quinta-feira, 23 de maio de 2013

“AGORA”? – UMA OVA! SEMPRE FOI!


O tópico 13º da 78ª Assembleia 2013, diz como segue:

A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer o seu conteúdo, pois nela está contida a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” (1Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29)”.

Para se compreender qualquer texto com profundidade, é necessário que o intérprete tenha conhecimento ou, que ao menos investigue o significado das palavras chaves e o que elas representam, estruturalmente, na contribuição do sentido fraseológico. Neste tópico fica registrado o incentivo do ministério para com a congregação referente à leitura “persistente” (1Tim. 4:13) da Palavra de Deus. Esta é uma “necessidade” requerida no devido tópico “que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia”.  O tópico supramencionado desmente a falácia levantada contra o ministério de que os mesmos não incentivam os membros quanto à leitura constante e/ou persistente da Palavra de Deus. 

Reconhece-se que “nEla” (Bíblia) está “contida” a Palavra de Deus. Por “contida” se entende que é termo interligado dos verbos “encerrar, abranger, conter, compreender” (sinônimos). Sabemos que milhares de Bíblias foram distribuídas no Brasil pela “Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira”, tais Bíblias possuíam na folha de rosto a seguinte expressão:

“A BÍBLIA SAGRADA CONTENDO O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO” 

Ora, é sabido que o Antigo e o Novo Testamento é Palavra de Deus. A Bíblia dos judeus consta apenas do Antigo Testamento, sendo o Antigo Testamento reconhecido por eles como Palavra de Deus. Já os cristãos reconhecem ambos os Testamentos (Pactos) como a Palavra de Deus. Com isto, não precisa ser muito inteligente para concluir que é o mesmo que estar afirmando “A Bíblia Sagrada CONTENDO a Palavra de Deus” (Antigo e o Novo Testamento). Por não compartilhar com a doutrina da Congregação, determinado irmão fez um trocadilho: “A Palavra de Deus CONTENDO o Antigo e o Novo Testamento.

Com isto, incute que o tal trocadilho invalida tal expressão de que o Antigo e  o Novo Testamento não constituíssem Palavra de Deus. Ambas as expressões são corretas, pois tanto a “Palavra de Deus (Bíblia) contem o Antigo e o Novo Testamento”, quanto é correto afirmar que “a Bíblia Sagrada contem a Palavra de Deus (Antigo e o Novo Testamento)”... A não ser que – para ele - o Antigo e o Novo Testamento não seja a Palavra de Deus, o que seria uma HERESIA! 

As cópias e as traduções da Bíblia, encontradas no século XX, não detêm a inspiração original, mas contêm uma inspiração derivada, uma vez que são cópias fiéis dos autógrafos. De uma perspectiva técnica, só os autógrafos são inspirados; todavia, para fins práticos, a Bíblia nas línguas de nossa época, por ser a transmissão exata dos originais, é a Palavra de Deus inspirada.” (IBADEP,Teologia, Bibliologia - Reconhecido pelo Conselho de Educação e Cultura da CGADB; pág. 75, 5ª Edição – Fevereiro/2007. Editora Unidade, Paraná, Brasil). – O negrito é meu.

O termo conter ou contendo corresponde, adequa-se e ajusta-se a conteúdo. Uma flagrante contradição de quem critica o devido tópico, veja: 

Para a CCB a Bíblia não é mais a Palavra de Deus como ensinou por 96 anos; Agora a Palavra de Deus é CONTEÚDO da Bíblia. (Fonte: http://bereiano.wordpress.com/2013/05/20/a-contracapa-que-me-mostraram-e-o-topico-que-ocultei/#comment-3122).

Como se pode ver, uma acusação sem pé e sem cabeça, afinal, a CCB sempre afirmou que a Bíblia é a Palavra de Deus como o CONTEÚDO (teor) da Bíblia sempre foi Palavra de Deus; ou, será que tal crítico não sabe o significado do vocábulo “CONTEÚDO”? - Conteúdo é sinônimo de premissa ou enunciado de tudo o que se encontra escrito do início ao fim. Será que no passado o conteúdo da Bíblia jamais foi Palavra de Deus, para o ser apenas... ‘AGORA’?

