “contendo” diz respeito à fé, e tudo o que diz respeito à fé deve ser balizada ou passada pelo crivo dos Textos Sagrados. Toda doutrina, ensino ou pregação deve ser examinada à luz da Palavra de Deus (ICoríntios  14.29) como fizeram os judeus bereanos (Atos 17.11). 

Os que se proclamam ‘Bereanos’ (?) não seguem o mesmo exemplo daqueles, pois em vez de levarem o assunto para dentro das Escrituras, se distanciam dEla estribando-se em argumentos vazios. O que aconteceu com os atuais ‘bereanos’ – há exceção - que não trilham o mesmo caminho destes? – Confira:

Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, indagando diariamente nas Escrituras se as coisas eram assim.” (Atos 17.11). – O negrito e grifo são meus.

A quem nos assemelhamos, quando não recebemos a palavra com avidez deixando de indagar diariamente nas Escrituras se as coisas são assim? – aos de Beréia, ou, aos de Tessalônica? – Deixo a resposta para o leitor.

Os bereanos Bíblicos não foram consultar algum rabino, pastor, ancião, reverendo, padre ou bispo; mas foram à única que poderia livrá-los dos conceitos humanos: A Palavra de Deus!

Pergunto: Onde estão os modernos ‘bereanos’ que deixaram de avaliar pelas Escrituras Sagradas se as coisas ditas são realmente assim?  - Pois, os três artigos de fé que tiveram mudança de termos não são indagados dentro das Escrituras, mas tão somente para fora do Cânon Sagrado. Com certeza, aqueles bereanos reprovariam os de hoje por estes deixarem as Escrituras de lado examinando assuntos espirituais para debaixo de seus próprios conceitos.

A Palavra de Deus, Ela é toda suficiente em matéria de Fé e Doutrina!

Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso


Um comentário:

  1. Excelente exposição caro irmão Romario; Deus abençoe e conserve nesse amor , simplicidade e pureza; pois o evangelho do Senhor é puro como cristal e doce ao paladar!

    ResponderExcluir