segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EDIFICADOS SOBRE PEDRO? - UMA OVA!

"Por isso, eu te digo: tu és Pedro (gr. petros), e sobre esta pedra (gr. petra) edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la." (Mateus 16.18).

Com base neste texto, em quem a Igreja está edificada, Pedro, ou Jesus?

Em lugar algum os escritores da Bíblia usam "petros" para pedra. O apóstolo João diz que o aramaico Cefas não é interpretado por "petra" mas "petros":

"E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: "Tu é Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (o que é interpretado Petros)." (João 1.42).

O vocábulo grego "petra" ocorre 15 vezes no Novo Testamento, a saber Mt 7.24,25; 16.18; 27.51,60; Mc 15.46; Lc 6.48; 8.6,13; Rm 9.33; 1Cor 10.4; 1Pe 2.8; Ap 6.15,16.

No deserto os Judeus beberam duma "petra" que os seguia:

"E beberam da mesma fonte espiritual; porque beberam duma pedra (gr. petra) espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo." (1Cor 10.4).


Essa mesma pedra está em operação na Nova Aliança clamando para que todos venham beber dela:

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (João 7.37).

Cristo é a pedra (gr. lithos) de tropeço e rocha (gr. petra) de escândalo:

"E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." 1Pe 2.8.

A rocha de escândalo é Cristo:

"Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos." (1Cor 1.23).

Sobre essa rocha (gr. petra) de escândalo é que nossa "casa" está edificada:

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (gr. petra). (Mt 7.24).

Essa rocha (gr. petra) é o fundamento pela qual a Igreja está edificada, não há outro fundamento a não ser Cristo. O apóstolo Paulo diz que nem ele mesmo, ou Apolo, ou Cefas é fundamento da Igreja, a doutrina Cristã é que não se pode por outro fundamento a não ser Cristo:

"Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." (1Cor 3.11).

Em grego, "fundamento" é "epoikodomeõ" (edificar sobre), portanto, Cristo falava de si mesmo em Mateus 16.18 e não de Pedro. A única pedra (gr. petra) de fundamento da Igreja é Cristo, não se pode por outra por ser insubstituível, permanente e eterna. A Igreja está edificada e bebe da pedra (petra) que é Cristo, e não Pedro.

Colocar Pedro como fundamento no lugar de Cristo é uma heresia da 'igreja' de Roma. A Igreja de Cristo está "edificada sobre" (epoikodomeõ) a rocha (petra) (Mt 7.24), nem mesmo os inimigos da Igreja qual "chuva, rio e ventos de destruição" (Mt 7.25) a conseguiu destruir no decorrer da história sobre as mais crueis formas de perseguição.

Um comentário:

  1. A paz de Deus ; Irmão Romário .

    Um feliz 2014; que nossas vidas se renove pela as palavras de Deus;

    ****
    As alegações papais defendendo a superioridade de Pedro procuram basear-se em Mt. 16:17-19; Lc 22:32; Jo 21:15-17; no entanto , essas alegações ficam anuladas pelas passagens em: Mt 18:18, 20:20-28; Mc 9:35; 10:35-45; Lc 9:48; 22:26; Jo 20:23.

    ****

    Como se percebe a igreja ICAR ao mencionar que ela está edificada sobre a pedra, que eles dizem que é Pedro, é só uma manobra da igreja (ICAR), colocar Pedro como se fosse o primeiro papa ; para defender sua alegações; que ficam nulas nos versículos já supracitados.

    Deus que vos Abençoe.

    ResponderExcluir