sexta-feira, 29 de março de 2013

HINO 44 – O JÁ IDENTIFICADO “SOL DA JUSTIÇA”


                                           HINO 44 –  “SOL DA JUSTIÇA”

O hino 44 do nosso HINÁRIO 5, na verdade corresponde ao hino 283 do antigo “HINÁRIO 1” (Em italiano). Enquanto no HINÁRIO 5, o hino 44 possui o título “Sol da Justiça”, este mesmo hino no antigo Hinário 1, possuía o título “Sole divino, Sole divino” (Sol divino, Sol divino).   Vários hinos do HINÁRIO 1, voltaram a estar à disposição da irmandade no HINÁRIO 5. O hino 44 é um deles, apenas que no antigo, o hino 44 constava apenas com um Fá sustenido na quinta linha, mas no hinário atual consta um Si bemol na terceira linha.

De forma salutar, a capa dos nossos Hinários também possui título de identificação, ou seja, identifica a quem dirigimos ou tributamos as nossas súplicas e louvores - O nosso Deus:

                              -     “HINOS DE SÚPLICAS E LOUVORES A DEUS”    -

Destarte, quando cantamos estamos “suplicando” e “louvando” a Deus. Com respeito ao hino 44 – Sol da Justiça - citarei apenas o primeiro verso e o respectivo “coro” (em negrito):

1. Do Pai das luzes, o Deus vivente,
Veio com glória Cristo Jesus;
O Santo Filho do Onipotente
É, para o mundo, Vida e Luz.

Sol da Justiça, Sol da Justiça,
Temos agora Teu resplendor;
Graça trouxeste do Pai Eterno,
Misericórdia ao pecador.

O título e o conteúdo do hino se entrelaçam, pois, Deus é “Sol”:

Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11). O negrito é meu.

Também, o título do Hino 44 (Sol da justiça) consta em Malaquias; o mesmo profeta, pelo Espírito Santo da graça afirma que para os que temem o nome do Senhor, nascerá o ”Sol da Justiça”:

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” (Malaquias 4:2). – O negrito é meu.

Este verso de Malaquias se relaciona com outro, do evangelho segundo Lucas:

Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte”. (Lucas 1:78). – O negrito é meu.

Ora, ambos os textos de Malaquias e Lucas se complementam, afinal, o “sol da justiça” (Malaquias 4:2) nasce ou origina-se do “oriente do alto” (Lucas 1:78).

Deus é o “Pai das luzes”:

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17). O negrito é meu.

Portanto, o “Sol” é Deus (Salmos 84:11) e a “Justiça” é Jesus Cristo (1 Coríntios 1.30). Assim, o titulo do hino 44, “Sol da justiça” se refere ao “Pai” e ao “Filho,” conforme consta na letra do mesmo hino. Somando-se a isto, o coro diz “temos agora Teu resplendor”...

Ora, o “resplendor” que temos do Pai é o Senhor Jesus:

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”. (Hebreus 1.3).

Tenho visto uma matéria na internet que procura deturpar o sentido espiritual deste belo hino, em razão disto, não há em lugar algum da Bíblia Sagrada, a expressão “sol da justiça” aplicável - literalmente – a um astro que está no firmamento, isto é, aosol’(?) onde na antiguidade homens ímpios o adoravam. Para os que fazem literalmente tal estapafúrdia associação, estão dizendo que a justiça provém do sol, um astro que ilumina o planeta terra. A única passagem das Escrituras que menciona “Sol da Justiça” está em Malaquias, e se refere à misericórdia de Deus estendida ao Seu povo! 

Para os que torcem o sentido das palavras do hino 44, significa que não sabem distinguir entre o Deus Verdadeiro, do falso deus; confundem a luz, com as trevas; o sol da justiça, com o sol literal; o bem, com o mal. Quem tropeça nesta questão tão simples, é inapto para ensinar aos outros; tenham, pois, os irmãos, muito cuidado com certos ex-tudos expostos em blogs e/ou sites que nos criticam procurando excomungar e/ou anatematizar tudo o que é ou provém da Congregação. 

Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.” (Provérbios 10:13).

Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso

. As citações Bíblicas foram extraídas da Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida Fiel (SBTB).


10 comentários:

  1. É Hilário! Quer dizer que existe um "Einstein" ensinando por aí que estamos adorando uma massa de Hélio e Hidrogênio? Perdão irmão pelo termo seguinte empregado, mas a designação correta para tamanha desonestidade e fingimento chama-se "Sacanagem". Como explicar uma investida estúpida dessas contra o Hinário? Precisa ser muito biltre pra isso.

    O Senhor Deus lhe abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, irmão Álvaro, este nosso hino está sob ataque. Em determinado site, fizeram essa estapafúrdia associação, eles ficam inventando coisas a fim de enfraquecer a fé de muitos irmãos. Não vou postar o endereço do devido site para não alimentar a intenção do devido autor, que é "gerar polêmica".

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Disse tudo, meu irmão!
    Sugiro também que faça um post do hino 260 - "Sou servo inútil". Sei que há na bíblia esta passagem, mas muitos mantém polêmica sobre tal. Encontrei "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
    Lucas 17:10
    Se o post for feito, comentarei em seguida nele.

    Deus muito te abençoe! Estou muito contente com o Blog.

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, irmão Lucas, vou fazer uma matéria sobre o devido hino.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  3. Povo perece por falta de conhecimento.
    Até parece que já não se tinha a referência ao Sol da Justiça no hinário 4.

    Hino 239 - Deus mandou ao mundo Sua luz - CCB - Hinário 4:
    "O SOL DA JUSTIÇA Sua luz raiou
    E o ermo em terra fértil transformou;
    Quem abrir o coração à luz dos céus,
    O perdão terá de Deus."

    ResponderExcluir
  4. Verdade, irmão. Há vários hinos que se referem a Deus e a Jesus como sol, justiça e luz.

    Os que procuram torcer o sentido referencial dos mesmos fazem isso para anatematizar tudo o que é CCB; cuja finalidade é semear confusão nas mentes das pessoas.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
    Malaquias 4:2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, irmão Reginaldo. Esta passagem que o irmão menciona é mencionada em minha matéria.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  6. Esses opositores, dizem que a irmandade na oração são repreendidos pelos irmãos que atendem as respectivas igrejas, ao mencionar a palavra cordeiro; mais na verdade os irmãos ensina a irmandade não mencionar a palavra cordeiro sem citar quem é esse Cordeiro.

    Como por exemplo um cooperador da minha região mencionou um fato que aconteceu na sua comum congregação; ao término do culto uma visita perguntou a ele ,se nós adoramos um CORDEIRO, e o cooperador por sua vez teve que esclarecer o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, irmão. Os nossos irmãos não "repreendem" a irmandade no tocante ao citado pelos opositores, mas apenas os admoestam a um clamor de fácil entendimento àqueles que nos visitam e que não possuem conhecimento da linguagem Bíblica do termo e o que a mesma representa para os crentes. Em razão disso, adoramos não "um cordeiro" (indefinido), mas "O Cordeiro de Deus" (definido), Cristo Jesus nosso Senhor"!

      Deus o abençoe pelo comentário.

      Excluir