Assim, dizer que a Palavra de Deus é conteúdo da Bíblia, “AGORA”? – UMA OVA! SEMPRE FOI!

Sobre os livros canônicos que compõem a Bíblia Sagrada, especialmente sobre o termo “Cânon” (conteúdo), a fé cristã diz o que segue:

Nos três primeiros séculos do Cristianismo, a palavra “cânon” referia-se ao conteúdo normativo, doutrinário e ético da fé cristã. A partir do quarto século, os pais da igreja aplicaram as palavras “cânon” e “canônico” aos livros sagrados, para chancelar a autoridade destes como inspirados por Deus, e como instrumento normativo para a fé cristã.” (Lições Bíblicas – Mestre, Jovens e Adultos 2º trimestre de 2003, pág. 12. Visão Panorâmica do Antigo Testamento, CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.

Portanto, somente a partir de um período tardio, a partir do IV Séc. foi que o termo “cânon” e “canônico” foram aplicados aos livros sagrados. Anteriormente a isso, do “Séc. I” até o “Séc. III”, o termo “Cânon” se estendia apenas ao conteúdo escrito. Portanto, os nossos primitivos irmãos já reconheciam que o termo "Cânon" se referia ao conteúdo da Escritura Sagrada. Esta é a doutrina Ortodoxa!

Concílios e sínodos, ou até mesmo a Igreja, não estão investidos de poderes para aferir ou “canonizar” esse ou aquele livro das Escrituras. Nenhum livro da Bíblia conquistou seu espaço no Cânon Sagrado por medidas provisórias ou decretos-leis, mas pelo fato de o conteúdo deles provar sua origem divina e sua inspiração.” (Lições Bíblicas – Mestre, Jovens e Adultos 2º trimestre de 2003, pág. 15. Visão Panorâmica do Antigo Testamento, CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.


O conteúdo da Bíblia sempre foi Palavra de Deus:

As descobertas do mar Morto trouxeram provas textuais concretas, pois confirmam o conteúdo do Antigo Testamento que utilizamos. Deus preservou sua Palavra milagrosamente.” (Lições Bíblicas – Mestre, Jovens e Adultos 2º trimestre de 2003, pág. 20. Visão Panorâmica do Antigo Testamento, CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). – O negrito é meu.

Apenas para meditar: 

A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade dos cristãos. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio. Creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustentá-lo, e consolo para animá-lo.
É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o guia do cristão. Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas.
Cristo é o seu grande tema, nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Leia-a lenta e frequentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. É-lhe dada em vida, será aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam seu sagrado conteúdo.(Novo Testamento – Salmos – Provérbios. Os Gideões Internacionais no Brasil, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, Campinas – SP, Brasil). – O negrito é meu.

Será que é preciso eu explicar o que vem a ser o “contém a mente de Deus", ou ainda "contém luz para dirigi-lo” e... “sagrado conteúdo”? – Para um bom entendedor, nada mais precisa.

Pensem nisto!

Deus vos abençoe.

Romário N. Cardoso




4 comentários:

  1. Parabéns seus argumentos são ótimos, que Deus permaneça lhe abençoando e dando luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmão! Deus o abençoe pela visita e comentário, sinta-se à vontade com meus textos.

      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. APDD
    irmão gosto muito do seu argumentos mostra uma verdade ocultada pela essa massa de "PASTORES" que calúnia e difama a comunidade ccb, gostaria de sugerir esse tema para sua próxima publicação: Porque a ccb não é uma seita heresia e/ou movimento contraditório ??
    fico grato e que Deus lhe dá mais conhecimento e sabedoria !

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Sinta-se à vontade em tecer comentários neste blog. Uma excelente ideia o tema proposto pelo irmão. Que o Senhor abençoe a todos nós, dando-nos sabedoria e conhecimento do alto.

    APDD

    ResponderExcluir