quinta-feira, 20 de março de 2014

CULTO ÀS IMAGENS - CULTO A MARIA E REFUTAÇÃO

Todas as citações deste estudo estarão em itálico. O culto a Maria é algo peculiar do Catolicismo Romano e derivados, e Catolicismo Ortodoxo. A palavra “católica” deriva do grego significando “universal”, ao passo que “romana” é termo derivado de “Roma”. Há uma contradição entre esses dois termos pelo fato de Roma não ser universal e sim local. Portanto, é contraditório ser romana e universal ao mesmo tempo. É válido lembrar que o pecado também é "católico", isto é, universal; pois está presente em todo lugar, em cada ser humano. O Cristianismo sim, por ser universal é destinado a todos os povos, nações e línguas em razão de a salvação em Cristo Jesus ser proclamada a todos os homens (Atos 4.12). Nossa cidade está no céu, sendo esta chamada de “Jerusalém de cima” (Gl 4.26) e não Roma que é debaixo. Somos “o Israel de Deus” (Gl 6.16) e não, ‘Roma de Deus’ (?)!

Evangélicos procuram importar suas doutrinas unicamente das Escrituras Sagradas; diferentemente, o Catolicismo Romano diz estar fundamentada nas 'Sagradas Escrituras, Sagrada Tradição' e no 'Sagrado Magistério'. Portanto, quando ensinos Católicos Romanos não encontram respaldo nas Escrituras, passam a apelar para a "Tradição" e ao "Magistério". Sobre a pessoa de Maria, não é novidade apologistas Católicos argumentarem que não prestam adoração a Maria, mas veneração, como se veneração e adoração não fossem sinônimos em sentido religioso. É digno de nota que no Catolicismo Romano se presta culto às imagens – em particular à suposta imagem de Maria. Ora, segundo eles mesmos, apenas veneram as imagens dos ‘santos’ e não as adoram; não obstante, as próprias Bíblias Católicas aplicam as palavras venerar e adorar como sinônimas, como que trocando seis por meia dúzia, e isso no contexto Bíblico da idolatria:

ADORAR OU VENERAR

Cativados pelo mal, não merecem esperar senão o mal, os que o fazem, os que o amam e os que o veneram.” (Sabedoria 15.6 – Bíblia Sagrada Ave Maria, Edição Claretiana – 2012 – Editora Ave Maria). – O negrito é meu.

Esses amantes do mal merecem confiar em tais coisas: tanto os que as fabricam, como os que as amam e adoram.” (Sabedoria 15.6 – Bíblia Sagrada Tradução da CNBB com Introduções e Notas). O negrito é meu.

Conforme demonstrado acima, ambos os termos são sinônimos quando aplicado em sentido religioso (que fique claro), isto é comprovado pelo Dicionário Latino – Português:

Adoratio, nis, app. f. (de adorare). (...) Apul. Supplica dirigida respeitosamente, adoração, veneração, culto a Deus, respeito profundo, ceremonia religiosa.” (F. R. Dos Santos Saraiva, Novíssimo Dicionário Latino – Português, Etimológico, Prosódico, Histórico, Geográfico, Mitológico, Biográfico, Etc. 12ª Edição, Livraria Garnier, Rio de Janeiro/Belo Horizonte – Brasil). O negrito é meu.

Ainda, outro Dicionário atesta o sentido religioso do termo:

Adorar  v.t.d. 1) Render culto a uma divindade. 2) Venerar. 3) Amar extremamente, idolatrar.” (Minidicionário Português Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa – Edição Atualizada.  Editora Provenzano).

Como se pode ver, adoração e veneração são apenas palavras diferentes, mas que possuem o mesmo resultado no círculo religioso, cultual. A veneração a Maria mãe de Jesus é superlativa  no círculo Católico, certa literatura, diz:

Não receia S. Bernardino de Sena concordar com a sentença de que “ao império de Maria todos estão sujeitos, até o próprio Deus”. Isto é, Deus lhe atende os rogos como se foram ordens.” (Afonso de Ligório, Santo. Glórias de Maria, pág. 152, Editora Santuário, Aparecida – SP – Brasil).

Heresia tal que... Dispensa até comentário! Difícil é imaginar Paulo, Pedro e os demais apóstolos juntos com a Igreja carregando imagens de escultura sobre os ombros em procissão pelas ruas. Impossível os apóstolos se ajoelharem perante Maria clamando por proteção, ou ainda rogando a ela. Nenhum dos apóstolos venerava Maria, estes desconheciam por completo a mega quantidade de crenças criadas em torno dela, tais criações nada tem a ver com os apóstolos. As Escrituras Sagradas não ensinam nenhuma devoção religiosa à Maria, muito menos que se deve rogar a ela com orações e súplicas.

O DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O Papa Pio IX declarou em 1854:

A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original.” (Catecismo da Igreja Católica, 491).

Curioso, é que a outra ‘igreja’ Católica “Ortodoxa” contradiz esse dogma Romano crendo que Maria era pecadora. Quando a ‘igreja’ Romana afirma a ‘Imaculada Conceição’ (?) o faz estribada em Lucas 1.28, vejamos o que diz o texto, segundo uma Bíblia Católica:

“Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Bíblia Sagrada Ave Maria, Edição Claretiana – 2012 – Editora Ave Maria).

Ave, é saudação latina:

Ave, seg. pess. Sing. Imper. de avere. Bom dia, Deus o salve.” (F. R. Dos Santos Saraiva, Novíssimo Dicionário Latino – Português, Etimológico, Prosódico, Histórico, Geográfico, Mitológico, Biográfico, Etc. 12ª Edição, Livraria Garnier, Rio de Janeiro/Belo Horizonte – Brasil).

Portanto, à luz do latim “Ave, cheia de graça” significa “bom dia, cheia de graça”, ou ainda, “Deus a salve”. Esta última, ela entendeu, pois confessou que seu espírito se alegra em “Deus, meu Salvador” (Lucas 1.47), isto é, alegrou-se em Jesus o Salvador dela e de todos os outros pecadores. Se Maria não tivesse pecado, não necessitaria de salvador, salvava-se a si mesma. Em Grego, cheia de graça corresponde a “charitóõ” (Lucas 1.28); tal graça não é exclusividade de Maria, pois o mesmo vocábulo dirigido a Maria também é dito acerca da Igreja, “charitóõ”, cheia de graça (Efésios 1.6); não sendo, portanto, exclusividade de Maria.

Em Gênesis 3.15, dizem ainda que quem esmagará a cabeça da serpente é ela, Eva; pois a Bíblia Vulgata diz “ela” (lat. ipsa) e não “ele” (lat. ipsi).  Os Católicos romanos dizem isso porque afirmam ser Eva um tipo de Maria - ela. A Bíblia Vulgata nada mais é do que uma “tradução” que não satisfaz - neste quesito - o Grego (Septuaginta) muito menos a Bíblia Hebraica. O Texto da Septuaginta diz ‘autós sou terései kephalen” (ele te esmagará cabeça) e o original Hebraico diz “hu’ (ele) yeshufkha ro’sh ve’attah teshufennu ‘aqeb” - ele (hebr. hu’) te esmagará cabeça, e tu esmagarás calcanhar”.

Portanto, quem esmagará cabeça da serpente é ele (hebr. hu’; gr. autos) – Jesus Cristo, e não Maria. A Vulgata traduziu o pronome masculino (hebr. hu’) de forma para lá de equivocado (no feminino, lat. ipsa), e essa crença Católica não se sustenta pela “raiz” que é o original Hebraico, muito menos pelo tronco que é a versão dos Setenta (LXX)!

CULTO ÀS IMAGENS

Para “explicar” que não são idólatras, apologistas Católicos argumentam haver três tipos de “culto”, denominados por eles de “latria” (culto exclusivo a Deus); “dulia” (douleuo - servir) culto ‘aplicável aos santos’ (?) e “hiperdulia” (hyper – acima de; douleuo – servir), hyperdouleuo, significa “servir acima de” aplicam a Maria um serviço acima de, ou mais que os outros.

Ora, não é o fato de apresentarem outras palavras que o significado não seja o mesmo de adorar, ledo engano! Como Cristãos, não devemos prestar culto a nenhuma criatura, e isso independe das variações de nomes, se proskyneo, latria, douleuo ou hyperdouleuo! Quando se diz “culto”, de modo insofismável diz respeito ao campo religioso, significando adorar. Quem diz isso é a própria literatura Católica Romana – artigo acadêmico! Vejamos o que diz tal publicação da Editora Paulus:

Douleuõ: vb. (...) 2. transl.: em sentido religioso, teológico: a. prestar culto, adorar: Rm 12,11”. (Rusconi, Carlo, Dicionário do Grego do Novo Testamento, Editora Paulus, São Paulo – Brasil).

