segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MENSAGENS NÃO VINCULADAS A TÓPICOS

A santa Paz de Deus!

Amados irmãos, ultimamente tenho recebido várias mensagens em meu blog não vinculadas aos tópicos, mensagens estas com perguntas dos mais variados temas. Às vezes, eu fico sem dar respostas em razão de não haver endereço eletrônico (e-mail) ou não estar vinculada a nenhum dos tópicos. Caso algum irmão (a) desejar enviar alguma mensagem para mim desvinculada dos tópicos, por favor, deixo meu gmail à vossa disposição:

apologia.didache.ccb@gmail.com

Somente assim eu poderei respostar - assim que puder - os e-mails recebidos, caso contrário, é impossível eu retornar as mensagens que me enviam. Espero que os irmãos compreendam.

Do vosso irmão em Cristo Jesus

Romário N. Cardoso

terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUEM É O SERVO SOFREDOR EM ISAIAS 53?


Existe controvérsia de opinião até mesmo entre eruditos judeus ortodoxos acerca da referida passagem de Isaías 53, enquanto uns dizem referir-se ao Messias, outros são de opinião de que se refere à nação de Israel, e não de uma pessoa – o Messias.

Lemos nos escritos do profeta Isaias (hebr. Yeshayahu) a descrição de alguém como sendo o “braço” (hebr. zeroa’) e broto, sem beleza e sem aparência, depreciado e abandonado por todos, alguém estando como que enfermo e um de quem os homens escondiam o rosto, alguém aflito e ferido por Deus; alguém que como ovelha muda não abriu a sua boca ante seus tosquiadores. Isaias descreve-O como sendo justo, pois foi ferido pelas transgressões dos outros, e oprimido "pela transgressão do meu povo". 
 
Isaias fornece detalhes de que todo sofrimento que sobreveio ao justo sofredor e ainda ter sido “cortado da terra dos viventes” foi pela transgressão do “meu povo", isto é, Israel (Isaias 53.7). O servo sofredor entregou a sua alma e se deixou enumerar entre os transgressores suportando os pecados de todos. O servo sofredor intercede pelos transgressores. Desde tempos remotos os primeiros judeus que abraçaram a fé cristã criam que o profeta Isaias se referia ao Messias, a mesma crença era corrente entre antigos rabinos, afinal, Isaias faz separação dos personagens ali descritos, de um lado apresenta "ele" e do outro, "meu povo": 

Ele (Mashîach), foi cortado da terra dos viventes pela transgressão do meu povo (Israel)”. (Isaias 53.8). – O sublinhado e negrito é meu.

Nós, cristãos, cremos que o Messias é Jesus, Yeshua! Cremos que haMashyach veio e foi “cortado da terra dos viventes” (Isaias 53.8) antes de o contínuo sacrifício ser tirado. Aliás, Yeshua (Jesus) profetizou a destruição do Templo, antes mesmo da sua morte (Mateus/Mattityahu 24:1, 2).

Atualmente, certos judeus estão dando nova interpretação para Isaias 53, onde o servo sofredor seria a nação de 'Israel' (?), vejamos uma tradução da Bíblia (Tanakh) em língua portuguesa por eruditos judeus, há “parênteses” na devida tradução que deixam a entender o atual pensamento judaico:

‘Ele (Israel) foi exilado da terra dos vivos pela transgressão do meu povo, e por isso recebeu esse duro golpe’? E seu túmulo foi feito entre os dos malévolos, e sua tumba feita pelos poderosos, embora não tivesse praticado violência nem houvesse mentira em sua boca.” (Isaias [Ieshaiáhu] 53.8, 9 – Bíblia Hebraica por David Gorodovits e Jairo Fridlin – Baseada no Hebraico e à luz do Talmud e das Fontes Judaicas, pág. 440, 1ª reimpressão revisada: janeiro de 2007, Editora e Livraria Sêfer Ltda, São Paulo SP Brasil).

