HINO 44 – “SOL DA JUSTIÇA”
O hino 44 do nosso HINÁRIO 5, na verdade corresponde ao hino 283 do antigo “HINÁRIO 1” (Em italiano). Enquanto no HINÁRIO 5, o hino 44 possui o título “Sol da Justiça”, este mesmo hino no antigo Hinário 1, possuía o título “Sole divino, Sole divino” (Sol divino, Sol divino). Vários hinos do HINÁRIO 1, voltaram a estar à disposição da irmandade no HINÁRIO 5. O hino 44 é um deles, apenas que no antigo, o hino 44 constava apenas com um Fá sustenido na quinta linha, mas no hinário atual consta um Si bemol na terceira linha.
De forma salutar, a capa dos nossos Hinários também possui título de identificação, ou seja, identifica a quem dirigimos ou tributamos as nossas súplicas e louvores - O nosso Deus:
- “HINOS DE SÚPLICAS E LOUVORES A DEUS” -
Destarte, quando cantamos estamos “suplicando” e “louvando” a Deus. Com respeito ao hino 44 – Sol da Justiça - citarei apenas o primeiro verso e o respectivo “coro” (em negrito):
1. Do Pai das luzes, o Deus vivente,
Veio com glória Cristo Jesus;
O Santo Filho do Onipotente
É, para o mundo, Vida e Luz.
Sol da Justiça, Sol da Justiça,
Temos agora Teu resplendor;
Graça trouxeste do Pai Eterno,
Misericórdia ao pecador.
O título e o conteúdo do hino se entrelaçam, pois, Deus é “Sol”:
“Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11). O negrito é meu.
Também, o título do Hino 44 (Sol da justiça) consta em Malaquias; o mesmo profeta, pelo Espírito Santo da graça afirma que para os que temem o nome do Senhor, nascerá o ”Sol da Justiça”:
“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” (Malaquias 4:2). – O negrito é meu.
Este verso de Malaquias se relaciona com outro, do evangelho segundo Lucas:
“Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte”. (Lucas 1:78). – O negrito é meu.
Ora, ambos os textos de Malaquias e Lucas se complementam, afinal, o “sol da justiça” (Malaquias 4:2) nasce ou origina-se do “oriente do alto” (Lucas 1:78).
Deus é o “Pai das luzes”:
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17). O negrito é meu.
Portanto, o “Sol” é Deus (Salmos 84:11) e a “Justiça” é Jesus Cristo (1 Coríntios 1.30). Assim, o titulo do hino 44, “Sol da justiça” se refere ao “Pai” e ao “Filho,” conforme consta na letra do mesmo hino. Somando-se a isto, o coro diz “temos agora Teu resplendor”...
Ora, o “resplendor” que temos do Pai é o Senhor Jesus:
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”. (Hebreus 1.3).
Tenho visto uma matéria na internet que procura deturpar o sentido espiritual deste belo hino, em razão disto, não há em lugar algum da Bíblia Sagrada, a expressão “sol da justiça” aplicável - literalmente – a um astro que está no firmamento, isto é, ao ‘sol’(?) onde na antiguidade homens ímpios o adoravam. Para os que fazem literalmente tal estapafúrdia associação, estão dizendo que a justiça provém do sol, um astro que ilumina o planeta terra. A única passagem das Escrituras que menciona “Sol da Justiça” está em Malaquias, e se refere à misericórdia de Deus estendida ao Seu povo!
Para os que torcem o sentido das palavras do hino 44, significa que não sabem distinguir entre o Deus Verdadeiro, do falso deus; confundem a luz, com as trevas; o sol da justiça, com o sol literal; o bem, com o mal. Quem tropeça nesta questão tão simples, é inapto para ensinar aos outros; tenham, pois, os irmãos, muito cuidado com certos ex-tudos expostos em blogs e/ou sites que nos criticam procurando excomungar e/ou anatematizar tudo o que é ou provém da Congregação.
“Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.” (Provérbios 10:13).
Deus vos abençoe.
Romário N. Cardoso
. As citações Bíblicas foram extraídas da Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida Fiel (SBTB).