Assim, a própria literatura Católica é quem afirma que o termo douleuo aplicado no sentido religioso para culto, é adorar! Quando Católicos prestam culto de “douleuo” às imagens, ou ainda hyperdouleuo à Maria estão na verdade adorando-as, praticando idolatria.

O referido Dicionário apontou Rm 12,11, vejamos quem é digno do culto de douleuo:

 Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo (Gr. douleuo) sempre ao Senhor”. (Romanos 12,11). O negrito é meu.

Como pode ser constatado pelo texto Bíblico, “douleuo” (servir) em sentido religioso de culto é “sempre ao Senhor”, a ninguém mais! Notem que o texto afirma que o nosso douleuo é “sempre ao Senhor”... Sempre! Mas na contramão da Escritura os Católicos Romanos exigem uma “hyperdouleuo” (servir acima de, mais que) o Senhor. Para Deus, conforme o texto Bíblico, “culto de douleuo”; mas para Maria, “culto acima de” (hyperdouleuo) o Senhor? Trata-se de uma heresia, pois nenhuma criatura é digna do nosso douleuo no sentido de culto, imagine então dar hyperdouleuo... É honrar e servir a criatura mais que o Criador, para longe de nós tal heresia!

Imagine então excluir Deus de uma expressão Cristã e no lugar substituí-Lo por Maria, impossível? – De modo algum. Isso já foi feito por um servo de Maria que, na ânsia de exaltá-la, a colocou num lugar que pertence a Deus, confira:

(...) “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8,31).

(...) “Se Maria é por nós, quem será contra nós?” (Afonso de Ligório, Santo. Glórias de Maria, pág. 90, Editora Santuário, Aparecida – SP – Brasil).

Ora, o serviço que todos os cristãos tributam a Deus é serviço cultual, adoração; assim, porventura não estão a nivelar a escrava Maria com o seu Criador dando a ela o mesmo servir (douleuo) que é dado ao Deus criador? - Confira:

De modo que, na frase de S. Bernardino de Sena, quantas são as criaturas que servem a Deus, tantas também devem servir a Maria.” (Afonso de Ligório, Santo. Glórias de Maria, pág. 35, Editora Santuário, Aparecida – SP – Brasil).

Mas que ousadia! Nós Cristãos não servimos a Deus no mesmo sentido que servimos uns aos outros. Para Deus, nosso "servir" (dulia) é cultual, é adoração (proskyneo; latreia; douleuo), a ninguém mais! Exigem "também" para Maria o "servir" (dulia) que é dado a Deus!

"Respondeu-lhe Jesus: “Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Deut. 6,13).” (Mateus 4.10 - Bíblia Sagrada Ave Maria). - O negrito é meu.

No texto grego o vocábulo "adorarás” não é latria, mas “proskyneo”! Ao passo que “servirás” é “latria”. Para repreender Satanás, Jesus evocou o texto Hebraico de Deuteronômio 6.13, e no texto Hebraico o correspondente de latria é ‘aba, vejamos o significado de ‘aba no Dicionário Bíblico Hebraico – Português da Editora Paulus, uma Editora Católica Romana:

‘aba 4. Campo do culto. A) Venerar, servir, adorar.” (Alonso Schokel, Luis. Dicionário Bíblico Hebraico – Português, pág. 474, 3ª Edição 2004, São Paulo – Brasil).

Como se pode ver, latria em Hebraico é ‘aba, significando “venerar, servir, adorar”. Assim, quando se “venera” Maria e imagens, estão na verdade “servindo-as ou adorando-as”, cuja palavra em grego nada mais é que latria - consequentemente - idolatria! Simples assim. É o que sempre venho dizendo, em sentido religiosovenerar” é o mesmo que “adorar”, douleuo significa “servir”, o mesmo significado hebraico de ‘aba o qual corresponde ao grego latria... E isso é comprovado pelos artigos Bíblicos Acadêmicos da própria ‘igreja’ Romana.
 
Portanto, na sã doutrina deixada pelos apóstolos não há lugar para que se possa servir ou prestar culto a “escravos”, mas ao Senhor deles.

CULTO À MARIA

Assim consta no Catecismo da Igreja Católica:

Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48): “A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão.” (Catecismo da Igreja Católica 971).

Ora, o fato de Maria ser bem-aventurada não lhe confere nenhum direito de ser “cultuada”, pois o ato de cultuar é intrínseco à adoração! Isso já foi explicado anteriormente sobre os termos adoração/veneração, latreia, douleuo e hyperdouleuo. A primeira pessoa a chamar Maria de bem-aventurada – talvez no intuito de exaltá-la mais que as outras santas de Deus – foi uma mulher dentre a multidão, a qual Jesus replicou estendendo essa bem-aventurança a todos os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam:

Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lucas 11. 27,28 – Bíblia Sagrada Ave Maria).