De início, o vocábulo "exilado" não consta no texto da Bíblia Hebraica em sua língua original, o mesmo é dito do "parênteses" (Israel). Ora, o pensamento de que “ele” se refira a Israel, não reflete o pensamento de todos os judeus eruditos e tampouco está de acordo o ensino dos antigos sábios da lei judaica, estes deixaram – para tradição - seus ensinos escritos no Talmud, onde o servo sofredor descrito em Isaias 53 se refere, sim, ao Mashyach/Messias. Se judeus consultarem o Talmud Babilônico (livro que tanto amam) encontrarão em “Sanhedrin 98b” os rabinos - sábios do Talmud - discutindo sobre qual é o nome do Messias, por fim, a conclusão deles, foi:

os rabinos disse: O nome dele é ‘o estudioso leproso”, como está escrito: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas dores, e as nossas dores: nós o reputamos a ele um leproso, ferido por Deus, e oprimido.”(Sanhedrin 98b).

Sobre o Messias, os rabinos do Talmud citaram Isaias 53.4 como texto messiânico, contrariando o “parênteses” na Bíblia Hebraica onde os tradutores tomaram caminho diferente, indicando “Israel” (?).
Em conformidade com o Talmud e a tradição judaica sobre o Mashyach, vejamos o que se encontra nos escritos do Rabbi J. Immanuel Schochet, sobre o caráter e as qualidades do Mashiach:

Através do seu conhecimento, Meu servo justificará os justos para os muitos...” (Isaias 53:11).” (Immanuel Schochet, Jacob. MASHIACH  - O Princípio de Mashiach e da Era Messianica Segundo a Lei Judaica e sua Tradição, pág. 41, Editora Maayanot, São Paulo, 1992).

Sobre a expressão “Meu servo”, o Rabbi supracitado cita textos genuinamente messiânicos nas seguintes passagens Bíblicas: Isaias 11:2-5; 53:11 e 52:13.

Em Isaias 53:10, no texto original Hebraico encontra-se a palavra "asham", cujo sentido literal é "compensação" (pela culpa), o vocábulo "asham" é uma referência direta aos textos de Levítico 14:21 e 19:21 como "oferta pela culpa/delito" (hebr. asham) que era oferecida no Templo. Portanto, em Isaias 53:10 o Eterno anuncia o Messias sendo oferecido como "asham" do "Meu povo", afinal, a expressão "Meu povo" sempre é referido no Tanakh à nação de Israel, jamais os profetas chamaram as nações gentias de... 'Meu povo'(?), tal conceito é completamente ausente no Tanakh. Em lugar algum de toda a Bíblia há referência de que Israel seria oferecido por asham, isto é, oferta pela culpa; isto é dito apenas acerca do Mashiach, e isto em Isaias 53.10.

Ainda sobre o Messias, é crença judaica que “todas as nações reconhecerão sua sabedoria e excelência, e se submeterão às suas regras” e que “os guiará e os instruirá” (Idem). 

Ora, porventura pessoas de todas as nações não estão reconhecendo e se submetendo às regras ensinadas por Jesus de Nazaré? Porventura o nome mais citado e acessado em livros e redes sociais, não é o nome de Yeshua/Jesus?

Jesus cumpriu a profecia de Isaias 53, sendo cortado da terra dos viventes pelas transgressões do povo, e é Ele quem intercede pelos homens.

Todas as vezes que Israel sofreu castigo da parte de Deus, tal castigo lhes sobreveio como recompensa dos seus próprios pecados (Isaias 1:2, 3 e 4; 59:12), o mesmo não se dá com o servo sofredor que sofreu pelas culpa dos outros, sendo inocente, impecável (Isaias 53:8-9). Há muita coisa a ser comentada em Isaias 53, confrontando a Bíblia Hebraica em português com o Texto Hebraico em sua língua Original, mas páro por aqui.

Shalom aleikhem

Romário N. Cardoso