É o que nós evangélicos fazemos, seguimos o exemplo dado pelo Senhor Jesus e também replicamos, pois essa bem-aventurança é estendível a todos os que ouvem a palavra de Deus e a observam.

Literatura Católica, afirma:

Não sabeis que é ela a única cidade de refúgio e a única esperança dos pecadores? Também nos sermões atribuídos a S. Agostinho, Maria é chamada nossa única esperança.” (Afonso de Ligório, Santo. Glórias de Maria, pág. 105, Editora Santuário, Aparecida – SP – Brasil).

Só se for única esperança dos Católicos Romanos, pois a única esperança Cristã está depositada sobre a pessoa do Senhor Jesus, pois debaixo do céu nenhum outro nome foi dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos:

Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12).

Portanto, não há salvação no nome de Maria, Pedro ou qualquer outro “santo”, unicamente há salvação no nome do Senhor Jesus, outro nome não leva a lugar algum a não ser ao campo dos perdidos.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10.13).

No livro “Glórias de Maria”, escrito por um 'doutor' e ‘santo’ do Catolicismo Romano, conhecido por “santo Afonso Maria de Liguori”, tributam a Maria os nomes de “Divina Mãe, onipotente, onividente, porta do céu, única esperança”, etc. Todos esses nomes não são aceitos pelos Evangélicos exatamente pelo fato de as Escrituras Sagradas serem nossa única regra de fé e prática, conforme consta em nossa doutrina.

Ao invocar outro nome para ser salvo, é estar com passagem falsificada, entrar em barco furado e fazer morada nas profundezas. Que Deus nos livre disso! 

Há ainda muitos ensinos estranhos às Escrituras referente a pessoa de Maria, serva de Deus, mas que não foi mencionado aqui para não alongar muito esse estudo.

Romário N. Cardoso

2 comentários:

  1. A santa paz de Deus irmão,

    Como sempre não pode esperar menos de te, ótimas refutações.
    Acredito que o problema dos membros do catolicismo começa por não conhecerem a sua verdadeira historia.
    Com a oficialização do cristianismo no império romano de Constantino no século IV, a doutrina cristã passou por uma reforma pra lá de radical, ou seja, uma paganização do cristianismo, a principio não seria tão fácil a aceitação de algo no qual eles os romanos tanto perseguiram, e ainda rejeitar seus costumes pagãos para abraçar uma nova crença.
    É a partir daí que nascem as suas heresias, a exemplo dos cultos que Constantino dava a deusa pagã do Egito Isis, que tinha como títulos rainha dos céus e mãe de Deus. Naqueles dias havia templos de adoração a Isis, que agora estes seriam dados a Maria, todas as qualidades dadas a Isis ficou em paralelo com Maria, tornando fácil sua aceitação e também a do cristianismo no império.
    Outra de suas praticas advindas do paganismo condenada também pelo profeta Isaías encontra-se nesse versículo:
    Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Cap. 45.20
    Num é preciso dizer nada por tamanha clareza que o versículo expôs.
    E outra coisa notória são os concílios promovidos por eles, assim dizendo que é uma tradição apostólica, dando-os o poder de anular ou dar força as suas ideias e crenças.
    Citando outro exemplo a reza da Ave Maria, a mesma é a fusão das duas saudações feitas a Maria pelo Anjo Gabriel e de sua prima Isabel como consta no livro de Lucas Cap. 1.28-42, e por ultimo a do papa Celestino século V, que após excomungar o Bispo Nestorio no concilio de Efeso acusando-o de defender que Maria era mãe da natureza humana de Cristo e não mãe de Deus, ele ajoelhou e a saudou dizendo: santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amem. Com a fusão dessas 3 saudações nasce a reza da Ave Maria onde a mesma foi aprovada pelo papa Pio no século 16 e permanecendo no meio católico até os dias de hoje.
    Amado irmão, oremos por todos, e que seja Deus a despertar os corações a luz das sagradas escrituras.

    Permaneça nessa força, que Deus lhe abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Bem sei que este estudo não agradará Católicos Romanos, pois apresento um pensamento Bíblico divergente dos deles, estes se fundamentam na Tradição. Expus este estudo para reflexão sobre supostas defesas e/ou argumentações apresentadas por eles, sendo estas seguidas de minhas refutações. Deus abençoe.

      Excluir